O up! está mais refinado e não quer mais saber do rótulo de carro fofinho em sua nova linha, apresentada pela Volkswagen nesta terça-feira (4). Vincos e linhas marcantes dão aspecto mais agressivo ao pequeno hatch, que ficou 84 milímetros maior. O conjunto mecânico é o mesmo, mas o sistema de conectividade seguiu os passos do principal rival, o Fiat Mobi. Ou seja, a central multimídia é o seu celular. A linha 2018 do carrinho chega às lojas ainda em abril, mas os preços só serão apresentados em meados do mês.
Antes de mais nada, vamos falar das mudanças mais aparentes do up!. Faróis, lanternas e para-choques mudaram, o que é tradicional em facelifts. Mas, neste caso, o caráter do carro também alterou. O novo grafismo dos conjuntos óticos e os para-choques com formato tridimensionais deixaram o compacto mais refinado.
Por dentro, a impressão é ainda mais enfática. O volante agora segue a identidade global da marca e o painel deixou de ter o mesmo aço da carroceria para adotar um material plástico com texturas diferentes, de acordo com a versão. Há até uma iluminação em LED que sublinha o painel, exclusividade das versões turbinadas TSI.
O rádio também é novo. Em vez do layout monocromático, agora há uma tela multicolorida com iconografia bem detalhada (de série, a partir da versão high up!). Mas a maior novidade em entretenimento é o oferecimento do aplicativo maps + more. Disponível gratuitamente para todas versões dos sistemas Android e Apple, o app mostra diversas informações sobre o carro, como a temperatura do óleo ou o consumo instantâneo do carro. O gadget é integrado ao rádio e ao computador de bordo do carro.
O sistema é semelhante ao que a Fiat disponibilizou no Mobi, por meio do Live On. A partir de uma experiência inicial, a impressão é de que a solução da montadora italiana é mais eficaz. Isso porque o app dela é integrado a aplicativos populares como Spotify, Deezer, Google Maps e Waze, o que não acontece no recurso da Volks. Por outro lado, o maps + more fica melhor localizado no console, em um suporte na parte superior, sem atrapalhar o acesso ao rádio.
Ainda no interior, há mudanças no cluster. Agora há uma tela de 3,5 polegadas que traz novas funções, como por exemplo, mostrar a estação de rádio ouvida. O computador de bordo pode exibir outras oito funções.
Outra mudança importante do Volkswagen up! 2018 está na disponibilização de novos equipamentos e readequação da gama de itens para cada versão:
take up!: a configuração de entrada vem com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular com entrada USB para carregar o telefone. Há ainda com banco do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.
Direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos são opcionais.
move up!: a versão intermediária passa a contar com volante multifuncional com revestimento em couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down (que abaixa o retrovisor direito quando a ré é acionada), sensor de estacionamento traseiro, além de direção elétrica, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, e travamento central elétricos e rádio.
high up!: a configuração topo de linha agrega ainda sensores de chuva e de luminosidade, faróis de neblina com conversão estática, Composition Phone e o revestimento dos bancos em couro sintético.
Versões TSI: todos os turbinados vêm com acabamento do para-choque preto, iluminação no painel em LED, grade com friso vermelho e adesivos TSI na coluna B.
Outra atração da linha 2018 do up! é a saída da versão Speed para a entrada da série especial de lançamento, Connect. Disponível somente com motor 1.0 TSI, traz retrovisor e teto pintados em preto brilhante (há a opção de o teto ser na cor do veículo), interior escurecido, adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, rodas de liga leve aro 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante. A versão será oferecida nas cores azul Lagoon, prata Sirius e a nova pintura laranja Habanero.
Em detrimento das várias mudanças de design e equipamentos, a mecânica do Volkswagen up! foi mantida. O motor 1.0 MPI (aspirado) rende 75/82 cv e tem 9,7/10,4 kgf.m de torque máximo. Já o turbinado 1.0 TSI proporciona 101/105 cv, sempre na ordem gasolina e etanol. Já os 16,8 kgf.m de torque máximo valem para ambos os combustíveis.
O conjunto de transmissão também é o mesmo. Tanto a caixa manual quanto a automatizada I-Motion são de cinco velocidades. A novidade é que o sistema sem embreagem agora está disponível somente na versão move up!
Se você sentiu falta de novidades para a versão aventureira Crossup!, saiba que elas só serão reveladas pela Volkswagen na metade do mês, quando novas atrações também devem ser anunciadas.