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Maverick x Ranger: qual a melhor compra

As picapes da Ford têm preços parecidos, mas possuem propostas e concepções diferentes. Qual delas escolher?


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Guilherme Silva
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Além da complicada tarefa de tentar atrair potenciais clientes das versões mais caras a diesel da Fiat Toro, a Ford Maverick Lariat FX4 (R$ 239.990) ainda tem uma rival caseira para enfrentar: a picape compacta-média da marca norte-americana custa praticamente o mesmo que a “irmã” maior Ranger XLS 2.2 turbodiesel automática 4x4 (R$ 243.990).

Será que essa diferença de apenas R$ 4 mil é suficiente para convencer o consumidor a comprar a média Ranger, ou a Maverick ainda é melhor negócio na faixa dos R$ 240 mil?

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Ford Maverick x Ranger

Chassis e dimensões

Ford Maverick é fabricada no México a partir da plataforma C2, a mesma estrutura monobloco de automóveis compartilhada com a nova geração do Focus e o SUV médio Bronco Sport. A picape também compartilha com esses modelos a arquitetura eletrônica, as suspensões independentes nas quatro rodas, entre outros componentes e equipamentos.

Com uma proposta de uso mais urbano e recreativo, a Maverick tem medidas próximas às da Fiat Toro: 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 3,07 m de distância entre-eixos. O peso em ordem de marcha é de 1.744 kg.

Ford Maverick tem porte semelhante ao da Fiat Toro: são 5,07 metros de comprimento
Crédito: Divulgação
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A atual geração da Ford Ranger é importada da Argentina desde 2011. A plataforma T6 é construída com chassi de longarinas de aço sob a carroceria e a caçamba, concepção que confere maior robustez no uso mais severo. As suas suspensões combinam estrutura independente de braços sobrepostos na dianteira com eixo rígido e feixes de molas semielípticas na traseira, recomendadas para o transporte de cargas mais pesadas.

Ranger mede 5,35 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,82 m de altura e 3,22 m de entre-eixos. O peso em ordem de marcha é de 2.124 kg.

A Ford Ranger tem quase 30 centímetros de comprimento a mais que a Maverick: são 5,35 metros
Crédito: Divulgação
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Motorizações

Sob o capô, a Maverick leva o motor EcoBoost 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina com injeção direta, que entrega 253 cv de potência a 5.500 rpm e 38,7 kgf.m de torque a 3.000 rpm. Esse propulsor é combinado ao câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração integral permanente.

Já a Ranger XLS é equipada com o motor Puma 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, também com injeção direta, gera 160 cv a 3.200 rpm e 39,3 kgf.m de torque máximo a 1.600 rpm. O câmbio automático de seis marchas envia essa força às rodas traseiras, uma vez que o sistema de tração 4x4 com reduzida tem acionamento temporário, cujo uso é indicado apenas para condições de baixa aderência, como areia, terra e lamaçais.

Desempenho e Consumo

Movida pelo mesmo conjunto mecânico do SUV Bronco Sport, a Ford Maverick acelera de 0 a 100 km/h em espertos 7,2 segundos, mas tem a velocidade máxima limitada eletronicamente nos 175 km/h por razões de segurança.

De acordo com as medições de consumo padronizadas pelo Inmetro, a Ford Maverick obteve médias de 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. De posse desses números, o tanque de 67 litros da picape proporciona autonomia rodoviária de até 744 quilômetros.

Ford Maverick tem consumo médio de 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada
Crédito: Divulgação
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A Ranger XLS, por sua vez, leva praticamente o dobro do tempo da Maverick para atingir os 100 km/h: 15 segundos. A sua velocidade máxima de 164 km/h também é limitada eletronicamente.

O consumo de diesel da picape média é de 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. O tanque de 80 litros leva a autonomia rodoviária de até 832 quilômetros, segundo as medições orientadas pelo Inmetro.

Ford Ranger XLS tem consumo de diesel de 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada
Crédito: Divulgação
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Capacidades de Ford Maverick e Ranger

A caçamba da Maverick possui volume de 943 litros, enquanto a capacidade de carga útil (pesos dos ocupantes, combustível e carga) da picape é de 617 kg (3 kg a menos que a Fiat Strada cabine dupla).

Ford Maverick tem caçamba com volume de 943 Litros e capacidade de carga útil de 617 km
Crédito: Diuvlgação
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Maior e mais parruda que a Maverick, a Ranger conta com uma caçamba de 1.180 litros de volume e a sua capacidade de carga útil é de 1.076 kg.

Equipamentos

Na parte de segurança, as duas picapes da Ford são equipadas de série com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), câmera de ré, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e controle de velocidade em descida.

Porém, somente a Maverick sai de fábrica com faróis em LED com acendimento automático, monitoramento da pressão dos pneus, indicador de fadiga do motorista, freios a disco nas quatro rodas, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, além do sistema de reconhecimento de placas de trânsito.

Ford Ranger XLS vem equipada com sete airbags, a mesma quantidade da Maverick
Crédito: Divulgação
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Ambas ainda contam com ar-condicionado digital (duas zonas na Maverick), controle de cruzeiro, computador de bordo, painel de instrumentos com tela digital, central multimídia e rodas de liga leve de 17”. Os bancos revestidos de couro com regulagem elétrica para o motorista estão presentes apenas na Maverick.

Maverick ainda traz rebatimento elétrico dos retrovisores, chave presencial, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold e sistema start-stop.

Em termos de conectividade, Maverick e Ranger são dotadas do Ford Pass, sistema que mostra no aplicativo de celular o status remoto e localização do veículo, travamento e destravamento das portas, acionamento do ar-condicionado, entre outras funções das picapes. As duas saem de fábrica equipadas com central multimídia de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay. No entanto, a interface SYNC 2.5 da Maverick é mais simples que a SYNC 3 da Ranger.

 Interior da Ford Maverick é equipada com central multimídia de 8 polegadas, assim como a Ranger XLS
Maverick 9528
Legenda: Interior da Ford Maverick é equipada com central multimídia de 8 polegadas, assim como a Ranger XLS
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Conclusão: Ford Maverick x Ranger

Ford Maverick estreou no mercado brasileiro com preço compatível com as versões intermediárias das picapes médias. Esse arriscado posicionamento de preço pode interferir nas suas vendas por aqui. Ainda assim, a Maverick é um produto interessante, que entrega dirigibilidade e desempenho de automóvel com a versatilidade da caçamba para o transporte de objetos maiores. E, por fim, é mais equipada que a Ranger XLS.

Já a Ranger XLS traz o essencial para quem necessita de uma picape robusta que pode ser usada para trabalhar e nos momentos de lazer. O modelo médio ainda tem a vantagem da maior autonomia do motor a diesel.

A decisão vai depender do uso majoritário do comprador. Se a ideia é ter um carro com visual mais robusto para usar a maior parte do tempo na cidade como alternativa aos SUVs, a Maverick cumpre esse propósito. Agora, se o consumidor necessita viajar longas distâncias e carregar muito peso com certa frequência, a Ranger é o melhor negócio.

Tags:Picape
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