Você já leu aqui no WM1 que o mercado brasileiro se prepara para receber uma nova categoria de SUVs pequenos. Ainda não sabe do que estamos falando? Então dê uma lida na matéria do link acima e lembre-se também do SUV que a Fiat apresentou no último dia do BBB.
O mercado brasileiro (e mundial) terá uma categoria de utilitários, menores que os atuais compactos - os conhecidos Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e VW T-Cross, entre outros. Além da Fiat, Chevrolet, Nissan, Renault e Hyundai já se preparam para investir nessa área, e vale lembrar que Volks, Honda e Caoa Chery já têm competidores desse segmento.
Abaixo, vamos listar e comparar tudo o que já sabemos sobre essa nova categoria, que, conforme dissemos, já conta com três modelos conhecidos: Volkswagen Nivus (que é menor e fica posicionado abaixo do T-Cross); Honda WR-V (crossover menor que o HR-V com carroceria de Fit) e Caoa Chery Tiggo 2.
A Fiat prepara o seu modelo para a briga dos SUVs pequenos, feito sobre a plataforma do Argo, para ser lançado no segundo semestre. Apesar do nome ainda estar indefinido, já sabemos que o modelo (revelado recentemente na final do BBB, embora ainda em formato de protótipo) será equipado com a nova linha de motores turbo da empresa, sendo um 1.0 turbo para as versões de entrada e o 1.3 turbo para as mais caras.
Quando chega: segundo semestre de 2021
Motores: 1.0 e 1.3 turbo
Tamanho: Um pouco maior e mais alto que um Argo
Quanto pode custar: entre R$ 85 mil e R$ 100 mil (entre o valor mais alto de um Fiat Argo e o mais baixo do Jeep Renegade)
Outro rival de Nivus, Tiggo 2, WR-V e do futuro SUV da Fiat mencionado acima será o Nissan Magnite, uma espécie de "mini-Kicks" que deve chegar ao nosso mercado no ano que vem com fabricação local (em Resende, no RJ). Com projeto de origem indiana, vai substituir o March e deverá ter duas opções de motor de três cilindros, ambas 1.0: aspirado de 72 cv ou turbinado com 95 cv. Câmbio CVT.
Quando chega: 2022
Motor: 1.0 turbo
Tamanho: Um pouco menor que o Kicks
Quanto pode custar: entre R$ 70 mil e R$ 90 mil (ele não pode conflitar valores com o Kicks)
Um modelo abaixo do Creta é uma das possibilidades da Hyundai para a disputa entre os SUVs pequenos e o Venue já foi visto em testes. Mais alto que o HB20X, embora pequeno, tem 3,99 metros de comprimento e desenho alinhado ao do novo Creta, que também chega em breve. Os motores poderiam ser os mesmos da linha HB20: 1.6 aspirado, de 130 cv, ou 1.0 turbo de 120 cv. Câmbio manual ou automático de seis marchas.
Quando chega: 2022
Motores: 1.6 aspirado e 1.0 turbo
Tamanho: Um pouco mais alto que um HB20X
Quanto pode custar: entre R$ 75 mil e R$ 100 mil (ele não pode chegar perto dos valores do Creta)
O Chevrolet Groove é mais um estudado para nosso mercado. Feito sobre a plataforma do Sail 3, na China, chegaria ao nosso país para assumir a posição deixada pelo falecido Onix Activ. São 4,22 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,62 m de altura (portanto menor que os 4,27 m, 1,79 m e 1,62 m do Tracker nacional). O entre-eixos é de 2,55 m e o motor é 1.5 aspirado de 105 cv e 13,8 kgf.m de torque.
Quando chega: 2022 ou 2023
Motor: 1.5 aspirado ou 1.0 turbo
Tamanho: Um pouco menor em comprimento que o Tracker, mas da mesma altura
Quanto pode custar: entre R$ 80 mil e R$ 100 mil (não pode invadir muito a área comercial do Tracker)
Até a Renault, que já tem um modelo abaixo de seu SUV compacto (o Duster, que é posicionado sob o Captur), já tem um novo carro para essa faixa de mercado. Apresentado em janeiro e considerado o "SUV do Kwid", o Kiger chegaria no Brasil para custar menos que o Duster e poderia utilizar o mesmo motor 1.0 turbo do Nissan Magnite. Ele tem, também, menos de quatro metros de comprimento. E é o último credenciado da nossa lista de futuros SUVs pequenos.
Quando chega: 2022 ou 2023
Motor: 1.0 turbo
Tamanho: Menor que o Duster e um pouco mais alto que um Stepway
Quanto pode custar: entre R$ 70 mil e R$ 85 mil (não pode invadir muito o espaço do Duster)