Comparativo Honda Zr V X Ford Territory Titanium 8251

Ford Territory vs. Honda ZR-V: fugindo do óbvio

Você é daqueles que gostam de fugir do comum? Então veja qual se saiu melhor na disputa de SUVs médios de até R$ 215 mil


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É como diz o ditado: o que seria do verde se todos gostassem do amarelo? Se você tem R$ 215 mil para comprar um SUV médio, você pode escolher entre os modelos mais badalados e os cada vez mais desejados utilitários híbridos. Ou remar contra a corrente e comprar um Ford Territory ou um Honda ZR-V Touring.

O SUV médio da Ford somou 612 emplacamentos em janeiro e ficou com a 24ª posição no ranking dos utilitários esportivos do mercado brasileiro. Já o ZR-V teve 166 unidades licenciadas no mesmo período. Este volume botou o Honda na 33ª colocação na lista dos mais vendidos.

De fato, esta dupla está bem distante de bater recordes de popularidade. Mas são modelos com várias qualidades. Confira a seguir qual deles é a melhor opção para você.

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ZR-V e Territory: somados, esses dois modelos emplacaram menos de mil unidades em janeiro
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Comparativo: Ford Territory vs. Honda ZR-V Touring

Visual e dimensões

O Ford Territory e o Honda ZR-V são dois exemplos da dinâmica globalizada da indústria automobilística atual: ambos são modelos produzidos bem distantes das suas matrizes.

Lançado no Brasil em 2023, o Ford Territory de segunda geração custa R$ 215 mil e tem a cara que se espera dos utilitários esportivos da marca americana.

Com vários elementos cromados no acabamento e uma carroceria larga, que mais parece um caixote, é quase uma versão diminuída dos grandalhões Explorer e Expedition vendidos pela empresa nos Estados Unidos.

Mas apesar de parecer tão americano quanto uma torta de maçã, o Territory ainda é um Pato de Pequim. O SUV é feito na China, numa parceria entre a Ford e a marca local JMC. Origens à parte, o Territory tem medidas generosas: tem 4,63 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,71 m de largura e 2,73 m de entre-eixos.

O Ford Territory tem visual clássico, que lembra os SUVs da linha americana da marca
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Já o Honda ZR-V Touring também estreou por aqui em 2023. Importado do México, surgiu como uma espécie de SUV médio acessível.

Tanto que, nos Estados Unidos, é vendido com o nome de HR-V e ocupa a posição de entrada na gama de SUVs da marca. Apesar de não ser exatamente barato no Brasil - sai por R$ 214.500 - tem foco em funcionalidade e custo-benefício, sem o visual inspirado dos sedãs da marca japonesa ou até mesmo do "nosso" HR-V.

É mais conservador e com uma carroceria de linhas menos unânimes. Mas não deixa de ter um toque de sofisticação, já que compartilha a plataforma com o elogiado Civic de 11ª geração.

Falando em tamanho, o ZR-V é ligeiramente menor que o Territory: mede 4,57 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e 2,66 m no entre-eixos. Além de mais compacto, o SUV da Honda também parece ser mais urbano e menos estradeiro.

O visual do Honda ZR-V é mais polêmico que o do concorrente da Ford
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Cabine e espaço interno

Com um longo entre-eixos e cabine bem larga, o SUV da Ford oferece amplo espaço para os passageiros na cabine. É possível levar cinco adultos com bastante conforto, algo raro para um SUV nessa faixa de preço.

E com uma carroceria bem alta, o Territory também tem bancos bem altos,  entregando aquela sensação mais próxima de um SUV raiz que de um modelo monobloco e de porte médio. Mas não é só nesse ponto que o Territory agrada bastante.

A cabine do Territory combina ótimo espaço interno com acabamento caprichado
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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O acabamento interno também é bom para um SUV médio, com materiais macios ao toque em várias superfícies e bancos e revestimentos com um tom azulado bem elegante. Falando em detalhes elegantes, há imitação de madeira no painel e nas laterais de porta.

E o porta-malas? Tem capacidade para 448 litros, um volume apenas razoável para um modelo desse porte. Por outro lado, a tampa do porta-malas tem acionamento elétrico, o que é uma comodidade a mais para o motorista e os passageiros.

Mas depois de falar tão bem da cabine do Territory, chegou a hora de falar daquilo que eu não gostei: apesar de sofisticado, o Territory se parece mais próximo de um SUV chinês genérico que de um modelo puro da Ford. Isso inclui, por exemplo, o layout do painel de instrumentos e da multimídia. E como um bom carro de origem chinesa, quase não tem botões físicos no painel. 

Mesmo com uma cabine claramente menor, o Honda ZR-V não sai da média do segmento e oferece espaço mais do que suficiente para levar quatro adultos com bastante conforto.

Em acabamento, o ZR-V fica um nível abaixo do Territory. É nítido que o objetivo desse SUV da Honda não é parecer sofisticado, mas oferecer um nível de capricho na média dos SUVs médios. Como aquele PF impecável. Saboroso. Mas ainda um PF.

Para aqueles como eu, que não curtem tanto a experiência de ver o trânsito de cima, o ZR-V tem bancos baixos e entrega uma experiência mais próxima à dos sedãs da marca que à dos SUVs raiz. Embora não tão plantada no chão, como no sedã Civic.

Com bancos bem confortáveis e um interior que compartilha muito do estilo dos outros modelos da gama atual da marca, o ZR-V me agradou até mais que o Ford em conforto e ergonomia.

Já o porta-malas do Honda ZR-V tem capacidade para 389 litros. Volume menor que o que alguns SUVs compactos do mercado brasileiro, e menor que a do Territoty. E a tampa do bagageiro é 100% manual.

A multimídia do ZR-V fica devendo o espelhamento sem fio para celulares Android
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Equipamentos

Tanto o Ford Territory quanto o Honda ZR-V saem de fábrica com ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, multimídia com espelhamento sem fio, airbags laterais e de cortina, carregador celular por indução, teto solar, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de LED com acionamento automático, sensor de chuva, pacote ADAS e monitor de pressão dos pneus.

Entre os itens que o ZR-V tem a mais que o Territory estão os airbags de joelho e o assistente de ponto cego por câmera Honda Lane Watch.

Já entre os itens que o SUV da Honda não tem e estão presentes no modelo da Ford estão a tampa do porta-malas com acionamento elétrico, câmera 360°, monitor de pontos cegos por sensor, sistema de estacionamento automático, bancos com ventilação e ajustes elétricos também para o passageiro, além do seletor de modos de condução com quatro opções de ajuste.

O Territory tem um teto solar do tipo panorâmico, enquanto o do Honda é convencional
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Mecânica e consumo

O Ford Territory tem motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta de combustível, que desenvolve 169 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque entre 1.500 rpm e 3.500 rpm. O câmbio é automatizado de sete marchas com dupla embreagem banhada a óleo.

Não é um carro muito econômico. Registra médias de consumo de 11,8 km/l (estrada) e 9,5 km/l (cidade). Mas como tem um tanque de 60 litros, roda até 708 quilômetros com apenas um abastecimento.

O motor 1.5 turbo do Ford tem injeção direta e faz um belíssimo casamento com o câmbio de dupla embreagem
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Já o Honda ZR-V tem um conjunto mecânico mais conservador que o do Territory: motor 2.0 aspirado, com injeção multiponto e que também bebe apenas gasolina. O câmbio é automático, do tipo CVT. São 161 cv de potência e 19,1 kgf.m de torque a 4.200 rpm.

Apesar de mais convencional, o conjunto motriz do ZR-V entrega números um pouco melhores de consumo: médias de 12,1 km/l (estrada) e 10,1 km/l (cidade). Como tem um tanque menor, de 53 litros, roda até 641 quilômetros com um abastecimento.

O conjunto mecânico do Honda é tradicional: motor 2.0 aspirado e câmbio CVT
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Como é dirigir o Ford Territory?

Confesso que esperava que o Territory fosse melhor nesse ponto. Justamente por ser um carro feito na China - os chineses adoram carros macios - e pelo DNA americano no estilo, não seria uma escolha ruim se a Ford tivesse optado por um acerto mais confortável de suspensão.

O SUV da marca do oval tem um acerto firme, que não é tão agradável assim ao trafegar por pisos irregulares. Ao mesmo tempo, a carroceria oscila em velocidades mais altas. A direção, por sua vez, poderia ser mais pesada, já que é leve mesmo no modo esporte de condução.

A ergonomia também fica prejudicada pela quase ausência de botões físicos. Dependendo do que você quiser acessar ou até mesmo para alterar a temperatura do ar-condicionado, é preciso sair do espelhamento da tela do smartphone.

Quase sem botões físicos, a ergonomia fica prejudicada no SUV da Ford
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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A parte boa é que multimídia tem tela grande, de 12,3 polegadas, e faz o espelhamento do smartphone sem o uso de cabos para Android Auto e Apple CarPlay. E a câmera 360° tem ótima resolução e funcionamento bem eficiente. Gostei.

Se não agradou tanto nos pontos acima, o Ford Territory surpreende - positivamente - no acerto do conjunto motor e câmbio. É claro que o propulsor de 169 cv de potência não faz milagre em um carro de mais de 1.700 quilos.

Mas entrega um desempenho suficiente para a proposta familiar e que te deixa bem longe de passar sufoco em retomadas. O câmbio, aliás, que delícia! Entrega muita suavidade no funcionamento e contribui para o motor girar baixinho e silencioso na maior parte do tempo.

O SUV da Ford bem que poderia ser mais confortável em pisos irregulares
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Como é dirigir o Honda ZR-V?

O Honda ZR-V entrega uma experiência de condução melhor que o Territory principalmente no uso urbano. Tem direção mais precisa e com bom peso, e suspensão silenciosa e com um belo ajuste entre conforto e estabilidade. Equipado com um para-brisa acústico, a impressão que eu tive é que o ZR-V é ainda mais silencioso que o quieto Territory. Principalmente no uso urbano.

Mesmo sem um painel 100% digital, o quadro de instrumentos do ZR-V é configurável e bem completo. E o layout da cabine - com aquela boa dose de botões físicos, algo típico dos Honda - e os bancos confortáveis também somam pontos para o SUV da marca japonesa.

Outro ponto a favor do ZR-V é o funcionamento dos sistemas do pacote ADAS Honda Sensing, que são pouco invasivos. Funcionam com eficiência e sem dar sustos no motorista, ajudando a reduzir a carga de estresse nas viagens mais longas.

O ZR-V tem ergonomia e posição de dirigir melhores que as do Territory
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Mas agora chegou a hora de falar dos pecados do ZR-V. O primeiro deles é a multimídia, que tem tela de nove polegadas e não oferece tantos recursos. Além disso, exige o uso de cabo para espelhar a tela dos smartphones Android. O outro é o desempenho: mesmo pouca coisa menos potente que o Territory e pesando consideráveis 259 quilos a menos, a impressão é que o SUV da Honda tem bem menos fôlego que o SUV da Ford.

Casado com um câmbio automático CVT, o 2.0 aspirado não tem tanta disposição em baixas rotações e exige que o motorista pise fundo para extrair o melhor rendimento da máquina. Os giros sobem. E o ruído do motor invade a cabine mesmo com o isolamento acústico muito eficiente.

Lembrando que, na gringa, esse modelo é oferecido em outros mercados com o mesmo motor 1.5 turbo do HR-V Touring. Uma pena. Faria uma belíssima diferença.

O SUV da Honda é bom de guiar, mas fica devendo um motor turbo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Territory ou ZR-V? Qual vale mais a pena?

Antes de dar o meu parecer final sobre os carros, bora falar em números. Fiz uma simulação do seguro aqui no Auto Compara e o Territory (R$ 8.287,40) levou essa, com uma pequena vantagem sobre o ZR-V (R$ 9.131,55). Esse valor, é bom destacar, é sem bônus ou possíveis descontos.

E no custo das revisões até os 50 mil quilômetros? Para fazer as manutenções obrigatórias do ZR-V, o proprietário irá desembolsar R$ 4.679,84. Valor bem menor que os R$ 8.417 pedidos pela Ford para o Territory.

Mesmo mais caro de manter, o Territory tem mais qualidades que o modelo da Honda
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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E chegou a hora da verdade: o Ford Territory é um carro maior, mais requintado e também bem mais completo. Porém agrada menos ao volante e custa bem mais caro para manter. Já o ZR-V me agradou mais ao volante e é mais barato de manter. Mas oferece menos espaço interno e um desempenho inferior.

Pesando os prós e os contras e levando em consideração que estamos falando de SUVs médios, acho justo dar essa vitória para o Territory.

Mas considerando que a Honda está comercializando o ZR-V com generosos descontos sobre o preço de tabela, pode ser uma boa pelo menos dar aquela passada na concessionária para conhecer o SUV de perto.

Diz aí: qual seria a sua escolha?

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