Nissan Versa 0 km ou Sentra seminovo? Essa é a pergunta que clientes e fãs da marca japonesa devem se fazer quando pensam em levar para casa um dos dois. Afinal, vale a nova geração do Versa, lançada no final de 2020, ou um Sentra? O sedã compacto 0 km custa de R$ 94.790 a R$ 122.390, e pelo valor da versão de entrada, com câmbio manual, dá para comprar a configuração mais completa de um Sentra seminovo.
Vale lembrar que o Versa é menor que o Sentra. O modelo de nova geração é, também, rival de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedan, Honda City e Caoa Chery Arrizo 5, entre outros. Mas vamos colocar no papel: por R$ 95 mil, você levaria um Versa Sense MT zero km ou um Sentra seminovo automático? Vamos ver o que cada um deles oferece antes de você se decidir.
Para ajudar na sua decisão, vamos citar alguns quesitos importantes que são levados em conta por quem compra um sedã. Já que consideramos que as duas opções têm o mesmo preço, vamos destacar as virtudes de cada um deles quanto ao espaço, equipamentos e motorização. Lembramos que, como em todo comparativo aqui no WM1, nosso objetivo é mostrar virtudes e vacilos, não eleger o melhor.
A escolha por um sedã compacto ou intermediário, na maioria das vezes, significa que o cliente precisa de mais espaço do que um hatch ou um monovolume podem oferecer. O Versa tem 4,49 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e 482 litros de capacidade no porta-malas.
O Sentra, por sua vez, é maior por ser um carro médio: 4,64 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e 503 litros de porta-malas. Isso significa que se sua necessidade for somente espaço e volume de bagageiro, o Sentra atende melhor, ainda que seja preciso deixar claro que o Versa não é um veículo apertado.
Neste ponto, Nissan Versa tem itens considerados como de carros de luxo até pouco tempo atrás. Ar-condicionado automático, seis airbags, sistema de frenagem autônoma de emergência, central multimídia com conexão sem fio para Apple CarPlay e AndroidAuto e bancos em couro, por exemplo, são alguns desses itens. Mas a maioria deles está nas versões mais caras, ok?
Destes, o Sentra SL seminovo tem os bancos de couro, os airbags e o ar-condicionado automático (com duas zonas). O sedã médio compensa a falta do sistema de frenagem autônoma de emergência e central multimídia com conexão sem fio para Apple CarPlay e AndroidAuto com outros equipamentos, como um alerta de colisão frontal; os faróis dianteiros em LED; o teto solar elétrico e o som da grife Bose.
Resumo: por estar uma geração à frente, o novo Versa meio que se equipara ao Sentra em nível de equipamentos, com destaques para os dois lados nesse quesito.
Aqui, importante lembrar, nosso intuito não é eleger um melhor e um pior, mas só mostrar o que cada um deles tem de bom para entregar. O Versa tem motor 1.6 16V flex de até 114 cv e 15,1 kgf.m de torque, com câmbio manual de cinco marchas na versão de entrada - e caixa de transmissão CVT nas demais configurações. Acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge 180 km/h de máxima.
Já o Sentra é sempre equipado com motor 2.0 16V flex de até 140 cv e 20 kgf.m de torque, com o mesmo câmbio CVT que seu irmão menor (nas configurações acima da versão de entrada). Arranca de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e chega a 186 km/h de velocidade máxima. É mais forte em números de potência, torque e desempenho, mas perde quando falamos de consumo. Segundo dados do Inmetro, os valores são os seguintes:
A conclusão é você, cliente e amigo leitor, quem tira. Mas é preciso destacar o seguinte: de um lado temos um sedã mais novo (o Versa), com projeto mais recente, motor mais econômico, que não é apertado e tem boa lista de equipamentos, sem contar toda a assistência oferecida pela Nissan na compra de um veículo zero km (garantia, revisões programas, suporte online 24h etc.).
Do outro, o Sentra seminovo que já teve dono e possivelmente revisões já realizadas, portanto com peças e sistemas mecânicos já relativamente desgastados, mas que é mais espaçoso, tem mais espaço no porta-malas, acelera mais e ainda é mais robusto em relação à quantidade de equipamentos. Se o seminovo for a sua opção, procure conhecer o histórico do carro e levá-lo a um mecânico antes de fechar o negócio.