Primeiramente, estamos falando de um comparativo que exige contexto. Honda Biz 110i e Shineray Jet 125 SS EFI são escolhas racionais, não emocionais. A Honda Biz 110i é bem tradicional no Brasil - está nas ruas desde janeiro de 2016. A Shineray Jet 125 SS, mais recente, ganhou o sistema de injeção eletrônica em 2023 e, como curiosidade, a marca continua vendendo a Jet 125 SS com carburador.
Biz e Jet são motonetas que fazem parte da categoria CUB (Category Upper Basic). A primeira Biz é de 1998, então estamos falando de um modelo que acabou de completar 25 anos e, somando as versões e gerações, já passou da marca de 6 milhões de unidades.
A Jet é um dos modelos mais populares da Shineray e foi a segunda moto da marca a receber injeção eletrônica, depois do ciclomotor Phoenix S. Biz e Jet têm muita semelhança na facilidade de pilotar, no visual e na ficha técnica, mas as diferenças começam a aparecer conforme olhamos com mais atenção, a começar pelo preço.
Na capital paulista, no fim de outubro de 2023, encontrei a Biz 110i por R$ 12.875 e a Jet 125 SS EFI por R$ 9.690. Preços finais, aqueles que você paga na concessionária. OU seja, a Biz 110i é 24,7% mais cara que uma Jet 125 SS EFI.
Mas há um detalhe: a Shineray tem "lojas modelo" na região da capital paulista, onde trabalha com esse preço mais baixo que encontramos. No resto do Brasil, o preço da Jet 125 SS EFI é R$ 10.790 sem considerar o frete, como informado no site da fabricante. Então, dependendo de onde você mora, essa cub da Shineray pode custar menos ou mais.
Está claro que a Shineray mirou na Biz 125 (uma Biz mais completa com freio a disco na dianteira, rodas de liga leve com pneus sem câmara, painel digital e motor um pouco maior que o da Biz 110i) ao projetar a Jet, mas a motoneta mais completa da Honda sai por R$ 15.990 na capital paulista, onde consultei o preço.
Para muita gente esse dinheiro extra pela Biz 125 já faz muita diferença. Por isso, optamos por comparar a Jet com a versão mais simples da BIZ, pelo preço mais próximo.
O câmbio dessas motonetas é semi-automático. Não há manete de embreagem e, no pedal de câmbio duplo, ao pressionar para baixo o pedal da frente você subirá marchas (neutro, 1ª 2ª, 3ª e 4ª) e ao pressionar o pedal de trás, próximo do calcanhar do piloto, você reduz as marchas.
Como é um câmbio rotativo, quando você está parado e vai subindo as marchas, ao chegar na 4ª e você acionar para baixo mais uma vez o pedal da frente, o câmbio vai direto para o neutro, e ao pressionar mais uma vez você engata a primeira marcha - e está pronto para sair novamente.
O mais legal desse câmbio é não precisar ficar preocupado com o manete da embreagem. Para iniciantes, com receio de soltar a manete de embreagem de forma errada, isso é um recurso bem útil.
A Biz 110i apresenta um visual semelhante ao da Biz 125, que tem pintura mais simples e painel analógico. O sistema de freios usa tambores em ambas as rodas, com assistência de sistema combinado CBS. As rodas são raiadas e têm tamanhos diferentes, com aro de 17 polegadas na dianteira e de 14 polegadas na traseira, ambas com pneus Levorin Matrix e câmara de ar.
Além do acesso ao tanque de 5,1 litros, o compartimento sob o assento oferece espaço para armazenar volumes, com tomada 12 Volts e capacidade para um capacete grande. O motor é compartilhado com a Pop 110i, e entrega 8,3 cv de potência. A moto pesa 100,4 quilos em ordem de marcha e tem suspensões simples, sem ajustes, na frente e na traseira.
A Shineray Jet 125 SS EFI tem alguns recursos a mais em comparação com a Biz 110i. Por exemplo, vem de fábrica com botão corta-corrente no punho direito para desligar a moto sem precisar girar a chave no contato da ignição.
Além disso, o freio dianteiro é a disco, o que proporciona mais controle e facilidade na manutenção - com a simples troca de pastilhas – sem precisar remover a roda. As duas motos têm freio combinado (CBS) para melhor distribuição da frenagem.
Para quem não lembra, explicamos aqui como funciona a assistência do freio com CBS: você aciona somente o pedal do freio traseiro e o sistema aciona automaticamente, de forma proporcional, o freio dianteiro – até uns 25%, 30% do poder total do freio dianteiro.
Isso ajuda a corrigindo um erro comum, principalmente de iniciantes, de não usar o freio dianteiro em uma frenagem de emergência por medo de "capotar" a moto. Com o CBS, as frenagens são mais corretas e consequentemente, mais seguras.
O painel da Jet é digital e mais completo. Inclui indicador de carga da bateria, conta-giros e indicador de marchas. Para acessar o espaço sob o assento, onde fica a tampa de acesso ao tanque de três litros, tomada USB e capacidade para um capacete grande, é preciso girar a chave em um miolo próximo ao assento.
O motor da motoquinha da Shineray rende 7,2 cv de potência, e também tem pedal de partida. Além disso, o som do escapamento é um pouco mais alto que da Biz 110i. A Jet é levemente mais pesada, com peso declarado de 106 quilos, usa pneus Yuanxing de medidas iguais às dos pneus da Biz e tem suspensões simples, sem ajustes, na frente e na traseira.
Fizemos testes nas duas motonetas em diversas condições de tráfego em São Paulo. A Jet tem visual agradável e acabamento que me agradou em comparação com modelos anteriores da Shineray.
O motor da Jet emite um som agradável, mas a iluminação do painel poderia ser ajustável, para melhorar a visibilidade sob sol forte. O indicador de marcha é útil, especialmente para iniciantes.
O escalonamento do câmbio semi-automático de quatro marchas parece mais curto do que na Biz, e por vezes transmite a sensação de que falta uma quinta marcha ali. Isso e a velocidade máxima de 95 km/h no painel podem ser limitadores, dependendo da sua necessidade de mobilidade urbana.
Na Biz, mesmo na versão mais simples, o motor é mais forte, e permite atingir velocidades mais altas, de até 105 km/h, com boa eficiência energética (leia-se baixo consumo). Os freios a tambor surpreendem pela eficiência, e os pneus proporcionam boa aderência.
A Biz é mais leve e se move melhor no trânsito congestionado. Ambas compartilham recursos como iluminação do farol, ergonomia, conforto do assento e espaço sob o banco para um capacete com a base virada para cima, para conseguir fechar o assento.
No entanto, a Biz se destaca com um consumo de combustível melhor: chegou a fazer 62 km/l, em comparação com os 45 km/l da Jet. Portanto, a Biz 110i é uma escolha mais versátil para a cidade e mais eficiente em consumo de combustível. O tanque maior que o da Jet também ajuda na autonomia superior.
Apesar de parecem semelhantes, alguns aspectos cruciais surgem na pilotagem. A escolha mais correta depende das preferências individuais e das necessidades do piloto.
A Biz 110i se destaca nessa comparação com a Jet JET 125 SS pela qualidade do projeto. Destaco o conjunto de motor e câmbio superiores, que a tornam a escolha mais equilibrada para uma variedade maior de usuários.
Além disso, com a garantia de três anos a Biz oferece mais tranquilidade aos compradores - a Jet tem garantia de apenas três meses.
Para quem busca algo para ir e vir em locais calmos e com velocidades moderadas, a Jet 125 pode atender bem às necessidades. No entanto, se a intenção é percorrer vias rápidas e pequenos trechos em estradas, a Biz se torna a escolha mais adequada, justificando o investimento adicional.
Nesse confronto entre tradição e novidade, a tradição da Biz prevaleceu. Mas é encorajador observar os esforços contínuos da Shineray para avançar e aprimorar seus produtos.
Preço sem frete: R$ 11.440 (novembro de 2023)
Motor: monocilíndrico, a gasolina, OHC, duas válvulas, refrigerado a ar, 109,1 cm³, potência de 8,3 cv a 7.250 rpm e torque de 0,89 kgf.m a 5.500 rpm
Transmissão: câmbio semiautomático com quatro marchas e secundária por corrente
Suspensões: dianteira com garfo telescópico sem ajustes e 10 cm de curso. Traseira com duplo amortecedor sem ajustes e curso de 8,5 cm
Freios: a tambor, com 13 cm na dianteira e 11 cm na traseira, com CBS (freio combinado)
Pneus: Levorin diagonal com câmara nas medidas 60/100 R17 na frente e 80/100 R14 atrás
Dimensões e peso: 1,90 m de comprimento, 1,26 m de entre-eixos, 70,7 cm de largura, 1,08 m de altura, 13,1 cm de altura livre do solo, altura do banco de 75,3 cm e 97 quilos (seco)
Tanque: 5,1 litros
Preço sem frete: R$ 10.790 (novembro de 2023)
Motor: monocilíndrico, a gasolina, OHC, duas válvulas, refrigerado a ar, 123,6 cm³, potência de 7,2 cv a 7.500 rpm e torque de 0,81 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão: câmbio semiautomático com quatro marchas e secundária por corrente
Suspensões: dianteira com garfo telescópico sem ajustes. Traseira com duplo amortecedor sem ajustes
Freios: dianteiro a disco, com 22 cm, e traseiro a tambor, com 11,1 cm, com CBS (freio combinado)
Pneus: Yuanxing diagonal sem câmara nas medidas 2.50 R17 na frente e 80/100 R14 atrás
Dimensões e peso: 1,91 m de comprimento, 1,27 m de entre-eixos, 66 cm de largura, 1,10 m de altura, 11 cm de altura livre do solo, altura do banco de 75 cm e 106 quilos de peso bruto
Tanque: 3 litros