O mercado brasileiro passa por uma transformação. Devido à preferência mundial do consumidor por SUVs e picapes, uma nova categoria de automóveis está em fase final de desenvolvimento.
Por já existirem os utilitários compactos - como por exemplo Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross -, nós do WM1 decidimos nominar este novo segmento como de "SUVs subcompactos".
Explico: esses modelos são menores que os já tradicionais SUVs compactos, mas grandes o suficiente para serem posicionados acima dos hatches. É difícil classificar esses carros por tamanho, mas é possível formar um segmento pensando justamente na proposta que esses carros querem oferecer.
Atualmente, só dois modelos vendidos no Brasil se enquadram nessa categoria: o Fiat Pulse (menor que o Jeep Renegade, que é um SUV compacto) e o VW Nivus (abaixo do T-Cross).
O Honda WR-V (menor que HR-V) e os Caoa Chery Tiggo 2 e 3X (menores que o compacto Tiggo 5X) também entrariam, mas saíram de linha. Neste comparativo, vamos dizer quais outros vêm por aí.
Essa nova fatia do mercado vai disputar clientes que até alguns anos atrás olhavam para as versões aventureiras de hatches, como Fiat Argo Trekking, Renault Stepway, Hyundai HB20X e Toyota Yaris X-Way. E vale até arriscar dizer que outro concorrente desses novos SUVs pequenos é o novo Citroën C3.
Rival de Nivus e do Pulse, o Nissan Magnite poderá ser uma espécie de "mini-Kicks" e deve chegar ao nosso mercado no ano que vem, com fabricação local (em Resende, no RJ). Sua estratégia será clara: ocupar o lugar deixado pelo March e conquistar clientes que ainda não têm poder aquisitivo para passar no caixa e levar o SUV compacto Kicks para a garagem.
Com projeto de origem indiana, o Magnite (de pronúncia "Maguinaite") é um crossover concebido pela Datsun (uma das marcas da Nissan).
Seu nome vem da fusão das palavras "Magnetic" e "Ignite" - ou "magnético" e "aceso", na tradução literal. Ele deverá ter duas opções de motor de três cilindros, ambas de 1.0 litro: o primeiro, aspirado, terá 72 cv; o segundo, com turbo, terá 95 cv. Câmbio CVT.
Quando chega: segundo semestre de 2023.
Quanto pode custar: entre R$ 80 mil e o preço mínimo comercial do Kicks (versão Sense, de R$ 120.990).
Um SUV abaixo do Creta é uma das possibilidades que a Hyundai estuda para ocupar o lugar no mercado do finado HB20X. O Venue já rodou em testes na América do Sul, por ruas argentinas.
Robusto e mais alto que o HB20X, embora pequeno para um SUV, tem 3,99 metros de comprimento e desenho alinhado ao atual DNA estético global da marca sul-coreana.
A linha de motores, por aqui, poderia ter a mesma usada pelas linhas Creta e HB20: aquele Kappa 1.0 turbo, de 120 cv. O câmbio seria manual ou automático de seis marchas.
Quando chega: 2023.
Quanto pode custar: Entre R$ 100 mil e o valor inicial do Creta (R$ 132.290).
Outra marca que estuda o projeto de um SUV pequeno para essa "nova categoria" é a Chevrolet, que hoje tem o Tracker como primeiro utilitário em seu line-up no Brasil. O Groove poderia ocupar esse posto.
O modelo é feito sobre a plataforma do Sail 3, na China, e chegaria ao nosso país para assumir a posição deixada pelo falecido Onix Activ.
Na China, aliás, o Groove é feito em parceria com uma marca local chamada Baojun, e por isso manteve diversos componentes do SUV chinês de baixo custo.
O carro tem 4,22 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,62 m de altura (portanto, é menor que os 4,27 m, 1,79 m e 1,62 m do Tracker vendido por aqui). O entre-eixos é de 2,55 m e o motor é 1.5 aspirado de 105 cv e 13,8 kgf.m de torque.
Quando chega: 2023 ou 2024.
Quanto pode custar: entre R$ 100 mil e o preço do Tracker de entrada (R$ 117.490).
Até a Renault, que já tem um modelo abaixo de seu SUV compacto (o Duster, que é posicionado sob o Captur), poderia ter um novo carro para essa faixa de mercado.
Considerado o "SUV do Kwid" - que no Brasil também é classificado como utilitário, veja só -, o Kiger chegaria para custar menos que o Duster. Portanto disputaria clientes com Nivus, Pulse e com os carros desta lista.
O carrinho da marca francesa para brigar entre os SUVs subcompactos poderia usar um motor 1.0 turbo de 95 cv.
Lá fora, tem menos de 4 m de comprimento para receber vantagens tributárias em alguns mercados asiáticos. Por aqui, se vier, custará menos que o Duster atual.
Quando chega: talvez em 2023.
Quanto pode custar: menos que o Duster e próximo ao Stepway (que custa em torno de R$ 90 mil).