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Briga na família Ford: Maverick x Ranger

Fizemos um comparativo entre as duas picapes da Ford em versões com preços parecidos 


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Desde que a Ford abandonou a produção nacional da linha Ka e EcoSport, e assumiu o posto de importadora, o segmento de maior relevância para a marca tem sido o das picapes. Até novembro do ano passado, a Ranger era o único produto da Ford a integrar a lista de modelos com caçamba, mas isso mudou com a chegada da Maverick.

A picape intermediária, com visual inspirado na linha F, popular nos Estados Unidos, chegou com motorização a gasolina para tentar perturbar a líder desse subsegmento, a Fiat Toro. Conforme já publicamos aqui, o embate entre Maverick e Toro tem desigualdades flagrantes: o modelo da Ford é maior e o da Fiat é bem mais barato, além de oferecer uma gama muito grande de versões contra apenas uma configuração da picape da marca norte-americana, a Lariat FX4. Além disso, o desempenho da picape da Ford se destaca

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Mas, "dentro de casa" a Maverick também encontra concorrência. Fizemos uma consulta dos preços da Ranger, irmã maior da novata, e a picape veterana cobra menos que a Maverick em pelo menos três versões. Todas as configurações oferecem motores a diesel, maior capacidade de carga e boa lista de equipamentos. Um dos destaques dessa lista é a versão Black vendida por R$ 223.190 já na linha 2023. Fizemos um comparativo rápido entre as duas para avaliar qual delas oferece mais por menos como picape.

 Rivais dentro da própria Ford, Ranger Black e Maverick tem proposta urbana aventureira
Duelo Ford Traseira
Legenda: Rivais dentro da própria Ford, Ranger Black e Maverick tem proposta urbana aventureira
Crédito: Montagem/Divulgação
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Ford Ranger x Ford Maverick

Desempenho

Antes da chegada da Maverick, a Ford havia optado por oferecer picapes apenas com motores a diesel no Brasil. A demanda dos clientes da marca por modelos com motor flex era pequena e caía quando comparada à de modelos diesel. Na contramão disso, a Maverick chegou apenas em versão a gasolina.

O motor da picape novata é o 2.0 Ecoboost, de quatro cilindros, turbo, capaz de entregar até 253 cv de potência e 38,7 kgf.m de torque. Diferente da Ranger Black, que conta com propulsor 2.2 diesel, também de quatro cilindros, de 160 cv e torque maior, 39,3 kgf.m.

Picape intermediária Ford tem motor a gasolina 2.0 Ecoboost com 253 cv de potência e tração integral
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Os números mostram que a Maverick é mais desenvolta que a irmã maior, que vai se sair melhor na tarefa de carregar peso. A picape intermediária acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 s, contra os 15 s da Ranger Black. Por outro lado, a Ranger carrega 1.168 kg na caçamba, enquanto a irmã menor só leva 617 kg.

Ranger Black tem capacidade para levar mais de 1,1 tonelada de carga na caçamba
Crédito: Divulgação
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O câmbio nas duas é automático, com sistema de oito velocidades para o modelo menor e seis marchas para a picape média. A direção é elétrica em ambas. A tração na Maverick é integral e na Ranger Black é apenas traseira.

Dimensões

Em dimensões, a comparação entre as duas picapes é rápida. Por ser média, a Ranger tem maior entre-eixos (3,22 metros contra 3,08 m da Maverick), comprimento (5,35 metros ante 5,07 da irmã menor), largura (1,86 metro frente a 1,84 m) e altura (1,82 metro contra 1,73). Também se sai melhor em medidas de vão livre do solo, travessia em água (80 cm contra 45 cm) e nos ângulos de entrada e saída.

Equipamentos e segurança

Aqui a balança começa a pender para a Maverick. A picape intermediária tem lista recheada de tecnologias que não estão presentes na Ranger. Entre as quais, destacamos alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, sistema de detecção de pedestres, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista) — a Ranger tem seis —, faróis em LED com posição alto automática e freio a disco nas quatro rodas.

A Maverick também oferece mais conforto com chave presencial, partida por botão, freio de estacionamento elétrico, start-stop, ar-condicionado automático de duas zonas e painel com tela parcialmente digital mais tecnológica.

Interior da Ford Ranger (acima) é mais robusto e da irmã menor, a Maverick (abaixo) mais moderno
Crédito: Montagem/Divulgação
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Conclusão: Ford Ranger x Ford Maverick

A Ranger entrega o desempenho esperado em uma picape média, com motor forte para o trabalho, maior capacidade de carga e lista de itens interessantes. Já a Maverick responde com um desempenho inesperado para uma picape, com motor bastante potente, mais tecnológica e segura, mas com menor caçamba.

As duas tem por objetivo serem modelos mais urbanos, mas o preço menor em mais de R$ 10 mil para a Ranger pode fazer a picape média saltar aos olhos. Em qual você iria?

Tags:Picape
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