Hyundai Hb20 Tgdi X Gm Onix Turbo 1174

HB20 Platinum vs. Onix Premier: qual você leva?

Novidade da linha 2024, o HB20 Platinum Safety encara o seu concorrente da Chevrolet. Descubra o melhor para você


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Quem dera todo comparativo de carro tivesse um vencedor óbvio. A grande verdade é que, nessas batalhas entre concorrentes, há casos em que é difícil escolher um vencedor. Um exemplo desse tipo de disputa é a que você confere nas próximas linhas: o Hyundai HB20 Platinum Safety encara o Chevrolet Onix Premier.

O HB20 Platinum Safety é uma das novidades da linha 2024 do hatch da Hyundai. Parte de R$ 113.290 e é um pacote intermediário de equipamentos para a versão topo de linha, com o conjunto de tecnologias de condução do Platinum Plus, mas sem alguns dos itens de conforto do completão.

É esse carro que encara o topo de linha Onix Premier, que custa a partir de R$ 115.170 e, na linha 2024, é vendido com um pacote único de equipamentos, tendo como único "opcional" a chance de escolher entre o interior com revestimentos em preto e cinza (o carro das fotos) ou preto e caramelo.

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Comparativo: HB20 Platinum Safety vs. Onix Premier

Visual e dimensões

Beleza é subjetiva, mas eu acho que tanto o HB20 quanto o Onix são carros compactos bem bonitos. Ambos, aliás, estão no mercado desde 2019, embora o Hyundai tenha passado por uma reestilização em meados de 2022.

O HB20 ficou menos controverso depois que perdeu a frente "boca de bagre", enquanto o Chevrolet é um carro de visual mais sóbrio e, por isso mesmo, é mais unânime. Mas já começa a ficar datado.

Agora, falando em tamanho, é aqui que o Onix larga na frente: são 4,16 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,55 m. O HB20 tem 4,02 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,53 m.

Cabine e comodidade

Na prática, as medidas mais generosas permitem que o Onix ofereça mais espaço para as pernas e as cabeças dos ocupantes do banco traseiro. Algo importante para quem costuma levar com frequência passageiros com mais de 1,70 m.

Mesmo com essa vantagem do hatch da Chevrolet, não podemos esquecer que estamos falando de dois hatches compactos. Então o espaço na cabine não é exatamente o grande destaque dos dois modelos. Dá para levar dois adultos no banco traseiro, mas três já viajam no aperto.

Em capacidade de porta-malas, um empate técnico: 303 litros para o Chevrolet e 300 litros para o Hyundai. Mas o Onix fica devendo uma maçaneta externa para a tampa do compartimento de bagagens, apesar de oferecer um botão no painel e a possibilidade de abertura pela chave.

Já na posição de guiar os dois modelos são bem parelhos, com uma leve vantagem para o HB20, que tem bancos mais confortáveis. O hatch da Hyundai também exibe acabamento mais caprichado.

Ainda que tenha plásticos rígidos por todos os lados, o HB20 tem peças com encaixes bem feitos e sem rebarbas. Ponto em que o Onix ainda dá uma escorregada.

Apesar da tela digital, o painel de instrumentos do HB20 oferece menos informações ao condutor que o conjunto tradicional de mostradores analógicos e telinha multifunção usado no Onix.

Inclusive, o Chevrolet permite monitorar a pressão de cada um dos pneus e até exibe um gráfico com dados de consumo dos últimos quilômetros. Algo que não é possível no Hyundai.

O painel do Onix Premier é analógico, mas exibe mais informações para o condutor
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Equipamentos

O HB20 Platinum Safety tem, de série, ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia, painel digital, chave presencial, multimídia com tela de oito polegadas, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis com acendimento automático, controlador automático de velocidade, controles de tração e estabilidade e seis airbags.

O pacote "Safety" do Hyundai é composto pelos assistentes tecnológicos de condução e tem frenagem autônoma, assistentes de permanência e centralização em faixa, farol alto adaptativo e detector de fadiga.

O ar-condicionado é do tipo convencional na versão Platinum Safety do HB20
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Já o Onix fica devendo o pacote de assistentes de condução do HB20. Mas sai de fábrica com monitor de pontos cegos, sensores de estacionamento dianteiros e um assistente de baliza semiautônomo.

O Onix ganha mais um ponto na lista mais recheada de equipamentos de conforto. Tem todos os itens presentes no Hyundai,  mais o ar-condicionado automático e o carregador de celular por indução. Estes dois itens estão disponíveis apenas no HB20 topo de linha Platinum Plus.

Mecânica e desempenho

O HB20 Platinum Safety tem motor 1.0 turbo flex com injeção direta, que desenvolve 120 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque a 1.500 rpm. O câmbio é automático de seis marchas.

Também com câmbio automático de seis velocidades, o Onix Premier está equipado com 1.0 turbo flex com injeção multiponto, que fica um pouco atrás em potência e torque: 116 cv e 16,8 kgf.m a 2.000 rpm.

Olhando apenas para os números, os dois carros são bem parelhos em desempenho. O Onix é mais rápido no zero a 100 km/h (10,1 segundos contra 10,7 segundos), mas o HB20 é mais veloz (190 km/h ante 187 km/h).

Com injeção direta, o motor 1.0 turbo do HB20 oferece bom rendimento mesmo abaixo de 2.000 rpm
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Esse equilíbrio se repete mais uma vez no consumo. O Hyundai vai melhor em consumo urbano com gasolina (12,7 km/l ante 11,8 km/l), mas o Onix dá o troco na estrada (14,9 km/l contra 14 km/l).

No uso cotidiano, o motor 1.0 com injeção direta do HB20 entrega respostas ágeis mesmo abaixo das 2.000 rpm. O acerto de direção - leve na medida certa - e a suspensão bem equilibrada fazem do hatch um carro mais agradável para dirigir que o Onix. Principalmente no uso urbano, já que o motorista dirige a maior parte do tempo pisando pouco no acelerador.

Já em relação ao pacote de tecnologias de condução, sou daqueles que ainda torcem o nariz para o assistente de manutenção e centralização em faixas. Eles não têm muita utilidade no uso diário quando não estão associados a um controlador adaptativo de velocidade. O mesmo não posso dizer do farol alto automático e da frenagem autônoma, que são equipamentos bem-vindos em qualquer carro.

O motor do Onix Premier entrega melhor rendimento no uso rodoviário
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O Onix Premier também oferece um belo acerto de direção e suspensão. Assim como o HB20 (e diferentemente do sedã Onix Plus), tem aquele acerto mais firme e típico da maioria dos hatches compactos, e que favorece mais a dirigibilidade do que o conforto.

Mas o motor 1.0 turbo enche mesmo só acima de 2.500 rpm. É um propulsor bem esperto, mas que entrega o seu melhor desempenho principalmente no uso rodoviário, quando responde com eficiência às pisadas no acelerador.

O pacote tecnológico, por sua vez, tem o (muito útil) monitor de pontos cegos e o (nem tanto) assistente de baliza. Um equipamento bacana e que funciona com perfeição. Mas aposto que muita gente se esquece dele no uso cotidiano.

O HB20 é a escolha para quem gosta de dirigir; já o Onix é uma compra mais racional
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Conclusão

O Chevrolet Onix Premier custa mais caro. Mas oferece espaço interno superior e uma lista mais completa de equipamentos de conforto. Por outro lado, fica um pouco atrás em prazer ao dirigir e acabamento interno.

Já o HB20 Platinum Safety é um carro mais agradável de guiar e tem acabamento superior, além de um pacote de tecnologias de condução mais atualizado. Por outro lado, a cabine é menos espaçosa e a lista de equipamentos de conforto, menos recheada.

Para quem está em busca de uma compra mais racional, o Onix é o vencedor dessa disputa. Fiquei ainda mais certo disso depois que fiz a cotação do seguro dos dois modelos pelo Auto Compara. No meu perfil (homem, 36 anos) a melhor proposta para o Chevrolet foi de R$ 6.371,86, pela Tokio Marine. Já o seguro do HB20 sairia por R$ 7.024,89, pela Mapfre.

Mas isso não quer dizer que o HB20 não seja também uma belíssima opção de hatch compacto. É um carro mais bacana para guiar e, mesmo com menos espaço e o seguro mais caro, seria a minha escolha entre os dois. Se você, assim como eu, não costuma ser muito racional ao comprar um carro novo, olhe com mais atenção para o carro da Hyundai.

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