A Fiat lançou o Pulse recentemente por um preço inicial, ao menos para os padrões atuais do mercado, agressivo. Por R$ 79.990, clientes podem levar para casa a versão Drive equipada com motor 1.3 e câmbio manual. Interessante é que, caso queira, o consumidor pode comprar o irmão mais velho do Pulse, o Argo, por R$ 1 mil a menos com o mesmo conjunto mecânico na opção Trekking.
E por que a Fiat fez isso? Para começo de conversa, o Pulse Drive não passa de chamariz. Concessionários garantem que o preço será reajustado de modo considerável passado o período de lançamento. De acordo com a versão, especula-se que o SUVinho pode ter aumento de até R$ 18 mil.
O Argo, por sua vez, terá sua gama reduzida em 2022. A Trekking do nosso texto, por exemplo, sairá de cena. Até mesmo porque, com a chegada do Pulse, a opção se torna totalmente descartável. Para o próximo ano, o hatchback deverá ter as versões 1.0, 1.0 Drive, 1.3 Drive S-Design e a inédita 1.3 Drive CVT, mesma transmissão automática do Pulse e que também equipará a Strada.
Antes, porém, de todas as peças do quebra-cabeças serem encaixadas pela Fiat, temos esse mundo canibal onde Pulse e Argo convivem com preços e conjuntos mecânicos similares. E, se isso te deixou em dúvida sobre qual irá para a sua garagem, não tema: nosso comparativo virtual apontará semelhanças e distinções entre os modelos.
Antes, vamos relembrar os preços. O Pulse Drive Manual sai por R$ 79.990. Enquanto isso, o Argo Trekking 1.3 é comercializado a partir de R$ 78.990.
O Fiat Argo mede 3,99 m de comprimento, 1,5 m de altura, 1,72 m de largura e entre-eixos de 2,52 m. A capacidade do porta-malas do hatchback é de 300 litros.
O Pulse é feito sobre a plataforma MLA e divide vários componentes com o Argo. O modelo tem 4,10 metros de comprimento (11 cm a mais), 1,58 m de altura, 1,78 m de largura e 2,53 m de distância entre-eixos (ganho de 1 cm). Já o porta-malas tem 370 litros de capacidade — 70 litros a mais que o do irmão.
Embora conjuntos mecânicos de Pulse Drive e Argo Trekking sejam basicamente os mesmos, temos algumas pequenas diferenças neste quesito. O motor do Pulse é o mesmo 1.3 Firefly do Argo, mas com menos potência e torque.
Para adequar o propulsor às normas do Proconve PL7, a Fiat teve que reconfigurá-lo. Com isso, o motor agora rende 107 cv a 6.250 rpm e 13,7 kgf.m a 4.000 rpm. No caso do Argo, o motor entrega 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgf.m de torque a 3.500 rpm. Tudo isso quando abastecido com álcool. A transmissão, tanto de Pulse Drive 1.3 quanto de Argo Trekking 1.3, é manual de cinco marchas.
O Fiat Argo Trekking 1.3 dispõe de central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e duas entradas USB, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de aço de 15 polegadas, bancos com tecido exclusivo, adesivos na carroceria que distinguem a versão, entre outros.
A lista de itens do Fiat Pulse Drive 1.3, por sua vez, é mais robusta. O SUV compacto tem como destaque quatro airbags, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, faróis e lanternas de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, direção elétrica, vidros e travas com acionamento elétrico, chave do tipo canivete e central multimídia de 8,4” com conectividade sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e três portas USB.