Hoje vamos colocar lado a lado dois carros que são construídos juntos, inclusive sobre a mesma plataforma (conhecida como MLB Evo), mas que têm status diferentes: Lamborghini Urus vs Audi RS Q8. O primeiro cobra mais de R$ 3 milhões só por oferecer a insígnia exclusiva da marca italiana. O segundo também não é barato (R$ 1.129.990), mas custa menos de metade e tem conteúdo parecido. Qual você levaria?
Para este duelo, vamos elencar pontos importantes em carros dessa categoria, como preço; potência e força do motor; peso e consumo; desempenho; tecnologias e espaço interno. Mesmo assim, já dá para garantir: o carro que "perder" esse duelo, ainda assim, será uma das melhores compras da sua vida! E repetimos: não vamos dizer o melhor e o pior, só dissecar cada um para que você pense bem antes de fazer o pix.
Como já falamos, o Audi sai na frente por custar menos da metade que o SUV da Lamborghini, ainda que não seja barato. Falamos de carros de R$ 1,2 milhão e de mais de R$ 3 milhões, respectivamente. O valor mais alto do modelo italiano, obviamente, é um reflexo do status que um carro da Lamborghini carrega, assim como outros veículos esportivos de sua linha.
Nesse quesito, a disputa é acirrada, já que os dois SUVs utilizam exatamente o mesmo conjunto: um motor V8 biturbo com injeção direta de gasolina e comando de válvulas duplo no cabeçote. São 600 cv de potência e 81,6 kgf.m de torque no Audi RS Q8; e 650 cv e 86,7 kgf.m no Lamborghini Urus. Nos dois carros, o câmbio é automático de oito marchas e a tração é integral.
O que explica essa diferença de potência e força? São vários motivos, como a taxa de compressão diferente de um para o outro (a do RS Q8 é maior), mas é importante lembrar que o Audi tem um sistema híbrido leve que resulta em um (levíssimo) ganho no consumo de combustível. Como se consumo fizesse diferença para você, né?
São dois brutamontes de 2.200 kg (Urus) e 2.315 kg (RS Q8) que, como dissemos acima, usam motor V8 biturbo, portanto não espere por milagres. O Lamborghini, de acordo com o Inmetro, consegue fazer 5,2 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada; já o SUV da Audi responde com números "melhores", apesar de ser mais pesado: 5,5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada. Na prática, o conjunto híbrido ajuda nesse sentido.
Isso também se reflete na autonomia máxima (medida com o tanque cheio na estrada): o Urus consegue rodar até 578 quilômetros (tanque de 85 litros), enquanto o RS Q8 pode chegar a 595 quilômetros (tanque com a mesma medida).
Hora de ver o que interessa: o quanto esses carros aceleram. Vamos aos números oficiais: o Urus faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e consegue atingir 305 km/h de velocidade máxima; o Audi RS Q8 responde com aceleração até os 100 km/h em 3,8 segundos e máxima de 250 km/h, que é limitada eletronicamente.
Por dentro, você já sabe, temos o máximo de luxo e tecnologia que podemos esperar de um carro da Lamborghini e da Audi.
Como destaque do lado do Urus, lembramos do sistema de vetorização de torque; das quatro zonas de ar-condicionado; dos assistentes de condução semi-autônomos (alerta de mudança de faixa, sistema de visão noturna e frenagem automática de emergência) e até do porta-luvas refrigerado.
O Audi RS Q8 também traz diversos mimos luxuosos, como os mesmos itens de condução semi-autônoma do Urus; sistema de vetorização de torque; indicador de fadiga; teto panorâmico; head-up display; controle de largada e carregador de celular por indução, por exemplo.
Na comparação do catálogo de um com o outro, uma das únicas diferenças está no tamanho das rodas, que no Urus são de 21 polegadas, enquanto no RS Q8 são aro 22".
Para terminar o duelo, vamos falar do tamanho dos carros. Começamos com o Lamborghini Urus, que tem 5,11 m de comprimento e 3 m de distância entre-eixos, com 616 litros de volume no porta-malas. O Audi responde com 5,01 m (portanto ele é 10 cm menor), 2,99 m de entre-eixos e bagageiro com 605 litros de capacidade.
Como dissemos no início, este duelo não tem como objetivo eleger um vencedor, mas mostrar que os "primos" são dois monstros extremamente parecidos e luxuosos sobre quatro rodas. O Lamborghini é um pouco maior, mais forte e rápido, mas cobra mais que o dobro por essa diferença, que é mínima.
O Audi, por sua vez, custa menos da metade do preço que seu "parente" e atinge números de desempenho quase tão impressionantes, além de conseguir ser relativamente mais econômico. Independentemente de qual deles você tiver, a diversão vai ser a mesma.