Mini Countryman SE Hybrid Top All4 2021

Carro elétrico: guia completo e modelos no Brasil

Veja aqui no WM1 um manual com detalhes e preços de todos os carros movidos a bateria oferecidos no mercado nacional


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Carro elétrico: guia completo e modelos no Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Há algum tempo montamos um guia com todos os detalhes, preços e especificações técnicas dos carros híbridos à venda no Brasil. Hoje, vamos montar uma lista comparativa parecida, mas com dados e foco em modelos de carro elétrico.

Vamos conhecer um pouco sobre o funcionamento do carro elétrico e a respeito dos custos desse tipo de veículo. E, na lista que montamos dos modelos, um pouco mais abaixo,, vamos considerar apenas carros 100% elétricos e vendidos ao público comum, sem aqueles que vêm ao Brasil para serem emplacados por meio de parcerias com empresas - como o caso do Renault Kangoo Z.E. Maxi, por exemplo.

Como funciona o carro elétrico?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Ainda existe uma certa confusão entre o funcionamento de um carro elétrico em comparação com os carros híbridos. O elétrico híbrido recarregável (ou PHEV, de “plug-in hybrid electric vehicle”) também utiliza a bateria para tracionar as rodas e o ainda conta com um motor a combustão para complementar o funcionamento, o que garante mais autonomia e previne a perda completa de carga.

Entretanto, nos veículos elétricos, também chamados de BEV (que vem do inglês de "battery electric vehicle”), a bateria é a principal via de armazenamento da energia necessária para a tração das rodas. Geralmente, os carros elétricos contam ainda com uma bateria auxiliar, voltada para a alimentação dos acessórios internos, como todos os demais automóveis.

Outra diferença entre os elétricos e automóveis comuns é que, embora sejam mais caros, os modelos a bateria tem menor custo de manutenção, já que possuem menos peças e não precisam de componentes que são imprescindíveis para veículos a combustão, como velas de ignição, fluido de arrefecimento do motor, óleo lubrificante e até mesmo a embreagem.

O aumento das facilidades como a forma de carregamento pode ser realizada também têm atraído olhares aos carros elétricos, que contam com carregadores próprios que podem ser conectados na rede doméstica, para fazer o "abastecimento" do veículo de maneira segura dentro de algumas horas.

O motorista pode optar também por utilizar postos de recarga de carros elétricos. A rede de pontos para carregamento ainda é pequena, com pelo menos 754 estações, dos quais 49,3% estão no estado de São Paulo. Todavia, o número de postos de recarga de carros elétricos no Brasil tem crescido nos últimos anos.

Quanto custa um carro elétrico?

Esses veículos possuem tecnologias recentes, que ainda dependem de processos de desenvolvimento complexos, e que contam com baterias de alto custo. Mas já é possível encontrar carros elétricos mais baratos, ou com preços que se aproximam, aos poucos, dos valores de automóveis a combustão.

Atualmente, o preço de um carro elétrico no Brasil pode variar de R$ 150 mil, entre os modelos com recursos mais modestos, e R$ 1 milhão, com tecnologias avançadas e novidades no mercado. Na lista a seguir, você encontra o valor de cada modelo disponível no país.

Quais são os modelos de carro elétrico à venda?

JAC iEV20

O iEV20 é um veículo elétrico da chinesa JAC Motors com autonomia máxima de 400 km.

Preço: R$ 159.900

Motor: Motor único elétrico de 68 cv e 21,9 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: 22 horas

JAC iEV20 é um dos elétricos mais baratos do Brasil e pode ser recarregado em tomada 220V
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

Caoa Chery Arrizo 5e

Também fabricado na China, o sedã Arrizo 5e da Caoa Chery chega a 322 km de autonomia máxima.

Preço: R$ 159.900 (último preço oficial divulgado)

Motor: Motor único elétrico de 122 cv e 28,1 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: Entre 16 e 20 horas

Arrizo 5e é mais divertido que o turboflex, mas custa muito mais, embora seja ecologicamente correto
Crédito: Divulgação
toggle button

Renault Zoe e-Tech

O carro elétrico da Renault vem diretamente da França com autonomia de até 385 km.

Preço: A partir de R$ 204.990 (Versão Zen)

Motor: Motor único elétrico de 135 cv e 25 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220 V: De 8 a 9 horas.

Renault Zoe foi lançado no Brasil no Salão de São Paulo de 2018 e se atualizou recentemente
Crédito: Mario Villaescusa/WM1
toggle button

JAC iEV40

Com autonomia máxima de 300 km, o iEV40 tem custo de manutenção até 80% mais barato que em comparação com um carro térmico equivalente.

Preço: R$ 189.900

Motor: Motor único elétrico de 115 cv e 21,9 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: 22 horas

iEV 40 é um T40 elétrico e chegou ao Brasil em 2019 ao preço de R$ 153.900 - hoje custa R$ 189.900
Crédito: Divulgação
toggle button

Nissan Leaf

O hatch elétrico da japonesa Nissan pode rodar até 240 km. E, recentemente, foi revelado pela marca que o Leaf pode virar um SUV na próxima geração

Preço: R$ 277.990

Motor: Motor único elétrico de 149 cv e 32,6 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: até 20 horas

Nissan Leaf foi mostrado em 2018 e, lançado oficialmente no Brasil em 2019
Crédito: Divulgação
toggle button

BMW i3

Com autonomia de 290 km, o subcompacto i3 da BMW é considerado o elétrico mais eficiente do Brasil, segundo o Inmetro.

Preço: R$ 304.950

Motor: Motor único elétrico de 170 cv e 25,5 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: 10 horas

BMW i3 é um dos carros elétricos de maior longevidade no Brasil: é vendido por aqui desde 2014
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

JAC e-JS1

Modelo lançado recentemente, o e-JS1 é o carro elétrico mais barato do Brasil. Primeiro resultado da parceria da marca chinesa com a Volkswagen, pode circular com autonomia de autonomia 300 km.

Preço: R$ 149.900

Motor: Motor elétrico de 68 cv e 21,4 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: Até 10 horas

Chevrolet Bolt EV

Fabricado nos Estados Unidos, tem autonomia máxima de 416 km.

Preço: R$ 270.170

Motor: Motor único elétrico de 203 cv e 36,7 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220 V: 40 horas

Bolt pode ser recarregado em 9h na wallbox, mas em tomada 220V convencional leva até 40h
Crédito: Divulgação
toggle button

Jaguar I-Pace

Com capacidade para rodar até 470 km, o I-Pace é o primeiro elétrico da montadora britânica Jaguar.

Preço: A partir de R$ 621.850

Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 400 cv e 71 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: 8,6 horas

Jaguar I-Pace foi lançado no Brasil em 2019 e é um dos elétricos com maior autonomia
Crédito: Divulgação
toggle button

Audi e-tron

O primeiro sportback totalmente elétrico da Audi pode circular com autonomia de 436 km.

Preço: A partir de R$ 574.990

Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 408 cv e 67,7 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: Até 46 horas

Audi e-tron foi o primeiro carro elétrico da marca alemã oferecido no Brasil e no mundo
Crédito: Divulgação
toggle button

Mercedes-Benz EQC

O carro elétrico EQC, da alemã Mercedes-Benz, chega a 421 km de autonomia máxima.

Preço: A partir de R$ 629.900

Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 408 cv e 77,5 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: 40,7 horas

Mercedes lançou no ano passado seu primeiro SUV elétrico no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

Porsche Taycan (4S, Turbo e Turbo S)

Um dos melhores em termos de autonomia de um carro elétrico, o veículo da Porsche roda até 521 km no ciclo urbano e 385 km na estrada (477 km e 340 km no Turbo S).

Preço: A partir de R$ 615 mil (R$ 699 mil no 4S; R$ 909 mil no Turbo; R$ 1.079.000 na Turbo S)

Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 326 cv a 476 cv e 35,2 kgf.m de torque (e de até 761 cv e 107,1 kgf.m na configuração Turbo S, a mais insana)

Câmbio: Automático, duas marchas

Carregamento em tomada 220V: Até 10,5 horas

Taycan Turbo S, o mais poderoso, vai de 0 a 100 km/h em 2,8 s e atinge 260 km/h de velocidade final
Crédito: Divulgação
toggle button

JAC iEV60

Capaz de rodar 380 km, o iEV60 2022 é o SUV de porte médio mais barato da marca.

Preço: R$ 259.900

Motor: motor elétrico de 150 cv e torque de 330 Nm

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada: 14 horas

O JAC iEV60 é o SUV de porte médio mais barato da marca
toggle button

JAC iEV330P

Primeira picape 100% elétrica do mundo, a iEV330P tem autonomia máxima de 320 km.

Preço: R$ 299.900

Motor: Motor único elétrico de 150 cv e 33,6 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: 22 horas

JAC iev330P é a primeira picape 100% elétrica do mundo e já é oferecida no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

JAC iEV750V

Primeira e única van 100% elétrica de grande porte do mercado brasileiro, a iEV750V comporta um volume de carga de 12m³ com capacidade de carga de 1,54 toneladas. O modelo tem autonomia de 235 km.

Preço: A partir de R$ 399.000

Motor: Motor elétrico com 163 cv de potência e 76,5 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, uma marcha

Carregamento em tomada 220V: 13 horas

<span styles="font-weight: 400;">A JAC iEV750V é a primeira e única van 100% elétrica de grande porte do mercado brasileiro</span>
Crédito: Divulgação
toggle button

Fiat 500e

De fabricação italiana, o carro elétrico da Fiat roda até 460 km (em modo especial). O 500e foi lançado no Brasil em agosto.

Preço: A partir de R$ 239.990

Motor: Motor único elétrico de 118 cv e 22,4 kgf.m de torque

Câmbio: Automático, CVT, uma marcha

Carregamento em tomada 220 V: Até 10 horas (4h em pontos de recarga rápida).

Fiat 500e pode ser carregado em 10 horas em tomadas 220 V
Crédito: Divulgação
toggle button

Como comprar carro elétrico no brasil?

O portfólio de veículos movidos a eletricidade já apresenta um bom número de modelos, com opções para diferentes tipos de necessidade e orçamento. Cabe salientar que, com o preço dos novos ainda distante da média popular, o motorista tende a procurar um carro elétrico usado, com opções de seminovos mais em conta.

Independente da escolha, o consumidor também tem boas alternativas na hora de selecionar onde comprar um carro elétrico. Além do mais, as previsões são de crescimento para o segmento, com cada vez mais lançamentos no mercado nacional. 

Comentários
Wid badge