O Hyundai ix35 saiu de linha no Brasil por não atender as regras de emissões estabelecidas pelo Proconve L7 após ser comercializado no país durante 12 anos. O SUV, que na verdade é a segunda geração do veterano Tucson, era fabricado pelo Grupo Caoa em Anápolis (GO) desde 2013 sob licença da marca sul-coreana.
Embora a Caoa tenha encerrado a produção nacional do Hyundai ix35, o SUV será comercializado até que todas as unidades em estoque sejam vendidas. No site da empresa, o ix35 é ofertado por R$ 154.990 na versão GL 2.0 flex.
Apesar de todas as qualidades do ix35 (espaço interno, bom nível de equipamentos e confiabilidade mecânica), será que vale a pena pechinchar um desconto na compra de um modelo descontinuado ou é melhor partir para um SUV um pouco menor, porém mais moderno, da própria Hyundai?
O SUV, no caso, é o novo Hyundai Creta, que estreou no segundo semestre de 2021 com visual ousado, opção de motor turbo e novas tecnologias. A versão Platinum 1.0 turbo com teto solar (R$ 150.190) do novo Creta é a que mais se aproxima do preço do ix35 GL na comparação que mostraremos a seguir. E aí, qual deles é o melhor negócio?
Derivado da plataforma J4, o Hyundai ix35 é um pouco maior que o novo Creta em todas as dimensões. De acordo com os dados de fábrica, o SUV mede 4,41 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 465 litros de capacidade.
O novo Hyundai Creta, por sua vez, é baseado em uma versão atualizada da plataforma PB. As medidas do novato são as seguintes: 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O seu porta-malas acomoda 422 litros.
O ix35 leva sob o capô o longevo motor Nu 2.0 flex aspirado de quatro cilindros, que também equipa a versão topo de linha Ultimate do novo Creta. Combinado ao câmbio automático de conversor de torque de seis marchas, esse propulsor gera 157/167 cv de potência a 5.200 rpm e 19,2/20,6 kgf.m de torque a 4.700 rpm (gasolina/etanol).
O Hyundai Creta Platinum é movido pelo 1.0 turboflex de três cilindros da família Kappa, que estreou no país no HB20. Dotado de injeção direta, o propulsor entrega 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgf.m a 1.500 rpm quando abastecido com gasolina ou etanol. A transmissão também é automática de seis velocidades.
Com 1.500 kg, o Hyundai ix35 tem desempenho semelhante ao do Creta Platinum (1.270 kg), apesar do motor mais potente. De acordo com os dados de fábrica, o ix35 acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h.
O consumo de combustível de seu motor mais defasado também é prejudicado pelo maior peso. As médias informadas pelo Inmetro são de 10,4 km/l com gasolina e 7 km/l com etanol na cidade. Na estrada, as marcas são de 11,6 km/l e 8 km/l, com os respectivos combustíveis. Com base nesses números, o tanque de 58 litros do ix35 fornece autonomia rodoviária de 673 km.
Já o novo Creta Platinum aproveita o menor peso e o motor mais moderno para atingir os 100 km/h em 11,5 segundos e alcançar os 180 km/h de velocidade máxima.
O pequeno propulsor dotado de injeção direta faz, segundo o Inmetro, 11,6 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol em trecho urbano. As médias rodoviárias são de 12 km/l com gasolina e 8,7 km/l quando abastecido com etanol. A autonomia do tanque de 50 litros é de 600 km.
O Creta começa a disputa com vantagem no quesito segurança, uma vez que é equipado com seis airbags, enquanto o ix35 sai de fábrica apenas com os dois frontais obrigatórios por lei. No entanto, ambos contam com freios a disco nas quatro rodas com ABS, monitoramento de pressão dos pneus e controles de estabilidade e tração.
Os dois SUVs possuem chave presencial, saídas do ar-condicionado para os bancos traseiros, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré, mas apenas o Creta Platinum tem câmeras com visão em 360° e sensor de ponto cego. O ix35, por sua vez, conta com faróis com projetores e luz de rodagem diurna em LED e rodas de liga leve de 18 polegadas (no Creta Platinum são aro 17”).
O Creta ainda é o único do comparativo a ter borboletas para trocas de marchas no volante, ar-condicionado digital, limitador de velocidade, bancos de couro com ventilação para o motorista, acionamento remoto do motor, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold e o teto solar panorâmico.
Em termos de conectividade, o modelo mais novo também é mais atualizado. O Creta é equipado com a central multimídia blueNAV, que mostra na tela de 10,25 polegadas a imagem reproduzida pela câmera do retrovisor do lado direito para mostrar o ponto cego. O equipamento ainda conta com entrada USB para o banco traseiro e o sistema Bluelink com rastreamento do veículo, entre outros serviços.
Já a multimídia do ix35 tem apenas 7 polegadas e a sua interface é mais simples e com menos recursos que a do Creta.
O ix35 entrega bom conteúdo, cabine espaçosa e mecânica robusta, mas pesa contra o SUV o fato de ser um projeto antigo e, inclusive, já ter sido descontinuado. Portanto, fica atrás do Creta em vários quesitos tecnológicos e de segurança. Mas um bom desconto na compra do modelo, pode fazer valer a pena a compra. Já o novo Creta é mais moderno e equipado, além de contar com uma motorização mais eficiente.