Antes de confirmar as mudanças técnicas precisamos falar dos preços, que também são bem contrastantes. O Mustang Black Shadow cobrava R$ 396.900 até poucas semanas atrás, enquanto o Mach2 chega ao país em breve por R$ 499 mil - são mais de R$ 100 mil de diferença. Será que as novidades justificam o aumento? Venha comigo para descobrir.
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Mustang Mach2 vs Black Shadow: há mudanças visuais
Vamos começar com o tópico design. Veja o visual das duas versões, lado a lado, na imagem acima e repare que o Mach2 recebeu um facelift com ajustes nos para-choques, grade e estilização do capô na parte dianteira. A única coisa que não muda é o formato do farol, que é full-LED.Trata-se, sim, de um novo design, que é mais agressivo que o do Black Shadow. Na frente, dois círculos na parte de dentro da grade reforçam o apetite do Mustang por velocidade, ainda que sejam apenas estéticos - são, também, homenagens aos primeiros Mach2 dos anos 1960. Rodas também são novas, assim como saias e spoilers.
Na traseira, o muscle car ganha saídas duplas de escapamento ainda maiores, agora cromadas - note que antes eram pretas. O logo "GT" dá lugar ao símbolo da série "Mach2", que é numerada, e a asa traseira que era mais alta foi substituída por uma integrada à tampa do porta-malas. O interior é onde o carro menos muda: painel, console e formato do cockpit permanecem iguais.
O que muda "por baixo"
É agora que se explica como o Mustang evoluiu. O Mach2 utiliza uma série de componentes de versões mais fortes, como o sistema de indução de ar, coletor de admissão, corpo de borboleta maior, sistema de arrefecimento e radiador do câmbio do Shelby GT350; e escapamento, difusor traseiro, conjunto de braços e buchas de suspensão traseira e sistema de arrefecimento do diferencial traseiro do GT500.Além disso, para receber a potência extra - são 17 cv a mais, apesar do mesmo torque -, o carro ganhou saídas de ar maiores no capô; o câmbio automático de dez marchas ficou mais rápido graças a um novo conversor de torque; os freios da grife Brembo agora têm pinças de alumínio com pastilhas de pistas; e as barras estabilizadoras das suspensões são maiores nos dois eixos.
Uma série de recalibrações foram feitas para otimizar o comportamento do carro, que segundo a Ford é "muito superior" ao do modelo anterior. Para se ter noção, o sistema de arrefecimento do diferencial traseiro do Shelby GT500 incorporado ao Mach2 aumenta em até 3 kW a rejeição do conjunto ao calor, o que evita que o carro fatigue, algo que não acontecia com o Black Shadow.
O sistema de escape também é novo e ajustável. São quatro modos: silencioso, normal, esportivo e pista. Já os modos de condução são sete (seis oficiais e um personalizável de acordo com o gosto do motorista, chamado "My mode"): "Normal", "Esportivo", "Esportivo+", "Pista", "Drag" e "Neve/Molhado".
Por dentro também há evoluções
O Mustang Mach2 também oferece sistemas semi-autônomos de condução em um estágio mais avançado que o do BS. Vem de série com assistente de permanência em faixa com corretor automático e detector de fadiga e alerta de colisão com detecção de pedestres e sistema de frenagem de emergência.Além disso, passa a oferecer conexão com o aplicativo Fordpass Conect, o que permite que o carro possa receber comandos pelo celular, como travamento e destravamento remoto; partida remota para climatização da cabine e acionamento do alarme para localização.
O app, segundo a Ford, também ajuda o carro a planejar o reabastecimento de forma automática, agendar revisões na concessionária e informar em tempo real situações de tráfego por meio de notificações, bem como oferecer a última localização no momento em que o veículo foi desligado e até verificar a pressão dos pneus.
Por fim, a central multimídia Sync3 oferece uma série de recursos especiais - como sistema de navegação (GPS) integrado, comandos de voz em português e assistente para emergências - e ainda trabalha diretamente com um som premium da grife Bang&Olufsen, que oferece conexão por Bluetooth, CarPlay, Android Auto e App Link e duas entradas USB.
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