O canal de notícias da Webmotors

Melhor de três: Ford Escape encara Jeep Compass

Marca americana do símbolo oval atacará o líder em frente tripla, com o último duelo entre versões híbridas

por Renan Rodrigues

Como o WM1 mostrou recentemente, o mercado de carros híbridos cresce no Brasil. Muito por conta do Toyota Corolla, claro. No entanto, as marcas apostarão cada vez mais nessa tecnologia por aqui.

A própria marca japonesa trará o Corolla Cross, SUV com uma variante eletrificada. No entanto, outra disputa promete aquecer o mercado entre os utilitários médios. A Ford apostará no Escape Hybrid, enquanto a Jeep já confirmou o Compass com essa tecnologia. Quais as diferenças entre eles? A gente te conta nesse duelo virtual.

Confira ofertas de carros 0 km, seminovos e usados na Webmotors


Motorização

O Jeep já está definido, tem motor 1.3 Firefly turbo associado ao motor elétrico montado na traseira para garantir a tração nas quatro rodas. A potência combinada é de 240 cv, enquanto o torque é de 27,5 kgf.m no motor a combustão e 25,3 kgf.m, no propulsor elétrico.

Por falar em eletricidade, o Jeep roda 50 km no modo totalmente elétrico, enquanto a velocidade máxima é de 130 km/h. O 0 a 100 km/h é feito em 7,5 segundos, enquanto o consumo médio é de 52 km/l.



Os números do Escape são parecidos em desempenho e economia. Ambos são do tipo plug-in, o consumo do Ford é de 42 km/l, mas a autonomia elétrica é maior: 60 km.

Em termos de motorização, há um 2.5 aspirado em ciclo Atkinson combinado a um elétrico para gerar 200 cv. O torque do motor que bebe gasolina é de 21,5 kgf.m, enquanto o do propulsor elétrico não foi informado.


Dimensões

No caso do Escape, comprimento (4,58 m) e entre-eixos (2,71 m) são exatamente os mesmos do Ford Territory, mas ele se diferenciará pela origem (EUA x China) e pelo motor híbrido.

O Compass mantém as medidas que conhecemos: 4,41 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. Portanto, assim como o recém-lançado Territory, o Jeep tem desvantagem nesse ponto.


Equipamentos

Apostamos que ambos chegarão com suas versões mais equipadas possíveis. Sendo assim, ambos terão piloto automático adaptativo, sensores de ponto cego, assistente de manutenção em faixa e outros itens de assistência ao condutor. Espere também por sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, painéis digitais e central multimídia.


Preços

Os dois serão competidores diretos do RAV4 topo de linha, que atualmente custa praticamente R$ 250 mil. Portanto, não espere nada abaixo disso, ainda mais com a recente disparada do dólar. O Escape fará a ponte entre Territory e Edge, enquanto o Compass 4xe será a topo de linha.

Fora do país, o Escape Hybrid custa US$ 38.835 na versão mais completa. O Compass, por enquanto, só está disponível na Europa, onde é vendido por 43.300 mil euros (equivalente a US$ 51 mil).

Vale lembrar ainda que a Ford vai atacar o Jeep Compass em três frentes diferentes. Além do Escape Hybrid, a empresa já trouxe o Territory e ainda pretende trazer o Bronco Sport.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas