Explico: esses modelos são ainda menores que os já tradicionais SUVs compactos, mas grandes o suficiente para serem posicionados acima dos hatches. Atualmente, três modelos vendidos no Brasil conseguem ser enquadrados nessa categoria: Volkswagen Nivus (abaixo do T-Cross), Honda WR-V (menor que HR-V) e Caoa Chery Tiggo 2 e 3X. Neste comparativo, vamos dizer quais outros vêm por aí.
Quer um SUV zero ou seminovo? Consulte ofertas exclusivas!
Essa nova fatia do mercado vai disputar clientes que hoje encontram como opção o trio de carros de VW, Honda e Caoa Chery e algumas versões aventureiras de hatches, como Fiat Argo Trekking, Renault Stepway, Hyundai HB20X e Toyota Yaris X-Way - quatro modelos que poderiam até deixar de existir para dar lugar a novos players. Outro concorrente desses novos SUVs pequenos é o novo Citroën C3.
Os futuros SUVs pequenos
1. Fiat Pulse
A Fiat prepara um SUV pequeno feito sobre a plataforma do Argo, estimado para ser lançado no mês que vem. O modelo, revelado na final do BBB 21, tem design frontal semelhante ao da Fiat Strada e será equipado com motores 1.0 e 1.3 turbo - este segundo também faz parte do catálogo da Fiat Toro e do Jeep Compass e logo também será incorporado à linha do Renegade.O Pulse será feito em Betim (MG), ao lado do Argo. Embora a Fiat ainda não tenha revelado detalhes, sabemos que ele terá algo próximo de 4,10 metros de comprimento, 1,54 m de altura e 1,76 m de largura (10 cm mais comprido, 4 cm mais alto e 3,6 cm mais largo que o Argo), e que seu entre-eixos também será maior.
Quando chega: entre outubro e novembro. Quanto pode custar: entre o preço máximo do Argo (versão HGT, de R$ 94.890) e preço mínimo comercial do Renegade (versão Sport, de R$ 106.490).
2. Nissan Magnite
Outro rival de Nivus, Tiggo 2, WR-V e do Pulse será o Nissan Magnite, uma espécie de "mini-Kicks" que deve chegar ao nosso mercado, com fabricação local (em Resende, no RJ), até o fim de 2022. Sua estratégia será clara: ocupar o lugar deixado pelo March e conquistar clientes que ainda não têm poder aquisitivo para assinar o cheque e levar o SUV compacto para a garagem.Com projeto de origem indiana, o Magnite (de pronúncia "Maguinaite") é um crossover concebido pela Datsun (uma das marcas da Nissan). Seu nome vem da fusão das palavras "Magnetic" e "Ignite" - ou "magnético" e "aceso", na tradução literal. Serão duas opções de motor de três cilindros, ambas de 1,0 litro: o primeiro, aspirado, tem 72 cv; o segundo, com turbo, tem 95 cv. Câmbio CVT.
Quando chega: segundo semestre de 2022. Quanto pode custar: entre R$ 80 mil e o preço mínimo comercial do Kicks (versão Sense, de R$ 98.190).
3. Hyundai Venue
Um SUV abaixo do novo Creta é uma das possibilidades que a Hyundai estuda para ocupar o lugar no mercado hoje preenchido pelo HB20X - poderiam até conviver com propostas diferentes, mas o provável é que o novo modelo chegue para aposentar a versão aventureira do hatch compacto.O Venue já roda em testes na América do Sul, por ruas argentinas. Robusto e mais alto que o HB20X, embora pequeno para um SUV, tem 3,99 metros de comprimento e desenho alinhado ao atual DNA estético global da empresa sul-coreana. Os motores, por aqui, poderiam ser os mesmos da linha HB20: 1.6 aspirado, de 130 cv, ou 1.0 turbo de 120 cv. Câmbio manual ou automático de seis marchas.
Quando chega: 2022. Quanto pode custar: Entre o valor final do HB20X e inicial do novo Creta (de R$ 93.090 a R$ 107.490).
4. Chevrolet Groove
Outra marca que estuda o projeto de um SUV pequeno para essa "nova categoria" é a Chevrolet, que hoje tem o Tracker como primeiro utilitário em seu line-up no Brasil. O Groove é o favorito a ocupar esse posto. O modelo é feito sobre a plataforma do Sail 3, na China, e chegaria ao nosso país para assumir a posição deixada pelo falecido Onix Activ.Na China, aliás, o Groove é feito em parceria com uma marca local chamada Baojun, por isso manteve diversos componentes do SUV chinês de baixo custo. Ele tem 4,22 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,62 m de altura (portanto menor que os 4,27 m, 1,79 m e 1,62 m do Tracker vendido por aqui). O entre-eixos é de 2,55 m e o motor é 1.5 aspirado de 105 cv e 13,8 kgf.m de torque.
Quando chega: 2022 ou 2023. Quanto pode custar: entre o valor do Onix mais caro (R$ 94.150) e do Tracker de entrada (R$ 100.750).
5. Renault Kiger
Até a Renault, que já tem um modelo abaixo de seu SUV compacto (o Duster, que é posicionado sob o Captur), pode ter um novo carro para essa faixa de mercado. Considerado o "SUV do Kwid" - que no Brasil também é classificado como utilitário, veja só -, o Kiger chegaria para custar ainda menos que o Duster, portanto disputaria clientes com as versões intermediárias de hatches compactos.O carrinho da marca francesa para brigar entre os SUVs pequenos vai utilizar um motor 1.0 turbo de 95 cv e terá menos de quatro metros de comprimento para receber vantagens tributárias em alguns mercados asiáticos. Por aqui, se vier, custaria ainda menos do que o Duster atual, que hoje varia entre R$ 94.690 e R$ 113.090.
Quando chega: 2022 ou 2023. Quanto pode custar: menos que o Duster e próximo ao Stepway (que custa em torno de R$ 90 mil).
Comentários