Os apaixonados por carros certamente vão concordar comigo: os automóveis têm alma. Uns curtem um passeio com mais emoção. Outros são mais pacatos e familiares. É da análise dessas características que sabemos se um automóvel vai "dar match" conosco. Pois neste comparativo reunimos o reestilizado Hyundai HB20S e o Chevrolet Onix Plus.
Embora ambos pertençam à categoria dos sedãs compactos, são carros com personalidades bastante distintas e com conjuntos de prós e contras para agradar a diferentes perfis de motoristas e famílias.
O HB20, em sua versão topo de linha Platinum Plus, é o mais caro dos dois. Custa a partir de R$ 121.490. Já o Onix Plus que trouxemos para esse comparativo é um exemplar da versão Premier, que parte de R$ 110.580.
O Hyundai HB20S de segunda geração acabou de passar por uma reestilização, que, sem exagero, deu uma nova vida para o sedã. A nova dianteira e - principalmente - a traseira redesenhada, deram um ar bem mais sofisticado para o carro, que desde a primeira geração tem uma carroceria mais próxima do estilo fastback.
Também lançado na atual geração no segundo semestre de 2019, o Chevrolet Onix Plus passou apenas por pequenas mudanças estéticas desde então. A maior delas justamente na linha 2023, com a adoção de novas rodas de 16 polegadas e de um friso cromado nas maçanetas externas.
Mesmo há mais tempo no mercado com a mesma cara, o sedã da Chevrolet ainda agrada pelas linhas bastante atuais e pelos três volumes marcantes. É um pacote mais conservador, mas que lembra os modelos maiores da marca. E por falar em visual de carro maior, é justamente no tamanho que o Onix Plus se destaca.
O Onix Plus tem 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. Bem maior que o HB20S, que mede 4,33 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e tem entre-eixos de 2,53 m.
Com esse tamanho, o Onix Plus é um carro com mais espaço para os passageiros, embora não necessariamente para as malas. São 469 litros de capacidade no porta-malas. Ou seis litros a menos que no HB20S. Por outro lado, o Chevrolet tem um bagageiro com acesso mais amplo, graças ao formato da carroceria.
Se em espaço interno o Onix Plus se saiu melhor na comparação com o HB20S, aqui o modelo da Hyundai dá o troco.
Na versão Platinum Plus, o sedã tem um motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível, que desenvolve 120 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque, combinado a um câmbio automático de seis marchas.
Já o Chevrolet também tem uma transmissão de seis velocidades, mas casada com um propulsor 1.0 turbo com injeção multiponto, de 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
O sedã da Chevrolet vai de zero a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge 187 km/h de velocidade máxima, enquanto o HB20S acelera de zero a 100 km/h em 10,7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 191 km/h
Olhando a ficha, a impressão é de que os dois carros são bem parelhos. Mas, na prática, no uso diário, o HB20S é um carro mais esperto que o Onix Plus principalmente abaixo de 2 mil rpm.
Combinado com o bom acerto de direção e suspensão, o Hyundai é um carro mais agradável para se guiar tanto na cidade quanto na estrada, enquanto o Onix Plus se mostra bem mais à vontade em rodovias.
Abastecido com gasolina, o sedã da Chevrolet registra médias de consumo de 12,3 km/l (cidade) e 16,8 km/l (estrada). O HB20S até empata no uso urbano, mas na estrada registra média de 15,5 km/l.
Com tanque de 44 litros, o Onix Plus pode rodar até 739,2 quilômetros. Já o Hyundai compensa o maior consumo com um tanque maior, de 50 litros, que permite ao modelo rodar até 775 quilômetros.
O HB20S pode até ser um carro que arranca mais sorrisos do motorista ao volante. Mas na hora de pagar a conta do combustível é o Onix Plus que dá um pouco mais de alívio para o bolso.
Como bons compactos do mercado brasileiro, HB20S e Onix Plus abusam dos plásticos rígidos na cabine. O Chevrolet tenta compensar esse acabamento menos vistoso oferecendo a possibilidade de o comprador escolher a combinação de cores (preto e caramelo ou preto e cinza).
Mesmo somente com a opção dos bancos em couro claro e com o ar meio monótono, o sedã da marca sul-coreana ainda leva uma pequena vantagem frente ao concorrente, pelo encaixe mais preciso e pelo melhor acabamento dos plásticos.
Agora falando dos equipamentos de conforto e segurança, os dois modelos são bem parelhos.
Ambos têm carregador de celular por indução, bancos de couro, seis airbags, controles de tração e estabilidade, faróis com acendimento automático, coluna de direção regulável em altura e profundidade, central multimídia com pareamento sem fio, controlador de velocidade de cruzeiro e chave presencial.
Ar-condicionado automático é de série no HB20S e opcional no Onix Plus, que oferece ainda a possibilidade de transformar a multimídia em um hotspot Wi-Fi.
Já no pacote tecnológico o Hyundai leva vantagem. Tem frenagem autônoma com detector de pedestres, monitor de pontos cegos e assistentes de manutenção e centralização em faixas.
Nos assistentes eletrônicos de condução, o Chevrolet pode ter como opcionais apenas o monitor de pontos cegos e o sistema de estacionamento semiautônomo.
Mas vale ressaltar que, mesmo todo equipado, o Onix Plus ainda é um carro mais barato que o HB20S. Com todos os opcionais citados, o Chevrolet vai a R$ 115.080. Uma diferença de R$ 6.410, para ser mais exato.
Tá. Mais qual deles é uma melhor opção de compra? Como eu falei no início deste texto, é tudo uma questão de casamento de personalidades.
O HB20S é uma escolha mais interessante para aqueles que valorizam as tecnologias de condução e o prazer ao dirigir, mesmo tendo que conviver com uma cabine mais apertada. Diria que o Hyundai é uma escolha mais acertada para jovens casais e famílias com filhos pequenos.
Já o Onix Plus é uma escolha mais família. Não empolga tanto ao volante, mas não faz feio em ultrapassagens com o carro cheio. O espaço interno na cabine atende melhor a aqueles com filhos que já passaram da infância. Sem contar que o consumo mais baixo e o preço de aquisição também menor fazem toda a diferença no orçamento familiar.