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Comparativo: Chevrolet Cruze x Toyota Corolla

Sedãs, concorrentes há alguns anos nas ruas, agora também disputam a liderança na Stock Car


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A disputa entre Chevrolet Cruze c Toyota Corolla não é nova. A rivalidade começou quando o sedã médio da GM chegou ao Brasil, em 2012. De lá pra cá, os modelos se enfrentam na lista de mais vendidos, com uma boa vantagem para o modelo da marca japa. A briga, porém, agora ecoa em outro ambiente: os autódromos de Brasil.

Nova geração do Corolla tem visual mais esportivo
Crédito: WM1
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O novo duelo já começou na Stock Car, a maior categoria do automobilismo brasileiro. Se até 2019 o Cruze reinava sozinho nas pistas, a partir de 2020, o modelo ganhou a concorrência do Toyota Corolla, que já começou com o pé direito e levou a vitória nas duas primeiras corridas do ano, com Ricardo Zonta e Rubens Barrichelo.

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Chevrolet Cruze Premier custa a partir de R$ 115.990
Crédito: Divulgação/Chevrolet
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Apesar da aparência diferenciada, ambos os modelos que disputam a Stock Car têm o mesmo motor e câmbio. A única diferença fica mesmo para a bolha externa e para o monobloco de cada um. Hoje, listaremos alguns atributos dos modelos de rua, para você que está em dúvida se leva o Chevrolet Cruze ou o Toyota Corolla 0 km.

Espaço

Na fita métrica, o Cruze ganha por apenas 3 cm de comprimento
Crédito: Divulgação/Chevrolet
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Boa parte dos compradores de sedãs médios desejam espaço. E na fita métrica o empate é certo. Ambos têm a mesma medida de entre-eixos: 2,70 m.

No comprimento, a vantagem do Cruze é pequena, apenas três centímetros: 4,63 m para o Toyota e 4,66 m, para o Chevrolet. Apesar de menor, contudo, o Corolla tem mais espaço no porta-malas: 470 litros, contra 440 do Cruze.

Desempenho

Chevrolet Cruze e Toyota Corolla seguem escolas distintas debaixo do capô. O sedã da Chevrolet adotou o downsizing e usa motor 1.4 flex turbinado. Rende até 153 cv e 24,5 kgf.m de torque. Sempre com câmbio automático de seis velocidades, o sedã da Chevrolet vai de 0 a 100 km/h em 9 s tem máxima de 214 km/h.

Apesar de mais lento, o Corolla tem uma versão híbrida, não disponível no Cruze
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No Corolla, a receita é mais tradicional. O modelo usa um 2.0, também flex, mas aspirado e com injeção direta.Com até 177 cv e 21,4 kgf.m de torque, o Corolla tem câmbio automático do tipo CVT com dez marchas simuladas.

Com esse conjunto, vai de 0 a 100 km/h em 9,2 s e tem velocidade máxima de 208 km/h. Apesar de mais lento, o Corolla tem disponível ainda uma opção com trem de força híbrido, item inexistente no Cruze.

Equipamentos e versões

Bastante equivalentes, Corolla e Cruze têm preços semelhantes. O sedã da Chevrolet começa mais barato. A versão LT custa a partir de R$ 105.290, enquanto o Corolla de entrada parte dos R$ 107.990.

Nas configurações intermediárias, a versão Premier do Chevrolet tem preço de R$ 115.990. A versão XEI, também apontada como intermediária no Toyota, custa R$ 119.290.

Entre as versões topo de linha, a ordem se repete. O Cruze Premier 2 custa a partir de R$ 128.790, enquanto o Corolla Altis Premium sobe o sarrafo para os R$ 137.890 na versão flex e para R$ 145.390, na versão híbrida.

 

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