Nesse duelo, vamos colocar frente a frente duas picapes da mesma marca. Afinal, Fiat Toro básica ou Strada mais cara, qual vale mais a pena? Vamos mostrar que os dois carros, apesar de terem preços próximos (não tão parecidos, na realidade), têm propostas totalmente diferentes, e deixar claro qual é a opção ideal para o que você procura.
Para começar, vamos comparar os valores. A Fiat Toro mais barata, hoje, é a Endurance, que custa R$ 110.854. Já a Strada mais cara produzida em série é a Volcano CD (cabine dupla), que sai por R$ 88.406, mas que pode chegar a R$ 91.000 com opcional de rodas de 16 polegadas.
Abaixo, falaremos de outros cinco aspectos das duas picapes, além dos preços já comentados. Como elas não são rivais diretas, não vamos apontar uma vencedora, mas procurar deixar claro em quais características cada uma delas se destaca ou não vai tão bem. Ao final, em vez de pensar em primeiro e segundo colocado, tente entender se Toro básica ou Strada mais cara tem a sua cara.
Vamos começar com a proposta de cada uma delas. A Strada é uma picape pequena, mais urbana e voltada a trabalho - por isso, a maior parte de seus emplacamentos é destinada a frotistas e empresas que fazem compra via CNPJ (mais de 80%).
No próprio lançamento desta segunda geração a Fiat deixou claro, embora não com estas palavras: a Strada Endurance, de entrada, é a versão mais voltada para o trabalho; a Freedom, intermediária, mescla quem busca o carro para o serviço e também famílias; já a Volcano, versão adotada para este comparativo, é uma configuração totalmente pensada para o lazer (de famílias e casais).
Já a Toro segue essa filosofia, mas em um segmento superior. A Endurance, escolhida para este duelo, é mais simples que o restante das versões. Não é tão urbana como a Strada e tem até menos equipamentos por ser a configuração "basicona" (acredite, a Toro de entrada não tem sequer central multimídia), mas mesmo assim oferece mais requinte por justamente... ser a Toro.
Isso nos leva a falar do design. Como se vê, as picapes são parecidas, principalmente de traseira - a Fiat diz que a Strada bebeu na fonte da Toro antes de trocar de geração. O visual dianteiro das duas, no entanto, é diferente. O gosto é relativo, mas o da Strada, nessa versão Volcano - que tem faróis full-LED - é mais invocado e moderno.
A Toro também é bela - e suas vendas são reflexo do sucesso dessa aparência -, mas já demonstra necessidade de uma atualização - que deve ser apresentada nas próximas semanas. Em termos estéticos, portanto, a Strada, pelo menos por enquanto, mostra estar um passo à frente.
Aqui o jogo é da Toro. Como falamos, a Strada é pequena e a Toro é intermediária, quase média - ela tem o mesmo tamanho que picapes dos anos 1990, como Ford Ranger e Chevrolet S10, embora não tenha o porte que as atuais VW Amarok, Nissan Frontier e Toyota Hilux, por exemplo.
Isso significa muito mais espaço e conforto para seus ocupantes - A Toro só tem configurações com cabine dupla. A Strada cresceu muito com a troca de geração (evoluiu para ótimos 4,43 m de comprimento e 2,74 m de entre-eixos), ficou maior e até mais requintada, mas nesse quesito ainda não chega perto do que a picape maior consegue oferecer.
Aqui a comparação é interessante principalmente devido ao tamanho dos carros. A Toro tem 820 litros de volume na caçamba e você pode imaginar que Strada não consiga chegar perto disso. Pelo contrário, ela supera: são 844 litros, segundo a Fiat. A carga útil de ambas é a mesma: 650 kg.
Um dos fatores que podem pesar para o lado da Strada é o conjunto mecânico mais moderno. Ela é equipada com o novo motor 1.3 Firefly flex de até 109 cv e 14,2 kgf.m de torque, e câmbio manual de cinco marchas. A Toro, por sua vez, utiliza o antigo 1.8 E.TorQ de até 139 cv e 19,3 kgf.m, também com caixa de transmissão manual de cinco marchas. A nova Toro deverá ser equipada com o 1.3 turbo flex, que começou a ser produzido na fábrica de Betim (MG) este mês.
Nesse quesito, precisamos levar em consideração o peso das picapes: 1.174 kg da Strada e 1.606 kg da Toro, número tão desproporcional que influencia diretamente no desempenho e no consumo de combustível das duas. Vamos aos números:
Como falamos, este duelo não tem um vencedor. A Strada é uma opção menor, mais apertada, contudo muito mais moderna e conectada em sua versão topo de linha que a configuração de entrada da Toro, que sequer tem sistema multimídia.
Porém, se espaço for sua prioridade e os números de consumo não forem importantes, a Toro Endurance ainda é seu negócio. Agora, se você quer uma picape bonita, moderna e ligeira - e que ainda consiga oferecer um visual atraente -, a Strada Volcano pode ser mais negócio.
Importante, por fim, lembrar o seguinte: a Toro também oferece opções com motor a diesel, câmbio automático de nove marchas e tração 4x4 - embora o preço dessas configurações mudem totalmente o patamar deste duelo. Se grana não for problema para você, vale dar uma olhada.