O SUV híbrido plug-in "Big Dog Hi4" de segunda geração, o "Cachorrão" - feito pela Haval, da GWM -, chegou oficialmente ao mercado chinês nos últimos dias por 179.800 yuans (cerca de R$ 124 mil, em conversão direta).
A aparência não mudou muito. A frente segue projetada por uma grade poligonal com o logotipo azul da Haval, combinada com faróis redondos - justamente o que dá o aspecto do apelido.
A traseira também permanece quase inalterada, exceto pela adição do novo emblema "Hi4". Vendido como SUV off-road leve, o Haval Big Dog Hi4 tem 20 cm de distância livre ao solo, 24° de ângulo de ataque, 30° de ângulo de saída e até sete modos de condução.
Além disso, o SUV tem 22 sensores para realizar assistências avançadas à condução, incluindo 12 radares ultrassônicos, cinco de ondas milimétricas e cinco câmeras.
Lá fora, ele custa cerca de R$ 124 mil. Por aqui, deverá ser lançado até o final do ano - e ser posicionado acima da linha H6. Portanto, com valores iniciais na faixa dos R$ 260 mil.
No mercado asiático, os consumidores podem escolher entre cinco cores: cinza, branca, preta, laranja e marrom. O carro tem 4,71 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,78 m de altura e 2,81 m de entree-eixos.
No interior, o painel tem tela central de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos em LCD com 12,3", head-up display e volante de quatro raios.
Apesar da quantidade de features digitais, uma linha de botões físicos foi mantida abaixo da tela de central, a pedido dos clientes.
As configurações mais caras têm carregamento sem fio de celulares, sistema de reconhecimento de voz, atualizações remotas, conexão de wi-fi e controle remoto por app, que pode ajustar, pelo telefone, aquecimento e ventilação dos bancos, luzes, ar-condicionado etc.
No layout padrão o carro acomoda até cinco pessoas e o volume do porta-malas é de 483 litros - mas pode ser expandido para 1.362 litros se a fileira traseira for rebatida.
O sistema híbrido plug-in da versão única Hi4 é composto por um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos, acoplados a um câmbio de duas marchas.
O motor térmico tem 167 cv de potência e 24,8 kgf.m de torque. Mas, calma. Com a união do conjunto híbrido, o SUV pode entregar até 76,5 kgf.m - diferença brutal né?
Com esse ajuste de utilização, o SUV pode acelerar de zero a 100 km/h em 6,3 segundos.
Sua bateria de fosfato de ferro-lítio de 19,09 kWh entrega autonomia puramente elétrica de 102 quilômetros, segundo as medições chinesas.