Lançado em meados de 2020, o Volkswagen Nivus reinava sozinho como o único SUV-cupê na sua faixa de preços. Mas essa história mudou em 2022, já que (finalmente?) a Fiat lançou o Fastback para disputar o público em busca de um utilitário esportivo compacto com visual diferente dos modelos tradicionais da categoria.
Com exceção do Fastback topo de linha, as versões do SUV-cupê da Fiat equipadas com o motor 1.0 turbo brigam na mesma faixa de preço e potência do Nivus. Mesmo com essas semelhanças, os dois modelos parecem que foram feitos para agradar a públicos bem distintos.
Procurando o Fiat Fastback? Confira as melhores ofertas na Webmotors
Para mostrar qual deles é a melhor opção para você, colocamos nesta disputa o intermediário Fiat Fastback Impetus, que parte de R$ 142.490, e o Nivus Highline, versão topo de gama do Volkswagen e que é vendida a partir de R$ 139.770.
O Fiat Fastback é um carro de linhas bem ousadas. Tem muito potencial para agradar aos que buscam um automóvel de linhas marcantes, feitas para chamar a atenção nas ruas. Tanto que fechou novembro com quase 3,2 mil emplacamentos, ficando na frente de SUVs mais tradicionais como o Nissan Kicks e o Honda HR-V.
Números bons, mas que ainda abaixo daqueles do Nivus. Com pouco mais de 4,8 mil emplacamentos, o Volkswagen foi 5º SUV mais vendido do Brasil no período.
Se o Fiat chama atenção pela ousadia, o Nivus é um carro de visual mais sóbrio, dentro daquela conhecida identidade visual da marca. Mas que agrada pelo equilíbrio das linhas.
Em dimensões externas, o Fastback tem 4,43 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,53 m, enquanto o vão livre para o solo é de 19,2 cm. Clara vantagem para o Fiat, já que o Volkswagen Nivus tem 4,27 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura e entre-eixos de 2,57 m. O vão livre para o solo é de 16,6 cm.
Procurando por um Volkswagen Nivus? Confira as melhores ofertas na Webmotors
O Fastback tem um motor 1.0 turbo de três cilindros, que desenvolve 130 cv e 20,4 kgf.m de torque. A tração é dianteira e o câmbio é automático CVT, com sete marchas simuladas.
O Nivus também aposta em um 1.0 turbo de três cilindros, que tem os mesmos 20,4 kgf.m de torque, mas perde um pouco em potência: 128 cv. A tração é dianteira e o câmbio um automático convencional, de seis marchas.
Mesmo mais pesado (1.262 quilos contra 1.199 quilos), o Fastback tem números de desempenho ligeiramente melhores: acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e vai a 193 km/h. O Volkswagen leva 10 segundos para atingir os 100 km/h e chega a 189 km/h.
Apesar da vantagem na ficha técnica, o Nivus compensa os números inferiores com um conjunto de direção e suspensão mais voltado para quem gosta de guiar.
Mesmo mais firme e esportivo que a média dos Fiat - características que fazem com que esse Fastback 1.0 seja uma máquina até mais interessante no uso cotidiano que o 1.3 turbo -, o Volkswagen ainda é um carro mais estável, que responde melhor em situações como, por exemplo, mudanças súbitas de direção. E sem renunciar ao conforto.
Neste quesito, vantagem clara para o Volkswagen Nivus. O SUV-cupê da marca alemã registra médias de consumo com etanol de 8,3 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada). Já com gasolina, essas marcas sobem para 12,1 km/l (cidade) e 14,2 km/l (estrada).
O Fastback registra números de consumo ligeiramente inferiores aos do Nivus: médias com etanol de 8,1 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada). Com gasolina, o modelo registra 11,3 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada).
Mas o Volkswagen tem um tanque de combustível de 52 litros, enquanto o do Fiat comporta 47 litros. Com o tanque cheio de gasolina e na estrada, o Nivus pode rodar até 738 quilômetros. No Fastback abastecido com gasolina, o alcance máximo é de 653 quilômetros.
Os dois modelos oferecem um espaço interno para os passageiros bem semelhante. A diferença fica por conta do porta-malas, que no Fastback tem capacidade de 600 litros, enquanto o do Nivus leva 415 litros.
Mesmo menor, o bagageiro do Nivus é mais prático de usar, por conta do piso plano e raso, que facilita na hora de tirar ou colocar algum objeto maior e mais pesado no porta-malas.
Mas agora falando de visual interno, o Fastback segue na cabine o mesmo estilo ousado da parte externa, e tem uma cabine mais vistosa que a do concorrente.
Apesar de usar um painel com vários itens em comum com o SUV Pulse, o Fastback tem um console central exclusivo e adota soluções de aproveitamento de espaço muito inteligentes, como o porta-copos que esconde um porta-objetos e o carregador de celular por indução com uma saída de refrigeração.
Ambos os SUVs abusam dos plásticos rígidos no interior, mas o Fastback fica um patamar acima por conta da variação de cores e texturas. Pode até não agradar ao toque, mas pelo menos encanta no olhar.
O Nivus pode ser menos vistoso e ter menos soluções inovadoras de aproveitamento de espaço. Mas se destaca pelo ótimo painel digital configurável (que, na minha opinião, é superior ao do Fastback) e pela ergonomia ligeiramente superior para os motoristas com menos de 1,70 m.
Vale destacar que os dois carros acomodam muito bem ao motorista, sem oferecer aquela posição de guiar alta em demasia. Ambos têm banco e do cinto de segurança com ajuste de altura, enquanto a coluna de direção pode ser ajustada em altura e profundidade.
Na traseira, gostei mais do banco do Nivus, que tem um assento mais longo e com melhor inclinação. Por outro lado, o console central mais avantajado no Volkswagen vai incomodar mais um eventual passageiro adulto na posição central que no Fastback.
VEJA TAMBÉM
Fastback e Nivus são bem parelhos no quesito itens de série. Ambos saem de fábrica com painel digital configurável, ar-condicionado automático e digital, carregador de celular por indução, faróis e lanternas de LED com acendimento automático e faróis de neblina com função de luz de conversão.
A lista inclui também central multimídia, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, frenagem autônoma, bancos de couro, sensor de chuva, chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Mas só o Nivus tem airbags de cortina (o Fiat tem só os frontais e laterais) e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro (no Fastback é do tipo comum),
A lista do Fastback tem a mais na comparação com o Volkswagen as luzes de cortesia sob os retrovisores, faróis com controle automático de luz alta, freio de estacionamento eletrônico e assistente de manutenção em faixa.
Tanto o Fiat Fastback Impetus quanto o Volkswagen Nivus Highline são carros legais para quem busca um SUV cupê bem equipado e com bom desempenho.
Mas o Impetus é uma escolha mais interessante para quem valoriza o design mais arrojado, precisa de um porta-malas grande, e curte um carro mais voltado para o conforto. Mesmo tendo que abrir mão de itens como os airbags de cortina e o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.
Já o Nivus pode ser menos vistoso que o Fiat. Mas é um carro mais agradável de dirigir e que vai mais longe que o Fastback. O porta-malas pode até ser bem menor. Mas o conteúdo tecnológico e de segurança é superior no Volkswagen. E aí? Qual seria a sua escolha?
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade