Jetta GLI x Corolla Hybrid

Jetta GLI x Corolla Hybrid: tão perto e tão longe

Neste comparativo mostramos duas propostas totalmente diferentes de um mesmo segmento... Que têm quase o mesmo preço


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Vocês devem ter lido o "Jetta GLI x Corolla Hybrid" do título acima e pensado: "Os caras do WM1 ficaram loucos. Como comparar um sedã esportivo com outro híbrido?". Acredite, essa dúvida pode existir. O carro da VW custa R$ 205.810, enquanto o da Toyota sai a partir de R$ 177.690. Eu mesmo já ouvi: "Não sei se pego um Corolla para economizar ou se 'chuto o balde' e vou no GLI, que é meu sonho". E agora?

Importante destacar que este comparativo não vai eleger um vencedor, até porque, como já falamos diversas vezes, os dois concorrentes são ótimas opções para quem busca um carro novo - cada um com sua proposta. O Jetta é um sedã esportivo que não esconde essa pegada; o Corolla, por sua vez, é um sedã tão luxuoso quanto o concorrente e que foca na economia de combustível. Bora dar uma olhada?

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Jetta GLI x Corolla Hybrid

 Jetta GLI x Corolla Hybrid - têm preços relativamente próximos, mas propostas totalmente diferentes
Jetta GLI x Corolla Hybrid
Legenda: Jetta GLI x Corolla Hybrid - têm preços relativamente próximos, mas propostas totalmente diferentes
Crédito: WM1
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Motorizações (bem) diferentes

Vamos começar pelo tipo de motorização da dupla, que é totalmente diferente uma da outra. O Jetta tem motor 2.0 turbo (reconhecido pelo emblema 350 TSI, na traseira) com 230 cv e 35,7 kgf.m de torque. O câmbio utilizado é um automatizado DSG de dupla embreagem banhada à óleo e seis marchas. Os números: 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Com esse conjunto, o carro da Volks consegue fazer 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com gasolina, segundo o Inmetro. A autonomia máxima, que considera o tanque cheio de gasolina e percurso predominantemente rodoviário, indica que o sedã consegue rodar até 625 quilômetros (na cidade esse número seria de 495 km).

Volkswagen Jetta Gli 78
Volkswagen Jetta GLI é como se fosse a versão sedã do aposentado (no Brasil) Golf GTI
Crédito: Divulgação
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Já o Corolla Altis Hybrid tem um conjunto híbrido flex - o primeiro do mundo nesse formato, lançado em 2019 - composto por um motor 1.8 a combustão, de 101 cv e 14,5 kgf.m de torque com etanol e 98 cv e 14,5 kgf.m com gasolina, e um elétrico de 72 cv e 16,6 kgf.m. A potência combinada, de acordo com a Toyota, é de 122 cv. O torque final não é revelado.

Quem move o conjunto do sedã de origem japonesa é uma caixa de câmbio automática do tipo CVT que simula 10 marchas. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e consegue chegar a máximos 180 km/h. Agora vamos aos números de consumo:

  • 10,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol
  • 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina
  • Se considerarmos o tanque cheio de etanol, o Corolla conseguiria rodar até 469 quilômetros na cidade e 426 km na estrada; com gasolina, eles sobem para 701 km e 624 km, respectivamente.

    Deu para notar que o Jetta tem números realmente esportivos e que, ainda assim, pode ser um carro não tão beberrão se o pé do motorista conseguir ser dosado. Do outro lado, o Corolla tem números monstruosos de economia de combustível na cidade, lugar onde o motor elétrico consegue atuar mais e ajudar o propulsor a combustão, embora seja um carro bem pacato no quesito desempenho.

    Toyota Corolla Altis Hybrid
    O Corolla tem números impressionantes de consumo na versão híbrida
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    Espaço interno e porta-malas

    Outro quesito que precisa ser considerado por compradores de sedãs, normalmente famílias, é o tamanho do espaço interno e o volume do porta-malas. Vamos de novo começar com o Jetta, que tem 4,71 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,48 m de altura e 2,68 m de distância entre os eixos, que é o principal fator que influencia no espaço para quem vai atrás. O porta-malas tem 510 litros.

    O Corolla responde com 4,63 m (8 cm menor) de comprimento, 1,78 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos - portanto tem mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Só que o bagageiro do carro da Toyota tem 470 litros, 40 a menos que o modelo da Volks.

    Volkswagen Jetta GLI
    Volkswagen Jetta GLI tem pegada mais esportiva, como prova esse painel com acabamento escurecido
    Crédito: Divulgação/Volkswagen
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    Acabamento e equipamentos

    Finalizaremos este duelo com a comparação do nível de equipamentos dos dois carros, e levaremos em consideração, também, que a dupla é muito bem-acabada por dentro, porém cada um com sua personalidade.

    O Jetta tem materiais mais emborrachados na cabine e visual mais invocado no habitáculo. Já o Corolla preza por materiais mais refinados e brilhantes, com mais esmero e toques de luxo no interior.

    Toyota Corolla Altis Hybrid 5273
    Painel do Corolla Altis é sofisticado e tem acabamento com pegada menos esportiva, mas é luxuoso
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    Em relação aos equipamentos, vamos destrinchá-los:

    • Jetta GLI 350 TSI: R$ 205.810

      Segurança: vem de série com freios ABS; seis airbags; câmera de ré; controle de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; faróis full-LED; faróis e lanterna de neblina; farol alto inteligente; sistema de vetorização de torque; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; alerta de colisão frontal; Isofix, monitoramento da pressão dos pneus; indicador de fadiga; frenagem autônoma de emergência e frenagem automática traseira com sensor de aproximação.

      Conforto e conveniência: ar-condicionado de duas zonas com função automática; direção elétrica; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; banco do motorista com ajuste elétrico (com memorizador) e ventilação; controlador automático de velocidade adaptativo (ACC); revestimento dos bancos em couro sintético; vidros elétricos; rodas de liga leve aro 18"; chave presencial e botão de partida do motor; sistema start-stop; controle de largada; freio de estacionamento por botão; ajuste elétrico dos retrovisores; sensor crepuscular e sistema auto-hold para o câmbio.

      Entretenimento: painel de instrumentos digital "Active Info Display" e central multimídia Discover Media com tela de oito polegadas; rádio; CD/DVD-Player; GPS integrado; entrada USB e conexão Bluetooth; espelhamento da tela do celular (cabo) por Android Auto ou CarPlay e leitor de cartão de memória.

      Opcional: teto solar elétrico e teto panorâmico integrados.

      • Corolla Altis Hybrid Premium: R$ 183.370 (sem o "Premium" ele custa R$ 177.690)

        Segurança: freios ABS; seis airbags; câmera de ré; controle de estabilidade e tração; faróis full-LED duplos; faróis e lanterna de neblina; farol alto inteligente e fachos dos canhões de luz com controle de altura; Isofix; assistente de partida em rampas; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; alerta de mudança de faixa; alerta de colisão frontal e sistema de frenagem automática de emergência.

        Conforto e conveniência: ar-condicionado automático (uma zona de resfriamento); direção elétrica; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; controlador de velocidade adaptativo (ACC); banco do motorista com ajuste de altura; bancos em couro sintético; rodas de liga de 17 polegadas; retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e chave presencial.

        Entretenimento: central multimídia com tela de oito polegadas; rádio; entrada USB e conexão Bluetooth e espelhamento da tela do celular (via cabo) por Android Auto ou CarPlay. Diferentemente do Jetta, não há opcionais, apenas acessórios de concessionárias.

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