Apesar de bastante desejado, o segmento de picapes no Brasil não conta com versões extremas e esportivas. Caso da Ford F-150 Raptor e da recém-lançada Ram 1500 TRX. O primeiro modelo até tem algumas unidades no país, mas vindas por importação independente.
Com a mistura certa de esportividade e robustez off-road, decidimos colocá-las frente a frente para descobrir: F-150 Raptor ou RAM 1500 TRX, qual é a picape mais divertida do planeta?
Não dá para falar de versões extremas sem tratar de desempenho. Nesse ponto, a RAM leva a vantagem pela brutalidade. A picape usa o mesmo motor V8 do Dodge Challenger Hellcat, que rende 712 cv e 89.8 kgf.m de torque. Com esse conjunto, a TRX vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e tem máxima limitada de 190 km/h.
Próxima de ganhar uma nova geração, a F-150 Raptor usa um motor V6 biturbo de "apenas" 456 cv e 70,6 kgf.m. De acordo com a Ford, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem velocidade final de 172 km/h.
Por se tratarem de versões topo de linha, F-150 Raptor e RAM 1500 TRX são recheadas de tecnologias que ajudam, inclusive, no desempenho. A suspensão das duas, por exemplo, é adaptativa, com amortecedores eletrônicos comuns aos modelos. Eles variam a carga de acordo com a velocidade e o terreno que trafegam.
No interior, o destaque da TRX é a central multimídia que equipa os modelos da RAM 1500, com uma tela de 12 polegadas. Na Raptor, a tela do sistema de entretenimento tem 8 polegadas.
Sem serem vendidas no Brasil, F-150 Raptor ou RAM 1500 TRX têm preços em dólares. Recém-lançada, a picape da marca do carneiro montanhês custa a partir de US$ 69.990, algo em torno de R$ 392 mil em conversão direta. O modelo está disponível apenas na configuração com cabine dupla e caçamba curta.
Prestes a ganhar uma nova geração - que inclusive pode voltar a ter motor V8, por conta justamente da TRX -, a Raptor custa a partir de US$ 53.455 (R$ 299 mil, aproximadamente) e tem opções de cabine simples ou dupla.