Há algum tempo montamos um guia com todos os detalhes, preços e especificações técnicas dos carros híbridos à venda no Brasil. Hoje, vamos montar uma lista comparativa parecida, mas com dados e foco em modelos de carro elétrico.
Vamos conhecer um pouco sobre o funcionamento do carro elétrico e a respeito dos custos desse tipo de veículo. E, na lista que montamos dos modelos, um pouco mais abaixo,, vamos considerar apenas carros 100% elétricos e vendidos ao público comum, sem aqueles que vêm ao Brasil para serem emplacados por meio de parcerias com empresas - como o caso do Renault Kangoo Z.E. Maxi, por exemplo.
Ainda existe uma certa confusão entre o funcionamento de um carro elétrico em comparação com os carros híbridos. O elétrico híbrido recarregável (ou PHEV, de “plug-in hybrid electric vehicle”) também utiliza a bateria para tracionar as rodas e o ainda conta com um motor a combustão para complementar o funcionamento, o que garante mais autonomia e previne a perda completa de carga.
Entretanto, nos veículos elétricos, também chamados de BEV (que vem do inglês de "battery electric vehicle”), a bateria é a principal via de armazenamento da energia necessária para a tração das rodas. Geralmente, os carros elétricos contam ainda com uma bateria auxiliar, voltada para a alimentação dos acessórios internos, como todos os demais automóveis.
Outra diferença entre os elétricos e automóveis comuns é que, embora sejam mais caros, os modelos a bateria tem menor custo de manutenção, já que possuem menos peças e não precisam de componentes que são imprescindíveis para veículos a combustão, como velas de ignição, fluido de arrefecimento do motor, óleo lubrificante e até mesmo a embreagem.
O aumento das facilidades como a forma de carregamento pode ser realizada também têm atraído olhares aos carros elétricos, que contam com carregadores próprios que podem ser conectados na rede doméstica, para fazer o "abastecimento" do veículo de maneira segura dentro de algumas horas.
O motorista pode optar também por utilizar postos de recarga de carros elétricos. A rede de pontos para carregamento ainda é pequena, com pelo menos 754 estações, dos quais 49,3% estão no estado de São Paulo. Todavia, o número de postos de recarga de carros elétricos no Brasil tem crescido nos últimos anos.
Esses veículos possuem tecnologias recentes, que ainda dependem de processos de desenvolvimento complexos, e que contam com baterias de alto custo. Mas já é possível encontrar carros elétricos mais baratos, ou com preços que se aproximam, aos poucos, dos valores de automóveis a combustão.
Atualmente, o preço de um carro elétrico no Brasil pode variar de R$ 150 mil, entre os modelos com recursos mais modestos, e R$ 1 milhão, com tecnologias avançadas e novidades no mercado. Na lista a seguir, você encontra o valor de cada modelo disponível no país.
O iEV20 é um veículo elétrico da chinesa JAC Motors com autonomia máxima de 400 km.
Preço: R$ 159.900
Motor: Motor único elétrico de 68 cv e 21,9 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: 22 horas
Também fabricado na China, o sedã Arrizo 5e da Caoa Chery chega a 322 km de autonomia máxima.
Preço: R$ 159.900 (último preço oficial divulgado)
Motor: Motor único elétrico de 122 cv e 28,1 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: Entre 16 e 20 horas
O carro elétrico da Renault vem diretamente da França com autonomia de até 385 km.
Preço: A partir de R$ 204.990 (Versão Zen)
Motor: Motor único elétrico de 135 cv e 25 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220 V: De 8 a 9 horas.
Com autonomia máxima de 300 km, o iEV40 tem custo de manutenção até 80% mais barato que em comparação com um carro térmico equivalente.
Preço: R$ 189.900
Motor: Motor único elétrico de 115 cv e 21,9 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: 22 horas
O hatch elétrico da japonesa Nissan pode rodar até 240 km. E, recentemente, foi revelado pela marca que o Leaf pode virar um SUV na próxima geração
Preço: R$ 277.990
Motor: Motor único elétrico de 149 cv e 32,6 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: até 20 horas
Com autonomia de 290 km, o subcompacto i3 da BMW é considerado o elétrico mais eficiente do Brasil, segundo o Inmetro.
Preço: R$ 304.950
Motor: Motor único elétrico de 170 cv e 25,5 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: 10 horas
Modelo lançado recentemente, o e-JS1 é o carro elétrico mais barato do Brasil. Primeiro resultado da parceria da marca chinesa com a Volkswagen, pode circular com autonomia de autonomia 300 km.
Preço: R$ 149.900
Motor: Motor elétrico de 68 cv e 21,4 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: Até 10 horas
Fabricado nos Estados Unidos, tem autonomia máxima de 416 km.
Preço: R$ 270.170
Motor: Motor único elétrico de 203 cv e 36,7 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220 V: 40 horas
Com capacidade para rodar até 470 km, o I-Pace é o primeiro elétrico da montadora britânica Jaguar.
Preço: A partir de R$ 621.850
Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 400 cv e 71 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: 8,6 horas
O primeiro sportback totalmente elétrico da Audi pode circular com autonomia de 436 km.
Preço: A partir de R$ 574.990
Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 408 cv e 67,7 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: Até 46 horas
O carro elétrico EQC, da alemã Mercedes-Benz, chega a 421 km de autonomia máxima.
Preço: A partir de R$ 629.900
Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 408 cv e 77,5 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: 40,7 horas
Um dos melhores em termos de autonomia de um carro elétrico, o veículo da Porsche roda até 521 km no ciclo urbano e 385 km na estrada (477 km e 340 km no Turbo S).
Preço: A partir de R$ 615 mil (R$ 699 mil no 4S; R$ 909 mil no Turbo; R$ 1.079.000 na Turbo S)
Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 326 cv a 476 cv e 35,2 kgf.m de torque (e de até 761 cv e 107,1 kgf.m na configuração Turbo S, a mais insana)
Câmbio: Automático, duas marchas
Carregamento em tomada 220V: Até 10,5 horas
Capaz de rodar 380 km, o iEV60 2022 é o SUV de porte médio mais barato da marca.
Preço: R$ 259.900
Motor: motor elétrico de 150 cv e torque de 330 Nm
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada: 14 horas
Primeira picape 100% elétrica do mundo, a iEV330P tem autonomia máxima de 320 km.
Preço: R$ 299.900
Motor: Motor único elétrico de 150 cv e 33,6 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: 22 horas
Primeira e única van 100% elétrica de grande porte do mercado brasileiro, a iEV750V comporta um volume de carga de 12m³ com capacidade de carga de 1,54 toneladas. O modelo tem autonomia de 235 km.
Preço: A partir de R$ 399.000
Motor: Motor elétrico com 163 cv de potência e 76,5 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, uma marcha
Carregamento em tomada 220V: 13 horas
De fabricação italiana, o carro elétrico da Fiat roda até 460 km (em modo especial). O 500e foi lançado no Brasil em agosto.
Preço: A partir de R$ 239.990
Motor: Motor único elétrico de 118 cv e 22,4 kgf.m de torque
Câmbio: Automático, CVT, uma marcha
Carregamento em tomada 220 V: Até 10 horas (4h em pontos de recarga rápida).
O portfólio de veículos movidos a eletricidade já apresenta um bom número de modelos, com opções para diferentes tipos de necessidade e orçamento. Cabe salientar que, com o preço dos novos ainda distante da média popular, o motorista tende a procurar um carro elétrico usado, com opções de seminovos mais em conta.
Independente da escolha, o consumidor também tem boas alternativas na hora de selecionar onde comprar um carro elétrico. Além do mais, as previsões são de crescimento para o segmento, com cada vez mais lançamentos no mercado nacional.