Quais as diferenças entre um carro a combustão e o elétrico - além da forma de abastecimento e propulsão, é claro? Se você ainda não se fez essa pergunta, pode ter certeza que fará em breve. Apesar dos dois serem automóveis, cada um tem características que os diferenciam.
Nesta matéria, você pode conferir as peculiaridades de ambos os modelos para, quem sabe, te ajudar na compra do seu próximo carro.
Este é um dos pontos em que carros a combustão e elétricos mais se diferenciam. Por conta do sistema de propulsão, os carros elétricos entregam a totalidade do torque disponível do motor de forma imediata. Nos motores a combustão, essa entrega só acontece em um determinado regime de giros.
Com isso, carros elétricos tendem a ter acelerações mais impressionantes. Por sua vez, para preservar a autonomia da bateria, esses modelos ecologicamente corretos tem uma velocidade limitada, coisa com a qual os carros a combustível fóssil não convivem.
Calcanhar de Aquiles dos veículos elétricos, a rede de abastecimento é um ponto chave na hora da compra. Carros a combustão podem ser abastecido em qualquer posto de combustível, ou seja, tem uma rede enorme à disposição. Nos veículos elétricos, o abastecimento pode ser feito em casa ou em postos preparados para esse tipo de recarga. A rede tem crescido no Brasil, mas ainda é bem mais restrita.
Pode não parecer, mas carros elétricos e a combustão têm manutenções bem diferentes. No carro a combustão, periodicamente são necessárias trocas de fluídos, filtros, entre outros itens de desgaste intenso. Nos veículos elétricos, grande parte desses itens não estão presentes. Com isso, as manutenções desses modelos costumam ser mais simples e baratas, além de menos trabalhosas.