Vocês acompanharam aqui no WM1 nesses últimos meses que a briga entre Jeep Compass e Toyota Corolla Cross pelo posto de SUV médio mais vendido do Brasil era forte desde o meio do ano.
O Corolla Cross chegou a caminhar a passos largos para roubar a liderança do segmento: em julho, a diferença de unidades vendidas entre eles era de 826 veículos (27.517 Compass contra 26.691 Corolla Cross); em agosto, a distância caiu para 512 carros (31.520 unidades do Compass e 31.008 do Corolla Cross); em setembro, só 107 unidades separavam os dois (35.320 contra 35.213).
Em outubro o Jeep vendeu mais graças a algumas ações da marca, mas a diferença praticamente se manteve (40.362 Compass contra 40.018 do Corolla). Mas agora em novembro a Stellantis deu jeito de cortar o barato da Toyota e emplacou mais Compass do que nunca: foram 4.979 Compass vendidos contra 4.008 Corolla Cross.
Na somatória do acumulado dos 11 meses, portanto, a diferença já é de 1.316 registros (45.341 unidades do Compass e 44.025 do Corolla Cross). Cá entre nós: vocês acham que existe a chance de a Toyota emplacar 1.500 unidades a mais que a Jeep em dezembro?
A Jeep sabia e acompanhou esse avanço da Toyota e por isso montou ações estratégicas. Descontos graúdos da versão Sport, de entrada, deram fôlego ao Compass para que ele continuasse sendo o mais emplacado da categoria.
Mesmo assim, vale ficar para ver o embate.
A Toyota fará o possível - e o impossível - para roubar a medalha de ouro do rival, dono do segmento desde o surgimento da atual geração, feita no Brasil desde 2016. A Jeep, por sua vez, seguirá fazendo ações e criando ofertas atraentes para o modelo - e sabemos que isso a marca sabe fazer.