Comparativo Fiat Fasback Impetus Turbo 200 X Vw NÍvus 200 Tsi 2074

Fastback vs. Nivus: o duelo dos SUVs-cupê

A novidade da Fiat encara o seu único concorrente direto no mercado brasileiro; veja qual deles é a melhor escolha


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Fastback vs. Nivus: o duelo dos SUVs-cupê
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Lançado em meados de 2020, o Volkswagen Nivus reinava sozinho como o único SUV-cupê na sua faixa de preços. Mas essa história mudou em 2022, já que (finalmente?) a Fiat lançou o Fastback para disputar o público em busca de um utilitário esportivo compacto com visual diferente dos modelos tradicionais da categoria.

Com exceção do Fastback topo de linha, as versões do SUV-cupê da Fiat equipadas com o motor 1.0 turbo brigam na mesma faixa de preço e potência do Nivus. Mesmo com essas semelhanças, os dois modelos parecem que foram feitos para agradar a públicos bem distintos.

Procurando o Fiat Fastback? Confira as melhores ofertas na Webmotors

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para mostrar qual deles é a melhor opção para você, colocamos nesta disputa o intermediário Fiat Fastback Impetus, que parte de R$ 142.490, e o Nivus Highline, versão topo de gama do Volkswagen e que é vendida a partir de R$ 139.770.

Fastback é o mais novo rival do Nivus, que já enfrentou o Pulse. Segmento aquecido!
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Fastback vs. Nivus

Visual e dimensões

O Fiat Fastback é um carro de linhas bem ousadas. Tem muito potencial para agradar aos que buscam um automóvel de linhas marcantes, feitas para chamar a atenção nas ruas. Tanto que fechou novembro com quase 3,2 mil emplacamentos, ficando na frente de SUVs mais tradicionais como o Nissan Kicks e o Honda HR-V.

Números bons, mas que ainda abaixo daqueles do Nivus. Com pouco mais de 4,8 mil emplacamentos, o Volkswagen foi 5º SUV mais vendido do Brasil no período.

Se o Fiat chama atenção pela ousadia, o Nivus é um carro de visual mais sóbrio, dentro daquela conhecida identidade visual da marca. Mas que agrada pelo equilíbrio das linhas.

O Fastback tem dimensões externas bem maiores que as do Nivus; o reflexo disso está no porta-malas do Fiat
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Em dimensões externas, o Fastback tem 4,43 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,53 m, enquanto o vão livre para o solo é de 19,2 cm. Clara vantagem para o Fiat, já que o Volkswagen Nivus tem 4,27 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura e entre-eixos de 2,57 m. O vão livre para o solo é de 16,6 cm.

Procurando por um Volkswagen Nivus? Confira as melhores ofertas na Webmotors

O motor 1.0 turbo do Fiat Fastback desenvolve 130 cv e é combinado a um câmbio CVT
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Mecânica e desempenho

O Fastback tem um motor 1.0 turbo de três cilindros, que desenvolve 130 cv e 20,4 kgf.m de torque. A tração é dianteira e o câmbio é automático CVT, com sete marchas simuladas.

O Nivus também aposta em um 1.0 turbo de três cilindros, que tem os mesmos 20,4 kgf.m de torque, mas perde um pouco em potência: 128 cv. A tração é dianteira e o câmbio um automático convencional, de seis marchas.

O Volkswagen Nivus também está equipado com um 1.0 turbo, mas de 128 cv e combinado a um câmbio automático de seis marchas
toggle button

Mesmo mais pesado (1.262 quilos contra 1.199 quilos), o Fastback tem números de desempenho ligeiramente melhores: acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e vai a 193 km/h. O Volkswagen leva 10 segundos para atingir os 100 km/h e chega a 189 km/h.

Apesar da vantagem na ficha técnica, o Nivus compensa os números inferiores com um conjunto de direção e suspensão mais voltado para quem gosta de guiar.

Mesmo mais firme e esportivo que a média dos Fiat - características que fazem com que esse Fastback 1.0 seja uma máquina até mais interessante no uso cotidiano que o 1.3 turbo -, o Volkswagen ainda é um carro mais estável, que responde melhor em situações como, por exemplo, mudanças súbitas de direção. E sem renunciar ao conforto.

Consumo de combustível

Neste quesito, vantagem clara para o Volkswagen Nivus. O SUV-cupê da marca alemã registra médias de consumo com etanol de 8,3 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada). Já com gasolina, essas marcas sobem para 12,1 km/l (cidade) e 14,2 km/l (estrada).

O Fastback registra números de consumo ligeiramente inferiores aos do Nivus: médias com etanol de 8,1 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada). Com gasolina, o modelo registra 11,3 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada).

Mas o Volkswagen tem um tanque de combustível de 52 litros, enquanto o do Fiat comporta 47 litros. Com o tanque cheio de gasolina e na estrada, o Nivus pode rodar até 738 quilômetros. No Fastback abastecido com gasolina, o alcance máximo é de 653 quilômetros.

O interior do Fiat Fastback agrada pelo visual mais sofisticado e pelas soluções de aproveitamento de espaço
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Cabine e comodidade

Os dois modelos oferecem um espaço interno para os passageiros bem semelhante. A diferença fica por conta do porta-malas, que no Fastback tem capacidade de 600 litros, enquanto o do Nivus leva 415 litros.

Mesmo menor, o bagageiro do Nivus é mais prático de usar, por conta do piso plano e raso, que facilita na hora de tirar ou colocar algum objeto maior e mais pesado no porta-malas.

Os bancos dianteiros do Fiat são confortáveis e acomodam bem ao corpo
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Mas agora falando de visual interno, o Fastback segue na cabine o mesmo estilo ousado da parte externa, e tem uma cabine mais vistosa que a do concorrente.

Apesar de usar um painel com vários itens em comum com o SUV Pulse, o Fastback tem um console central exclusivo e adota soluções de aproveitamento de espaço muito inteligentes, como o porta-copos que esconde um porta-objetos e o carregador de celular por indução com uma saída de refrigeração.

O Nivus Highline tem linhas e visual mais sóbrio que o do modelo da Fiat
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Ambos os SUVs abusam dos plásticos rígidos no interior, mas o Fastback fica um patamar acima por conta da variação de cores e texturas. Pode até não agradar ao toque, mas pelo menos encanta no olhar.

O Nivus pode ser menos vistoso e ter menos soluções inovadoras de aproveitamento de espaço. Mas se destaca pelo ótimo painel digital configurável (que, na minha opinião, é superior ao do Fastback) e pela ergonomia ligeiramente superior para os motoristas com menos de 1,70 m.

O Volkswagen também agrada pela posição de dirigir e pelo conforto dos bancos
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Vale destacar que os dois carros acomodam muito bem ao motorista, sem oferecer aquela posição de guiar alta em demasia. Ambos têm banco e do cinto de segurança com ajuste de altura, enquanto a coluna de direção pode ser ajustada em altura e profundidade.

Na traseira, gostei mais do banco do Nivus, que tem um assento mais longo e com melhor inclinação. Por outro lado, o console central mais avantajado no Volkswagen vai incomodar mais um eventual passageiro adulto na posição central que no Fastback.

VEJA TAMBÉM

A central multimídia VW Play é item de série no Nivus Highline e tem tela de 10 polegadas
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Equipamentos

Fastback e Nivus são bem parelhos no quesito itens de série. Ambos saem de fábrica com painel digital configurável, ar-condicionado automático e digital, carregador de celular por indução, faróis e lanternas de LED com acendimento automático e faróis de neblina com função de luz de conversão.

A lista inclui também central multimídia, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, frenagem autônoma, bancos de couro, sensor de chuva, chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Painel central do Fastback concentra comandos como o do ar-digital e do assistente de manutenção em faixa
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Mas só o Nivus tem airbags de cortina (o Fiat tem só os frontais e laterais) e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro (no Fastback é do tipo comum),

A lista do Fastback tem a mais na comparação com o Volkswagen as luzes de cortesia sob os retrovisores, faróis com controle automático de luz alta, freio de estacionamento eletrônico e assistente de manutenção em faixa.

Fiat Fastback vs. Volkswagen Nivus: aposta no conforto e na ousadia ou no prazer ao dirigir?
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Conclusão

Tanto o Fiat Fastback Impetus quanto o Volkswagen Nivus Highline são carros legais para quem busca um SUV cupê bem equipado e com bom desempenho.

Mas o Impetus é uma escolha mais interessante para quem valoriza o design mais arrojado, precisa de um porta-malas grande, e curte um carro mais voltado para o conforto. Mesmo tendo que abrir mão de itens como os airbags de cortina e o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.

Já o Nivus pode ser menos vistoso que o Fiat. Mas é um carro mais agradável de dirigir e que vai mais longe que o Fastback. O porta-malas pode até ser bem menor. Mas o conteúdo tecnológico e de segurança é superior no Volkswagen. E aí? Qual seria a sua escolha?

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Vídeo relacionado

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório