Volkswagen Polo Tsi E Renault Kardian Evolution Manual (2)

Kardian Evolution manual quer peitar o Polo TSI

Um SUV compacto contra um hatch compacto. Isso faz sentido? É que os dois modelos têm mais semelhanças do que diferenças


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De um lado deste comparativo está o Renault Kardian Evolution manual. Do outro, o Volkswagen Polo TSI. Apesar de todas as diferenças, esses dois aqui têm porte e mecânica semelhantes. Além do mais importante: o preço.

O Kardian manual é o mais barato: sai por R$ 106.990 nesta que é a versão de entrada. Já o Polo TSI parte de R$ 111.490. Mais baratas que esse TSI, só as configurações MPI, Track e Robust, equipadas com o propulsor 1.0 aspirado.

E qual desses dois carros é o mais bacana para o que você espera de um automóvel? Confira a seguir.

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Apesar de serem de categorias diferentes, Kardian e Polo têm porte e preços bem semelhantes
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Comparativo: Kardian Evolution manual vs. Polo TSI

Visual e dimensões

O Renault Kardian estreou em março de 2024 e marcou uma revolução para a filial brasileira da marca francesa. Depois de anos produzindo carros da romena Dacia com o logo do losango, a Renault lançou no Brasil um produto totalmente novo e original, baseado em uma nova plataforma e com um conjunto mecânico nunca usado por aqui.

Por isso mesmo, o Kardian tem visual arrojado e ainda é visto como novidade no mercado. Aliás, basta ir a uma concessionária da marca para confirmar como este SUV compacto parece estar a anos-luz de distância dos outros produtos Renault.

A versão Evolution manual foi lançada em outubro do ano passado. É a única da linha sem o câmbio automatizado de dupla embreagem, substituído por uma transmissão convencional de seis marchas. Por outro lado, o motor é o mesmo 1.0 turbo flex usado nas versões mais caras.

Olhando o Kardian e o Polo lado a lado, fica claro que o SUV da Renault é mais alto que o hatch da Volkswagen. Considerando o rack no teto, são 13 cm a mais na altura.

Mas essa é a medida em que o Kardian mais destoa do Polo. O Renault mede 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e tem entre-eixos de 2,60 m.

O Kardian tem visual mais atual e ainda é visto como uma novidade pelo mercado
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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O Volkswagen Polo chegou por aqui na atual geração em 2017 e desde o final de 2022 tem essa mesma cara, inspirada na do carro vendido lá na Europa.

Visualmente, parece ser bem mais antigo que o Kardian. Justamente pelas linhas mais convencionais e caretas dessa versão TSI. Nem as rodas de liga leve - que são de série - salvam o compacto da Volkswagen.

Eu prefiro ver esse Polinho como uma tela em branco. Ou seja: um carro perfeito para receber qualquer personalização que possa tornar seu visual mais interessante.

Nem todo mundo vê o hatch da Volks desta maneira. Mas, apesar da cara bem careta, o Polo também é um carro mecanicamente bem sofisticado, baseado na plataforma modular MQB A0 e equipado com um propulsor turbo de três cilindros.

Falando no tamanho, o hatch da Volkswagen é pouca coisa menor que o Kardian: mede 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e tem 2,56 m de entre-eixos.

Mesmo bastante atual, o Polo é claramente mais careta que o Kardian
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Cabine e espaço interno

Mais "moderno" por fora, o Kardian também parece mais atual na cabine, que tem central multimídia com tela flutuante e painel digital configurável.

Por outro lado, tem alguns deslizes de ergonomia. Um deles é o volante regulável que cai no colo quando você solta a trava da coluna. O outro é o comando satélite para o sistema de som: solução antiga e menos eficiente que os comandos no próprio volante.

A carroceria maior faz diferença no SUV da Renault, que oferece mais espaço para as pernas e, principalmente, para a cabeça dos ocupantes.

Não chega a ser enorme, mas fica claro que o Kardian oferece mais espaço. E no porta-malas, outro ponto para o Renault. São 358 litros de capacidade.

O Renault Kardian tem porta-malas maior e oferece uma cabine mais ampla para os passageiros
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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O Polo tem um layout interno mais convencional. Mas não fica devendo em tecnologia para o Kardian. Mesmo oferecendo menos espaço interno que o Renault, o Polo não chega a decepcionar.

A área para os passageiros fica dentro daquilo que se espera de um hatch compacto. Assim como o porta-malas, que tem capacidade para 300 litros.

E no acabamento? Aqui, rolou um empate técnico entre os dois modelos. Ambos têm um ou outro aplique de material brilhoso e com cara mais refinada. Mas quem domina mesmo é o plástico rígido e de aspecto simples.

O Polo é um hatch compacto que oferece espaço de hatch compacto. E ponto!
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Equipamentos

O Kardian Evolution custa exatos R$ 4.500 a menos que o Polo TSI. Mesmo assim, oferece uma lista de equipamentos mais completa.

Ambos são equipados com ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção com assistência elétrica, central multimídia, controlador automático de velocidade e airbags laterais.

A multimídia VW Play é uma das poucas vantagens do Polo na lista de equipamentos
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Mas só o Kardian tem ar-condicionado automático, airbags de cortina, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.

Para gabaritar em relação ao Polo, só se o Renault tivesse rodas de liga leve no lugar das peças de aço com calotas plásticas.

Mecânica e desempenho

O Renault Kardian Evolution manual sai de fábrica equipado com um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O câmbio é manual, de seis marchas.

Com esse conjunto mecânico, o Kardian acelera de zero a 100 km/h em 11 segundos e atinge 180 km/h de velocidade máxima.

No consumo, as médias com gasolina são de 12,3 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada). Com o tanque para 50 litros, roda teóricos 700 quilômetros com apenas um abastecimento.

O motor 1.0 turbo do Kardian é o "mil" de três cilindros com maior torque no mercado brasileiro
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Já o Volkswagen Polo TSI também tem um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, mas calibrado para desenvolver 116 cv de potência e 16,8 kgf.m de torque. O câmbio é manual, de cinco marchas.

Menor e mais leve que o Kardian, o Polo leva vantagem em desempenho mesmo com o motor menos poderoso. Vai de zero a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 195 km/h de velocidade máxima.

E no consumo? Com gasolina, o hatch da Volkswagen leva a pior no uso urbano (10,8 km/l), mas dá o troco na estrada (15,4 km/l).

O motor 1.0 turbo do Polo é reconhecido no mercado brasileiro por entregar ótimo desempenho
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Como é dirigir o Renault Kardian Evolution manual?

O meu primeiro contato com o Kardian foi justamente lá no lançamento, em março do ano passado. E o SUV da Renault me encantou desde o primeiro momento por ser mais voltado para a satisfação ao volante que os outros modelos da marca francesa vendidos no Brasil.

Esse Kardian manual não poderia ser diferente. Esse conjunto mecânico entrega muita agilidade, mas de maneira bem progressiva. Não é aquele carro de dar patadas ao pisar fundo no acelerador.

Por outro lado, tem fôlego de sobra. Comportamento que combina bastante com o acerto de suspensão e direção. Ambos com aquele acerto bem equilibrado entre dinâmica e conforto.

A posição de guiar do Kardian é até melhor que a do Polo
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Os bancos confortáveis e a cabine mais ampla também fazem com que o Kardian seja um automóvel mais confortável nas jornadas mais longas.

Minhas ressalvas vão para o painel digital - que poderia ser mais completo - e para a multimídia Display Link de oito polegadas. O equipamento até faz o espelhamento sem fio do smartphone. Mas não tem muitos recursos e a resolução da tela bem que poderia ser melhor.

Como é dirigir o Volkswagen Polo TSI?

Não se engane pelo visual careta. Apesar de se parecer mais com o garoto nerd da turma do que com o bonitão extrovertido, o Polo TSI entrega um desempenho nervoso e que incentiva o motorista a pisar fundo no acelerador.

O motor 1.0 turbo do Polo passa a impressão de estar sempre pronto para a ação. Quem não vê os números não imagina que o hatch da Volkswagen é menos potente e tem menos torque que o Kardian, tamanha a diferença no comportamento. O Polo, aliás, chega a lembrar o saudoso Up! TSI nesse sentido.

O painel digital do Polo exibe mais informações para o condutor que o do Kardian
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Tudo isso combinado a um câmbio manual que é digno de aplausos pelo funcionamento eficiente e também pelo sistema de direção e suspensão, com um acerto mais firme que o do Kardian. Combinação perfeita para uma tocada mais esportiva. Bem que a Volkswagen poderia oferecer esse câmbio manual em mais versões da linha.

Falando em posição de guiar, o Polo me agrada menos que o Kardian nesse sentido, embora a ergonomia também seja bem boa. Mas uma coisa com a qual eu não consigo me acostumar é a ausência de um botão externo para abrir a tampa do porta-malas. Ou é pela chave, ou é pela multimídia.

Por outro lado, o painel digital configurável - embora mais simples que o das versões mais caras - é superior ao do Renault. O mesmo vale para a central multimídia VW Play, que oferece mais recursos e tem tela maior e com melhor resolução.

O Kardian venceu pelo melhor custo-benefício, embora o Polo empolgue mais ao volante
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Kardian ou Polo. Qual vale mais a pena?

E chegou a hora de falar dos custos. Fiz uma simulação do seguro no Auto Compara e o Kardian o levou a melhor.

Para ter a proteção completa, o comprador do SUV da Renault terá que desembolsar R$ 3.388,77, ante os R$ 3.609,12 do seguro completo do Polo. Valores, vale destacar, sem descontos ou bônus.

E nas revisões até os 50 mil quilômetros? Aqui rolou um empate técnico. O custo das manutenções obrigatórias do SUV da Renault ficou em R$ 4.608,87, enquanto no Polo a Volkswagen cobra R$ 4.602,52. Vale lembrar que ambos têm garantia de três anos.

Com valores tão próximos, a escolha realmente vai depender do que você espera de um carro novo.

O Kardian é mais acessível, completo e confortável. Por outro lado, tem consumo pior no uso rodoviário e uma multimídia menos completa.

Já o Polo vai bem no consumo rodoviário e entrega dirigibilidade refinada e um conjunto mecânico até mais ágil que o do Kardian. Mas tem menos espaço interno e um porta-malas menor.

Racionalmente, a melhor escolha é o Kardian. Mas confesso que a agilidade do Polo pode pesar bastante se o que você procura é um carro de bom desempenho.

E aí, qual deles você escolheria?

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