Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em dezembro os SUVs foram responsáveis por 51,03% das vendas totais de automóveis no país. Essa tendência não é exclusiva do último mês de 2024, e mostra o desejo do consumidor brasileiro por modelos da categoria.
Por conta disso, diversas fabricantes estão apostando cada vez mais em lançamentos de SUVs. Para comparação, dos 90 lançamentos previstos para 2024, 69 são SUVs.
Novo SUV mais barato da Honda terá grande desafio pela frente
E, mais precisamente, os utilitários esportivos de entrada são a grande aposta e a atual tendência. A categoria já tem modelos importantes e consolidados, com Fiat Pulse, Renault Kardian e Chevrolet Tracker.Confira ofertas inéditas do Chevrolet Tracker
No entanto, o novo Honda WR-V, além de disputar espaço com nomes já conhecidos, também terá que enfrentar concorrentes que, da mesma forma, ainda não foram lançados - caso do Volkswagen Tera e do Toyota Yaris Cross, outros dois modelos que serão lançados este ano,.
Dessa forma, a Honda, entendendo a necessidade de ter um representante na categoria, trará de volta ao mercado brasileiro o WR-V, que saiu de linha no início e 2022.
Porém, do finado antecessor o novo SUV compacto da Honda terá apenas o nome. Usa outra plataforma - a mesma do City - e tem visual completamente diferente do SUV aposentado de mesmo nome, que na prática era somente uma variação do monovolume Fit.
Entenda mais aqui: Honda WR-V: tudo sobre o SUV que chega em 2025
Novo lançamento da Honda faz parte de investimento bilionário
A chegada do Honda WR-V faz parte dos investimentos da japonesa no mercado nacional. Ao todo, serão investidos R$ 4,2 bilhões até 2030.Segundo a Honda, o montante será focado no lançamento da exclusiva tecnologia híbrida flex no mercado brasileiro, na produção local da nova geração de um SUV de entrada – o novo WR-V - e no fortalecimento da marca: a expectativa da marca é aumentar sua participação de mercado com a chegada do novo SUV.
De toda forma, a Honda teve motivos para comemorar em 2024: fechou o ano passado com um crescimento de 27% nas vendas em relação ao ano anterior. Foram mais de 91 mil unidades comercializadas de janeiro a dezembro, o que representou o melhor resultado da marca desde 2020.
O modelo de maior destaque em vendas foi justamente um SUV - o HR-V, com mais de 50 mil unidades comercializadas no último ano.
Comentários