A Hyundai lançou em agosto a nova geração do Creta. Embora tenha design que divida opiniões, dispõe de equipamentos bem interessantes, que o colocam como uma boa opção de compra. Mas e quanto ao Creta antigo? Ainda é uma boa?
A Hyundai segue com as vendas do modelo mais “velhinho”, mas será que ele faz frente ao irmão caçula? Nosso comparativo virtual coloca Creta novo e Creta antigo frente a frente para responder à pergunta. Veja quais são as semelhanças e as diferenças entre os carros produzidos em Piracicaba.
O Creta antigo é vendido em uma única configuração, Action, e tem preço sugerido de R$ 100.990. Já o novo Creta é comercializado em quatro versões, com preços que partem de R$ 113.790.
Engana-se quem acha que o modelo antigo seja “maior” que o da atual geração. O novo Creta cresceu com relação ao predecessor. O modelo recém-apresentado tem 4,3 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m altura e 2,62 m de entre-eixos. A encarnação anterior tem 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e entre-eixos de 2,61 m.
Pelos números, podemos ver que a geração atual ficou 1 cm mais baixo, mas teve ganhos em comprimento, largura e entre-eixos com relação ao modelo antigo. O caçula também se dá bem quanto ao peso, é até 129 kg mais leve (de acordo com a versão) que o mais velho.
No quesito porta-malas, porém, vitória do antigo SUV. Ele tem bagageiro com 431 litros de capacidade, contra 422 litros da atual geração.
O Hyundai Creta Action, da geração anterior, vem equipado com motor 1.6 que entrega 130 cv a 6.000 rpm e 16,5 kgf.m quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis velocidades.
O novo Creta, por sua vez, passa a contar com propulsor 1.0 turbo tricilíndrico, que rende 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgf.m a 1.500 rpm, sempre com câmbio automático de seis marchas. Nas versões mais caras, o SUV traz o 2.0 aspirado que, após atualização, entrega 167 cv a 6.200 rpm e 20,6 kgf.m a 4.700 rpm. A transmissão, assim como nas configurações com motor turbo, é automática de seis velocidades.
O novo Creta tem pacote bem legal de itens de segurança e conforto. Dispõe, desde a versão de entrada, de freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração, seis airbags, ar-condicionado, entre outros. Na opção mais barata, a central multimídia tem tela de oito polegadas, enquanto na versão de topo a tela é de 10,25 polegadas. A central tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
Já o SUV antigo tem lista mais modesta. Conta com airbag duplo, monitoramento de pressão dos pneus, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado, direção elétrica, entre outros. No quesito áudio, dispõe de rádio com conexão Bluetooth e quatro alto-falantes.