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Longevidade do Gol: que carro vai repeti-la?

O WM1 analisou presente e futuro de quatro dos carros mais vendidos do Brasil em 2021 para tentar decifrar esse enigma


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Em 2023, um dos maiores cases da indústria brasileira sairá de cena: o Volkswagen Gol deixará de ser produzido. Carro mais vendido na história do país, com mais de sete milhões de unidades emplacadas, o popular mais famoso do Brasil também se destacou pela longevidade: são nada menos que 43 anos de produção.

Então nos perguntamos: será que algum carro da atual geração pode repetir a vida longa do bom e velho Gol? Para essa análise, o WM1 escala quatro candidatos entre os que mais vendem no Brasil. Confira abaixo:

 

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Hb20
O Hyundai HB20 foi o líder de vendas no mercado brasileiro de carros de passeio em 2021
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Hyundai HB20

Esse é um exemplo típico de carro popular bem resolvido e muito bem aceito no país. Comercializado desde outubro de 2012, o HB20 chegou à marca de um milhão de exemplares vendidos seis anos e meio mais tarde, em abril de 2019. No ano passado, liderou o ranking de emplacamentos, com 86.455 unidades.

Embora tenha um visual mais simples que muitos de seus concorrentes no segmento de compactos – sua última reestilização não foi muito feliz - , o compacto da Hyundai é uma escolha racional para quem procura um carro com confiável, com bom conforto interno e posição de dirigir agradável.

Com uma ampla gama de modelos e motorização, o HB20 ainda deve figurar por um bom tempo na lista dos carros mais vendidos do Brasil.

 

Com design mais interessantes que os rivais, o Fiat Argo foi o segundo carro mais vendido do Brasil em 2021
Crédito: Divulgação
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Fiat Argo

Que a Fiat tem acertado a mão na criação de seus carros nos últimos anos, não há dúvidas. E o Argo é um modelo que sintetiza bem isso.

Segundo carro mais vendido do Brasil em 2021, com 84.644 emplacamentos, o compacto tem um visual particularmente arrojado, esportivo e marcante para a categoria, sobretudo na dianteira – e inclusive na versão de entrada!

Em sua configuração mais básica, o Argo é motorizado com o tradicional e bem resolvido Firefly 1.0, que oferece um torque de até 10,9 kgf.m (com etanol) a 3.250 rpm. O resultado disso é um zero a 100 km/h em 13,4 segundos, por exemplo - 1,1 segundo melhor que o do HB20.

Diante dos bons resultados de vendas do Argo no ano passado, não estranhe ver a gigante Stellantis investir ainda mais alto no desenvolvimento desse carro. Aliás, esse desenvolvimento será fundamental para saber quão longe chegará o hatch da Fiat em termos de longevidade.

 

Oferecendo um "lifestyle", o Jeep Renegade foi o utilitário esportivo mais vendido do país em todo o ano passado
Crédito: Divulgação
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Jeep Renegade

Esse é o carro mais caro desta lista: o modelo 2022 mais barato, o Sport T270 1.3 TB 4x2 Flex, custa R$ 125.746, segundo a tabela Fipe. Ou seja, em média R$ 45 mil a mais que seus colegas de segmento. Mas então o que fez do Renegade o terceiro carro mais vendido do ano passado, com 73.913 emplacamentos?

A resposta parece simples: o carro (por não dizer o segmento de SUVs) caiu nas graças do comprador brasileiro. Muito mais do que uma compra, representa um "lifestyle". E grande parte desse sucesso vem por conta do visual imponente, que conseguiu aliar com felicidade um estilo tradicional da marca com um certo toque de elegância. Conforto e ótima dirigibilidade são outros pontos a serem destacados.

Em seu sétimo ano de vida, o Renegade parece ainda ter vida longa no Brasil. Resta apenas saber como o poder de compra do consumidor brasileiro influenciará o mercado automotivo nos próximos anos.

 

Onix é o terceiro hatch mais vendido do Brasil, perdendo apenas para Hyundai HB20 e Fiat Argo
Crédito: Divulgação
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Chevrolet Onix

Apresentado no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2013, o Onix surgiu com uma difícil tarefa: ser o sucessor do bem-sucedido Corsa. E, até o momento, o carro tem correspondido bem às expectativas. Seu modelo básico ocupou o quarto lugar da lista, com 73.623 emplacamentos, enquanto o Plus ficou em décimo, com 54.707 emplacamentos.

Um dos grandes motivos para esses números tão positivos é o excelente custo-benefício. O carro tem design bonito e vistoso, o desempenho do motor não impressiona, mas não compromete, e o consumo é campeão: o modelo Plus é o mais econômico do país, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro de 2021.

Em ambiente urbano, o Onix Plus percorre 10,1 km/l, no etanol, e 14,3 km/l, a gasolina; no rodoviário, faz 12,5 km/l (etanol) e 17,7 km/l (gasolina). Por esses fatores, não será estranho ver o Onix ao menos repetir a longevidade de 21 anos do antecessor Corsa.

Então, será que esse quarteto pode repetir a longevidade do Gol?

Essa é uma tarefa muito difícil! O Gol “cresceu” sobretudo nos anos 1980 e 1990, e atualmente vivemos tempos muito mais dinâmicos, que demandam constantes mudanças e atualizações em praticamente todos os setores – com o automotivo, não é diferente.

Nesse sentido, é praticamente inimaginável pensar que qualquer carro da atualidade, por mais bem-sucedido em vendas que possa ser, dure as quatro décadas do simpático compacto da Volkswagen.

Essa teoria, contudo, não tira o brilho e a possibilidade de vermos os carros desta lista sendo fabricados por muito tempo. Em especial Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, veículos que têm uma proposta semelhante à do Gol: são bem-resolvidos, econômicos, confiáveis e não estão distantes daquela faixa (não tão mais) barata de carros populares.

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