Nissan Kicks x Renault Duster 2022

Nissan Kicks x Renault Duster: os primos distantes

Duelo mostra que, apesar da aliança entre fabricantes e até uma futura plataforma conjunta, hoje SUVs são bem diferentes


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Nissan Kicks x Renault Duster: os primos distantes
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nissan Kicks x Renault Duster é uma disputa que muitas pessoas colocam na prancheta na hora de decidir qual levar para casa, já que ambos oferecem preços competitivos nesse mercado cada vez mais disputado de SUVs compactos. O primeiro atualmente começa em R$ 94.790, enquanto o segundo parte de R$ 99.990 (ainda com o motor 1.6).

Para este duelo virtual, a fim de equiparar as propostas e para não sermos injustos, vamos comparar as versões intermediária do Kicks, a Sense CVT, de R$ 101.990; e a de entrada do Duster, chamada Zen 1.6 SCe, mas com câmbio CVT, que custa R$ 108.090. Só para deixar claro, aqui no WM1 não temos o propósito de definir vencedor e perdedor, mas mostrar qual é o mais vantajoso para o seu bolso.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Nissan Kicks x Renault Duster

De um lado, o Nissan Kicks, um modelo japonês, moderno, bonitinho e econômico. Do outro, o Renault Duster, um projeto mais antigo, porém mais espaçoso, robusto e que acabou de receber atualização de linha e ganhar motor turbo - no entanto, limitado só à versão mais cara, que passa dos R$ 135 mil.

Hoje, com plataformas e motores diferentes, os SUVs rivalizam em diversos mercados, como o brasileiro. Mas em um futuro não tão distante, os "primos" de duas marcas que têm uma aliança global poderão se tornar "irmãos", compartilhar motor e até serem feitos sobre uma mesma plataforma. E aí, em qual você iria?

 Kicks x Duster fazem duelo entre a versão intermediária do Nissan e a de entrada do Renault
Nissan Kicks x Renault Duster 2022
Legenda: Kicks x Duster fazem duelo entre a versão intermediária do Nissan e a de entrada do Renault
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipamentos

Vamos começar pelo Kicks. O carro traz de série, desde a versão de entrada, direção elétrica e volante com comandos multifuncionais; ar-condicionado; abertura elétrica das portas e do bagageiro; banco do motorista com ajuste de altura; assentos traseiros bipartidos; coluna de direção ajustável em altura e profundidade; sistema de partida a frio sem tanquinho e alarme.

Leva, ainda, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque; travamento automático das portas com o movimento e sistema de áudio com quatro alto-falantes, entrada para MP3, USB, Bluetooth e conectividade via Apple CarPlay e Android Auto como item de série.

A configuração do comparativo, que usa o sobrenome Sense, agrega ao pacote rodas de liga leve de 16"; piloto automático; assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração e sensor de estacionamento traseiro. Vale lembrar, ainda, que desde 2019 a Nissan tem uma parceria com o Sem Parar e seus carros saem de fábrica com o tag já instalado.

Agora vamos ao Duster. O carro da Renault oferece desde a versão mais básica controles eletrônicos de estabilidade e tração; assistente à partida em rampas; Isofix no banco traseiro; ar-condicionado; direção com assistência elétrica; trio elétrico e motor com sistema start/stop (que desliga e liga em paradas rápidas para economizar).

Recebe também banco do motorista com regulagem de altura; travamento elétrico das portas automático com o carro em movimento; chave canivete com telecomando; faróis com assinatura de LED; banco traseiro rebatível e bipartido; som com Bluetooth e quatro alto-falantes e rodas de aço aro 16".

O SUV de ascendência romena ainda vem com barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis de LED, airbags dianteiros​, dois ganchos Isofix no banco traseiro, vidros elétricos, e sistema start/stop​. Como opcionais, oferece o sistema Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16". Sim, o Duster de R$ 100 mil não vem de série com tela multimídia.

Novo Renault Duster ganhou design mais moderno, mas manteve perfil de carro robusto e espaçoso
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Motor, câmbio e segurança

O motor do Kicks é um 1.6 16V flex de 114 cv e 15,5 kgf.m de torque com etanol ou gasolina. O câmbio é automático do tipo CVT e a tração, dianteira. Na parte de segurança, desde a configuração básica ele oferece sistema Isofix para cadeirinhas infantis e os obrigatórios (por lei) freios com ABS, airbags frontais, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para cinco passageiros.

O Duster, por sua vez, também usa motor flex de 1,6 litro (batizado de SCe), que não é o mesmo do Kicks. Nele, o propulsor entrega 120/118 cv (etanol/gasolina) e 16,2 kgf.m de torque com ambos os combustíveis . O câmbio também é CVT (esta, sim, a mesma caixa de transmissão utilizada pelo SUV rival) e a tração, dianteira.

Na última atualização visual do carro da Renault em 2020, diga-se, o modelo perdeu as versões com motor 2.0 e o sistema de tração 4x4. Já os itens de segurança exigidos por lei também se fazem presentes, como já mencionado.

Com números próximos, vamos falar sobre o consumo de combustível. O Kicks faz 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol e 11,3 km/l e 13,6 km/l, com gasolina, respectivamente. O Duster, por sua vez, alcança 7,2 km/l e 7,8 km/l com etanol e 10,6 km/l e 11, 1 km/l com gasolina nas mesmas medidas.

Conclusão: o Kicks leva a melhor neste duelo em termos de conjunto mecânico muito por conta do fato de ser mais leve - são 1.122 kg no carro da Nissan contra 1.275 kg no da Renault.

Mesmo assim, se você assinar o cheque de um Kicks, saiba que o tanque de combustível de apenas 41 litros (o SUV é feito sobre a mesma plataforma do March) fará você fazer mais visitas ao posto de combustível.

Espaço interno e porta-malas

E como são o espaço interno e o volume do bagageiro de Kicks e Duster?

Espaço interno é a área de conforto oferecida para os ocupantes, normalmente avaliada de acordo com o tamanho da distância entre os eixos. O Kicks tem 4,30 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Na prática, isso significa conforto para dois adultos e uma criança no banco de trás. Seu porta-malas tem 432 litros.

O Duster responde com medidas superiores: 4,38 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Todas maiores que as do Kicks, o que prova que o Duster consegue oferecer mais espaço. O bagageiro também ganha com seus 475 litros.

Renault Duster mudou no início de 2020 e, mesmo mais caro, mostra ser mais parrudo que o "primo"
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários