A Fiat Strada chegou à segunda geração com muito barulho, especialmente pelo preço agressivo. Conforme mostramos em um comparativo com a Volkswagen Saveiro, a novidade é até R$ 11 mil mais barata que a rival.
No entanto, agora, com o aumento da versatilidade da Strada graças à cabine dupla com quatro portas e capacidade para cinco passageiros, a Fiat também terá outra rival: a Renault Duster Oroch. Qual das duas é a melhor opção? A gente te conta nesse comparativo.
Para que o comparativo fique justo, iremos considerar apenas as versões com cabine dupla da Strada, afinal, o principal ponto de intersecção entre os modelos é justamente nessas versões.
Na versão de entrada, Endurance, a Strada cabine dupla custa R$ 74.990, enquanto a Renault Oroch Express sai por R$ 69.590. Apesar da grande diferença, na hora que olhamos para a lista de equipamentos, entendemos como a Fiat cobra mais.
A Strada Endurance tem controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, quatro airbags, ar-condicionado e iluminação de caçamba. Nenhum desses está disponível na Oroch, somente ar-condicionado e vidros traseiros elétricos, ambos como opcionais em um pacote de R$ 3.400, que eleva a conta para R$ 72.990. Ambas possuem DRL e ajuste de altura do volante.
No quesito motorização, a vantagem fica para a Renault, que tem o 1.6 120 cv e câmbio manual de cinco marchas contra o 1.4 fire de 88 cv e mesma configuração de transmissão. No entanto, a Strada consegue ser ligeiramente mais econômica: 8,3 km/l e 8,9 km/l na cidade com etanol e gasolina contra 7,6 km/l e 7,7 km/l da Oroch, na rodovia os números baixam para 11,7 km/l e 12,4 km/l contra 11,1 km/l e 11,2 km/l, respectivamente.
Quando avançamos para as versões intermediárias, falando de Strada Freedom e Oroch Dynamique, as coisas mudam um pouco. Começa pelo preço, onde a Renault pede R$ 80.690 contra R$ 77.990 da Fiat.
No entanto, o desempenho passa a ser parecido, uma vez que a Strada é equipada com o novo motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgf.m de torque. Além de igualar o desempenho, a picape compacta segue mais econômica, e faz 8,4 km/l e 9,4 km/l na cidade com etanol e gasolina, respectivamente. Na mesma ordem, os números sobem para 12,1 km/l e 13,3 km/l na rodovia.
Além das vantagens citadas acima nos itens de segurança, a Strada, a partir da Freedom também tem como itens exclusivos: sensor de pressão dos pneus, capota marítima e direção elétrica (a Oroch usa eletrohidráulica). A Renault responde com sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e central multimídia.
Para que a comparação fique mais justa, escolhemos apenas versões com câmbio manual, uma vez que a Strada não tem a caixa automática como opção. Assim, a topo de linha coloca lado a lado a Oroch Dynamique 2.0 com transmissão manual de seis marchas contra a Strada Volcano. Os preços são: R$ 82.690 na marca de origem francesa contra R$ 79.990 na italo-brasileira.
As coisas voltam a mudar em termos de desempenho. Com motor de 148 cv e 20,9 kgf.m de torque, a Renault leva vantagem em desempenho. Para a sorte da Renault, não comparamos com a versão automática, que só possui quatro marchas e amarra o desempenho da picape intermediária. A Strada segue com o 1.3 Firefly.
Se o desempenho é mais forte, o consumo é pior. A Oroch faz 7 km/l e 7,4 km/l na cidade com etanol e gasolina, enquanto na rodovia os números são de 10 km/l e 10,9 km/l com os mesmos combustíveis.
Em termos de equipamento, nova vantagem da Strada. A Fiat só deve o piloto automático para o modelo da Renault. No entanto, possui como exclusivos os itens já citados acima, além de faróis full LED e conexão sem fio de Android Auto e Apple CarPlay na central multimídia.
Em termos de espaço, seja qual for a versão, a vantagem é da Oroch, que tem 22 cm a mais de comprimento, nove cm a mais de entre-eixos e de largura, além de 10 cm a mais de altura.
Agora, quando falamos de trabalho, a Strada é melhor em carregar coisas: são 844 litros na caçamba, enquanto on compartimento de carga da Oroch só cabe 683 litros. Ambas possuem capacidade para 650 kg.