O crescimento dos carros elétricos no mercado nacional é constante. Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o resultado do primeiro trimestre de 2022 fechou com aumento de 115% na participação desses modelos em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, o setor detém somente 2,8% da participação de vendas do mercado automotivo. Umas das justificativas é o preço dos carros elétricos. É nesse cenário que Renault Kwid E-Tech e JAC E-JS1 querem se destacar pelo preço.
Como esse horizonte em foco, a Renault apresentou ao mercado brasileiro neste mês de abril o tão esperado Kwid E-Tech, versão 100% elétrica do subcompacto da montadora francesa que possui motor elétrico com características únicas para o mercado nacional.
O carro da Renault, que já está em fase de pré-venda, chega ao Brasil para tirar o título de veículo elétrico mais barato do país do JAC E-JS1. O modelo chinês foi lançado há pouco mais de seis meses.
No entanto, desde antes do lançamento, a Renault já prometia um modelo inédito no país capaz de entregar boa autonomia para o perímetro urbano, além de eficiência e, claro, preço mais acessível.
Dessa forma, a reportagem comparou os principais atributos de cada um dos subcompactos elétricos para te ajudar na escolha. Durante a análise, foram comparados preço, autonomia, performance e eficiência, conjunto de equipamentos e dimensões dos dois veículos que são comercializados em versão única.
No primeiro quesito a ser analisado, o Renault Kwid E-Tech já possui larga vantagem. Isso porque o modelo tem preço de R$ 142.990. Já o JAC E-JS1 pode ser comprado por R$ 164.900, após o último reajuste. Dessa forma, a diferença de preço entre os dois veículos elétricos é de R$ 21.910.
Os subcompactos possuem índices de autonomia bem semelhantes, sendo de 298 km para o carro da marca francesa e de 302 km para o chinês, o que deixa o modelo da JAC em vantagem de 4 km.
É importante ressaltar que em ambos os casos os veículos têm proposta de circulação urbana. Com isso, os dados podem alterar ao levar em consideração as condições de rodagem, bem como o uso de equipamentos que também consomem a energia do conjunto de baterias.
Prova disso é que a autonomia do Kwid elétrico é reduzida para 265 km em perímetro de uso misto (vias urbanas e rodovias), após levar em consideração a maior frequência de velocidades superiores na estrada.
Outro dado que aproxima os dois veículos é a potência. A motorização 100% elétrica do Renault Kwid E-Tech de 48 kW, equivalente a 65 cv de potência, está associada a uma bateria de 26,8 kWh.
Já o JAC E-JS1 possui baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem capacidade máxima de 30,2 kWh e impulsionam o motor elétrico de 62 cv.
A velocidade máxima do Kwid também é superior, de 130 km/h, contra os 110 km/h do JAC E-JS1. Porém, o carro da marca chinesa desenvolvido em colaboração com a Volkswagen tem uma arrancada superior. O chinês faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, já o Kwid elétrico precisa de 14,6 segundos para atingir a mesma velocidade.
Sobre a capacidade do porta-malas, o Kwid elétrico tem armazenamento disponível de 290 litros, dado bem superior aos 121 litros do JAC E-JS1.
Com um painel com detalhes em prata combinados com preto brilhante, a cabine do Renault Kwid E-Tech é funcional. A alavanca de marchas é substituída por um comando rotativo cromado, com simples utilização em três posições: drive, neutro e ré.
Os itens de série incluem a direção 100% elétrica com assistência variável, ar-condicionado, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis e limitador de velocidade.
Além disso, o subcompacto da marca francesa conta com sistema multimídia Media Evolution, que oferece uma tela touchscreen de 7”, espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, entradas USB e AUX. O volante traz o botão “push to talk”, que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone).
Já o elétrico JAC E-JS1 tem tela multimídia de 10,25” centralizada no alto do painel de instrumentos, e também possui compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, conta com câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
Em meio aos vários modelos elétricos que surgem no mercado, Renault Kwid E-Tech e JAC E-JS1 se destacam pelo preço abaixo da média, apesar de ainda estarem acima do que encontramos entre os carros à combustão. No quesito valor da etiqueta, inclusive, o carro da marca francesa leva vantagem nesse período de pré-venda.
Nos demais itens desse comparativo, os modelos vão se alternam em relação a qual se sai melhor. O Renault Kwid E-Tech tem potência ligeiramente maior e um porta-malas bem mais generoso que o concorrente. Já o JAC E-JS1 oferece um tantinho a mais de autonomia e uma arrancada de 0 a 100 km/h bem superiora.