Onix Plus, Virtus e HB20S lado a lado para o comparativo

HB20S, Onix Plus e Virtus: qual é o melhor sedã?

Comparativo do WM1 reúne os principais compactos premium do mercado para responder: qual vale seu investimento?


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Duas patadas foram dadas no Volkswagen Virtus, o grande líder do segmento de sedãs compactos premium... Que não são tão pequenos assim.

De onde vieram as patadas? Hyundai e Chevrolet se movimentaram e saíram do lugar tradicional para lançar produtos recheados de tecnologia que (talvez) fossem capazes de superar o até então todo-poderoso líder da categoria.

Com vocês, exclusivamente aqui no WM1, o grande desafio dessa categoria no ano de 2019: Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S contra o bom modelo da Volks.

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Mas sem duplinha, é cada um por si! Tudo para saber qual é o melhor sedã.

Virtus é o mais comprido, largo e também o com maior porta-malas. Mas qual é o melhor sedã?
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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As versões

Para este embate, levamos a campo as versões topo de linha do Onix Plus (a Premier com todos os opcionais, de R$ 77.900) e do HB20S (Diamond Plus AT6 1.0T, de R$ 82.240). As duas encaram a configuração intermediária do Virtus, a Comfortline 200 TSI, de R$ 78.590.

Por que não o Virtus Highline, que começa em R$ 84.290? Primeiro, porque ele é mais caro e neste comparativo reunimos as melhores opções entre os três carros que não ultrapassem muito a faixa de R$ 80 mil. Segundo, porque também não havia um Highline de topo disponível para a disputa.

Equipamentos

Como falamos, o Virtus avaliado foi um Comfortline 200 TSI por falta da opção Highline. E mesmo custando praticamente o mesmo que os "novatos", ele fica atrás por diversos aspectos. A começar pela ficha de equipamentos em termos de segurança.

O Virtus tem só quatro airbags (Onix e HB20S têm seis, cada), porém, traz controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa como os rivais. De exclusivo, ou seja, algo que nenhum dos outros dois tem, oferece sistema de bloqueio eletrônico do diferencial.

O HB20S Diamond Plus, como dissemos, traz praticamente todos esses itens e ainda chega com câmera de ré, bancos e volantes revestidos de couro, retrovisores eletricamente rebatíveis, monitoramento de pressão dos pneus, chave presencial.

Como destaque, dois sistemas que só o Hyundai tem:  de frenagem autônoma de emergência e alerta sonoro de mudança de faixa.

Já o Onix Plus Premier também vem com couro nos bancos e volante, ar digital, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento dianteiro e chave presencial.

Mas seus grandes destaques, exclusivos, são o carregador de celular por indução, sistema wi-fi para até sete pessoas, OnStar com serviços de concierge, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento automático.

Para tentar se igualar, o Virtus faz uso de opcionais - e assim chega a R$ 81.725. Ganha chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro, ar automático, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, monitoramento dos pneus, volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha e exclusivo sistema detector de fadiga.

Conforto

Ok, lista de equipamentos inteira posta à mesa dos três carros. Temos um Virtus de R$ 81.725, um Onix Plus de R$ 77.900 e um HB20S de R$ 82.240. Considerando equipamentos, tecnologia, segurança e preço, portanto, o Chevrolet sai na frente, seguido pelo sedã da VW, com o Hyundai em terceiro - mesmo que este seja um dos mais completos.

Outro ponto de extrema importância em um comparativo de sedãs familiares é o espaço interno. Nesse quesito, o Virtus continua como o campeão, com grande vantagem em relação aos concorrentes.

Ele é consideravelmente maior que os rivais e se aproveita disso para entregar mais espaço e conforto aos passageiros. Além disso, seu porta-malas também é maior: são 521 litros no Virtus; 469 litros no Onix Plus e 475 litros no HB20S.

Importante dizer que o acerto da suspensão do Volkswagen ainda é um trunfo. Para quem gosta de dirigir, é importante saber que ele é consideravelmente mais firme que Onix e HB20S, mas sem causar desconforto. Na prática, é entre os três o que mais tem estabilidade.

Motor econômico? Tem nos três

Agora vamos falar de outro quesito de extrema importância: motorização e tecnologia aplicada no conjunto mecânico.

É verdade que o Virtus já havia "subido o sarrafo" de qualidade no segmento por utilizar o eficiente motor 1.0 TSI da Volkswagen. Turbo, flex, com injeção direta de combustível, é capaz de render até 128 cv e 20,4 kgf.m de torque.

A GM seguiu os preceitos do adversário e também fez o Onix Plus dar um belo salto em relação ao Prisma. O sedã da Chevrolet utiliza motor turbo também extremamente moderno. Ele só não tem injeção direta, mas rende bons 116 cv e 16,8 kgf.m com etanol.

A Hyundai, idem: o motor Kappa 1.0 TGDI tem turbo, injeção direta e pode gerar 120 cv e 17,8 kgf.m com combustível vegetal no tanque.

Consumo, segundo o Inmetro:

  • Virtus faz 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol; 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.
  • Onix Plus faz 8,3 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol; 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina.
  • HB20S faz 8,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol; 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina.
  • Os três - absolutamente os três - têm câmbio automático de seis marchas. Assim como a mesma padronização de suspensão: independente do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção, na traseira.

    Em termos mecânicos, portanto, o Virtus é o mais forte, potente e o que anda mais. Só que o HB20 é o que menos bebe. Nos dois quesitos, o Onix fica no meio-termo.

    O desempate

    Temos até aqui três bons carros. Um mais espaçoso e poderoso em desempenho (Virtus). Outro mais econômico e completo, mas também mais caro e um pouco mais apertado (HB20S).

    E um que soma o melhor dos dois lados, o Onix Plus, que tem como grande diferencial a excelente quantidade de tecnologias exclusivas nunca antes vistas na categoria. Entre elas, carregador de celular por indução, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento automático etc.

    Ordem do comparativo vai se desenhando... Onix Plus, Virtus e HB20S? Veja mais abaixo...
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    Em relação à central multimídia, todas são muito boas, intuitivas e  fáceis para fazer uma conexão via Bluetooth de celular. As três também oferecem conectividade via Apple CarPlay e Android Auto, algo primordial nos dias de hoje.

    A central MyLink do Onix fica um pouco à frente, pela qualidade e rapidez da tela em relação aos movimentos táteis. Ela é seguida pela da Volks e, por fim, pela da Hyundai.

    Beleza põe mesa

    E, outro ponto que define compra: qual é o mais bonito? Ou você vai dizer que beleza não é um fundamento importante para o brasileiro na hora de comprar o carro?

    Na opinião do WM1 (lembrando que design é relativo e pode mudar de pessoa para pessoa), o Onix é o que tem o design mais bem resolvido: harmônico, agressivo e até cativante quando visto de traseira.

    O Virtus, lançado no começo de 2018, já parece "cansado", como se precisasse de uma reestilização. E o HB20, embora seja mais bonito pessoalmente do que nas fotos, é bem polêmico. Mais um ponto positivo para o Chevrolet.

    É importante a gente lembrar aqui dos problemas que o sedã da GM vem enfrentando.  Houve ocorrências de incêndio causadas por uma falha em um software de gerenciamento do motor - a GM já faz um recall.

    Isso não parece ter afetado as vendas do sedã. Muito pelo contrário: ele emplacou 8.092 unidades em novembro e já ultrapassou o Virtus, ex-líder da categoria.

    Tem mais: o Onix também é o mais bem acabado entre os três. O três-volumes da Chevrolet tem o melhor nível de materiais internos, fechamentos e ajustes de cabine mais bem feitos e tem ainda o cockpit mais bonito e bem estruturado para quem gosta de dirigir.

    Nesse quesito, o HB20S fica em segundo, mesmo com seu painel mais conservador, por ser mais novo e bem feito. Já o Virtus fica em terceiro por não ter um nível de acabamento condizente com o preço.

    Quem ganha?

    Falamos nos equipamentos do Onix Plus, mas vamos ressaltar novamente os fatos que o fazem ficar com a medalha de ouro: central multimídia com a nova geração do sistema MyLink, sistema de internet 4G com roteador wi-fi, OnStar, carregador de celular por indução, alerta de ponto cego e, claro, o menor preço .

    Medalha de prata para o Virtus, mesmo que seu projeto seja mais antigo (ou melhor, menos novo) que o do HB20S. O sedã da VW é maior, tem mais espaço para passageiros e porta-malas, anda mais e, ainda, assim custa menos que o rival da Hyundai.

    E, por fim, o HB20S fica com o bronze. Por custar mais, ter o desenho mais estranho e ser o mais apertado da turma. Mas vale destacar que nunca antes na história desse país um terceiro colocado ficou tão perto do segundo como aqui...

    Portanto, design, tecnologia, conectividade, bom acabamento e principalmente preço nos mostram porque o Onix Plus é a escolha para sua garagem. O sedã é quem propõe o melhor equilíbrio entre todos os atributos que um carro deste segmento precisa ter e também é quem oferece o melhor custo-benefício.

    Com Lukas Kenji e Renan Rodrigues

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