Duelo curioso aqui no WM1. Duas picapes com perfil bem esportivo, e não para fazer um comparativo para saber qual é a mais rápida, mas sim evidenciar como são divertidas as tocadas que elas conseguem oferecer. Ford Maverick vs. Volkswagen Amarok V6!
De um lado, Ford Maverick, picape intermediária que custa R$ 233.310. Do outro, Volkswagen Amarok V6, que custa iniciais R$ 294.060, mas que na configuração mais invocada, a Extreme, sai por R$ 327.270. E aí, é apaixonado por picapes? Qual delas você acha que é a mais rápida?
Vamos começar destacando a parte de design. A Maverick, nova integrante da categoria de picapes, lançada no começo deste ano aqui no Brasil, trouxe o nome do clássico cupê esportivo lá dos anos 1970 de volta.
Tem jeitão parrudo, é menor, quase do tamanho de uma Fiat Toro, mas tem preço que a faz competir ali na faixa das versões de entrada das picapes médias. Os faróis, na frente, são inspirados nos da F-150, a picape de maior sucesso da história da Ford.
Já a Amarok tem esse mesmo jeitão desde que surgiu, em 2010. Passou por algumas reestilizações, ganhou motor V6 e recebeu uma série de incrementos, mas só foi mostrar uma nova geração agora - e que provavelmente não vem para o Brasil.
Mas segue até hoje como uma das picapes mais conceituadas do segmento por ser uma das que mais lembram um carro na hora de dirigir. Visualmente, segue a filosofia de design da Volks, mas já é visível que precisava de uma remodelação mais profunda.
De perfil a diferença de tamanho entre as duas é nítida. A Maverick é uma picape do porte da Toro, feita sobre um monobloco - como sua rival. Tem 5,07 m de comprimento, 3,08 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,73 m de altura. A caçamba, obviamente bem mais curta que a da Amarok, tem 943 litros de volume e 617 quilos de capacidade de carga.
A Amarok é média, bem maior. Feita sobre chassis, como Ranger, Hilux, S10 e companhia, tem 5,25 m de comprimento, 3,10 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,83 m de altura. Na capacidade de carga, há muita a diferença: a picape da Volks acomoda 1.280 litros de volume e 1.156 quilos.
Na parte traseira, a Maverick é bem tradicional e tem desenho bem característico da Ford, mas vem sem santantônio e capota marítima. Já a Amarok vem com tudo isso, embora o desenho na parte traseira seja praticamente o mesmo desde que a picape foi lançada - o que, para muitos donos, não é muito legal.
Nos dois casos, vamos repetir, a proposta é oferecer conforto e esportividade, ainda que em degraus diferentes. Hoje, muita gente que compra a Toro a diesel dá uma olhada para a Maverick. E o público de picapes médias, acima dessas duas, tem levado muita Hilux para casa, mas certamente também estuda a Amarok pela potência e capacidade de tração que ela oferece, justamente por ter motor V6.
A Maverick custa praticamente R$ 235 mil. Vem com motor 2.0 Ecoboost a gasolina de 253 cv e 38,7 kgf.m de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e a um sistema de tração integral sob demanda. Com esse conjunto, acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos e chega a 175 km/h de velocidade máxima. Números muito bons para um veículo de 1.744 quilos.
A Amarok, por sua vez, é adepta do diesel. O motor V6 turbodiesel tem 258 cv, muito próximo ao que a Maverick entrega, mas com brutais 59,1 kgf.m. O câmbio também é automático de oito marchas, mas a tração é integral permanente. Resultado: a Amarok acelera de zero a 100 km/h em 7,4 s e chega a 190 km/h de velocidade máxima, mesmo pesando 2.134 kg.
Reparou como os números são parecidos? A Amarok é quase tão rápida quanto a Maverick, mesmo pesando quase 400 quilos a mais.
Aqui, vale um parágrafo para evidenciar a diferença de idade entre as duas picapes. A Amarok é de um projeto mais antigo, mas tem alguns equipamentos modernos como itens de condução semi-autônoma, quadro de instrumentos 100% digital e até mais detalhes de conectividade. Sua central multimídia é boa.
A Maverick tem tudo isso, é mais moderna, mais "clean" e tem uma série de equipamentos que sequer existiam quando a picape da Volks foi lançada, em 2010, mas fica devendo um carregador de celular sem fio, sensores de estacionamento (ela tem só a câmera de ré) e o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), apesar de ter .
Vamos começar com a Maverick, que em números teóricos você já viu que consegue ser mais rápida que a Amarok V6. E, sim, ela realmente é muito esperta! Que carro gostoso de tocar, especialmente por ser feito sobre estrutura de monobloco, assim como a Toro.
É ágil, mostra que sabe fazer curva e freia muito bem também. É claro que existe um lag natural por conta do turbo, mas quando a sobrealimentação embala, o comportamento é de fato impressionante. Realmente seu visual não deixa isso tão claro.
A Amarok V6 é outra história. Anda muito e deixa isso claro com a proposta visual da versão Extreme. Tem mais: bebe diesel, e isso faz com que a força seja entregue de forma muito mais explosiva. Para se ter noção, seus 59,1 kgf.m de torque vêm logo com 1.400 rpm - os 38,7 kgf.m da Maverick só aparecem por completo na casa das 3.000 rotações.
Sendo assim, na arrancada de zero a 100 km/h, a Maverick, mais lenta, até antusiasma, mas a Amarok é mais impactante, principalmente por ser bem mais pesada.
O consumo é um ponto a parte, porque é difícil comparar dados de um carro a gasolina com um a diesel. Mesmo assim, vale trazermos os dados oficiais do Inmetro e lembrar o caro leitor que os preço dos dois combustíveis não são tão distantes assim atualmente.
Nesse sentido, daria para afirmar que a Maverick bebe menos. Com gasolina, faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Já a Amarok, com diesel, consegue fazer 8,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.
A diferença, nesse quesito, está no tamanho do tanque: o da picape da Ford tem 67 litros, enquanto o do modelo da Volkswagen chega nos 80 litros. Resumo da história: se você fizer as contas, vai ver que a Amarok tem maior autonomia na cidade, mas a Maverick vai mais longe na estrada.
Outra coisa que não podemos deixar de falar é sobre o espaço para passageiros. Afinal, são dois carros com proposta mais esportiva, mas que certamente também atraem olhares de famílias fãs de picapes.
Note que, nesse aspecto, a Maverick obviamente entrega menos por ser menor... Mas não tanto assim. Com 3,08 m de entre-eixos, a picape da Ford tem espaço interno apenas 2 cm menor que o da Amarok, que tem 3,10 m. Prova de que um projeto moderno, feito com carroceria monobloco, consegue oferecer quase o mesmo que uma picape mais antiga, com estrutura feita sobre chassis.
Ainda assim, vale registrar que ambas recebem muito bem três adultos, embora dois tenham mais conforto.
Meus amigos, a conclusão aqui é a seguinte: as duas andam muito, muito mesmo, mas o projeto mais novo da Maverick, feita sobre estrutura de monobloco, e a diferença de peso fazem a diferença em uma suposta arrancada entre as duas.
Mesmo assim, fica evidente que a Amarok é um monstro graças ao motor a diesel extremamente torcudo. E que se tivesse o mesmo peso do modelo da Ford, certamente sairia na frente. São duas belíssimas picapes, de pesos diferentes, mas com forças muito parecidas.
Fazendo uma analogia, para quem curte UFC, seria como colocar Connor McGregor, dos pesos leves, frente a frente com Jon Jones, dos pesados. Duas referências, dois monstros. De degraus diferentes.