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Nova Nissan Frontier alcança a Mitsubishi L200?

Modelo da Nissan foi a 5º picape mais vendida em 2021, agora se renovou e tenta alcançar a 4ª colocada, da Mitsubishi


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Nicole Santana
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Abril chegou e trouxe consigo algumas novidades para o mercado automotivo brasileiro. Entre elas está o lançamento da nova Nissan Frontier, picape japonesa com produção em solo argentino e que começa a ser comercializada no Brasil já no fim deste mês de abril.

As modificações da nova Nissan Frontier chegam em um momento no qual o segmento de picapes está em constante atualização, seja com a renovação de linhas já consagradas, bem como a expectativa de lançamentos inéditos, como a Poer da GWM, que também deve ganhar destaque em solo nacional, a partir dos planos ambiciosos da montadora chinesa.

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O mercado de picapes em números

De acordo com o levantamento da Fenabrave (a associação que reúne as concessionárias), a Frontier fechou o último ano em décimo lugar entre os comerciais leves mais vendidos do Brasil. A posição foi alcançada após atingir um total de 11.816 unidades comercializadas.

Ao analisar apenas o segmento de picapes médias o veículo japonês ficou em quinto lugar, atrás de nomes como a líder Toyota Hilux (45.893), a Chevrolet S10 (35.045), a Ford Ranger (20.499) e a Mitsubishi L200 Triton (13.157).

 Toyota Hilux é a líder do segmento de picapes médias no Brasil
Hilux Gr S 2
Legenda: Toyota Hilux é a líder do segmento de picapes médias no Brasil
Crédito: Divulgação
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No entanto, será que após as alterações de nova linha, a Nissan Frontier encara a Mitsubishi L200?

Para realizar o comparativo, a reportagem considerou as versões topo de linha de cada modelo, ou seja, a configuração destaque da nova linha da Frontier, a PRO4X 4x4 de R$ 314.590 e a variante HPE-S da Mitsubishi L200 Triton Sport, que tem preço sugerido de R$ 319.209.

Veja os diferenciais de cada modelo dentro dos seguintes tópicos: motorização, performance e desempenho, , dimensões e capacidade de carga e lista de equipamentos.

Nissan Frontier x Mitsubishi L200

 Mitsubishi L200 e Nissan Frontier ocupam a 4ª e 5ª posição, respectivamente, entre as picapes médias
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Legenda: Mitsubishi L200 e Nissan Frontier ocupam a 4ª e 5ª posição, respectivamente, entre as picapes médias
Crédito: Montagem
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A proposta da Nissan é clara: atualizar a picape com a intenção de atrair um novo perfil de consumidor. O destaque da nova linha é a versão topo de linha, a configuração inédita, PRO4X 4x4.

A picape exibe visual aventureiro, mas sem deixar de lado o conforto. A grade e os faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C, são a nova identidade do modelo. Na configuração topo, a Frontier apresenta para-lamas exclusivos, bem como novos acabamentos para os bancos. Até mesmo o logo da Nissan é diferenciado, na cor vermelha.

Já a Mitsubishi conta com um modelo já consagrado no segmento, a L200 Triton Sport. A versão topo de linha, a HPE-S, é a que faz frente com a Nissan Frontier PRO4X 4x4.

Motor

Embaixo do capô, a Frontier conta com motor a diesel com dois turbos de 190 cv de potência e 45,9 kgf.m de torque. Aliado ao propulsor está a transmissão automática de até sete velocidades, com modo sequencial. O conjunto motriz gera velocidade máxima de 180 km/h, já o 0 a 100 km/h é feito em 10,3 segundos.

Já a versão HPE-S da L200 conta com um motor turbo diesel MIVEC 2.4, que gera 190 cv de potência e 43,9 kgf.m de torque. Nesse caso, a transmissão é automática de seis velocidades. A velocidade máxima é de 190 km/h e o arranque de 0 a 100 km/h é feito em 10,4 segundos, ou seja, apenas 0,1 segundo a menos que a concorrente.

No quesito consumo, de acordo com os dados do Inmetro, a Nissan Frontier faz 9,1 km/l no ciclo urbano e 11 km/l no rodoviário. A Mitsubishi L200 leva vantagem na cidade, com consumo de 9,4 km/l, mas fica atrás na estrada, onde alcança 10,8 km/l.

Nissan Frontier (Mitsubishi L200 Triton x Nissan Frontier)
Nova Nissan Frontier foi apresentada no início do mês e está prestes a chegar às concessionárias
Crédito: Divulgação
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Dimensões

Sobre as dimensões, a picape da Nissan cresceu após a última atualização, ficou maior em 2,5 cm perto da cabine e 5 cm nas laterais, perto da caçamba. Dessa forma, a Frontier tem 5,26 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,86 m de altura. O entre-eixos é de 3,15 m. Já o vão livre do solo é de 2,52 metros. As rodas são de 17” e contam com pneus todo terreno.

A L200 tem quatro centímetros a mais que a concorrente no comprimento, mas fica atrás no entre eixos. As dimensões da picape da Mitsubishi são de 5,3 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,79 m de altura. O entre-eixos é de 3 metros. A L200 também fica atrás no quesito vão livre do solo, com 2,2 metros, mas tem rodas maiores - são de 18"

A versão topo de linha da nova Nissan Frontier leva até 1.030 kg de carga e 1.054 litros de capacidade volumétrica da caçamba. A capacidade de reboque com freio é de 2.750 kg, já sem freio é de 750 kg.

A picape da Mitsubishi leva 30 kg a menos, com capacidade para 1.000 kg. E o volume que comporta é de 1.046 litros. Sobre o reboque, o modelo é capaz de puxar até 2.300 kg com freio e 750 kg sem freio.

Equipamentos

Na lista de equipamentos, a picape da Nissan também ganhou novos incrementos e ficou mais segura. A Frontier conta com alerta de colisão frontal; assistente inteligente de frenagem, alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa, alerta de ponto cego,  que atua em conjunto com a visão 360º integrada com o sistema de detecção de objetos em movimento, entre outros itens.

Na conectividade, a picape da Nissan conta com painel de instrumentos com a maior tela TFT do segmento, de 7”. Além dela, o modelo tem ainda uma tela de 8” para o sistema multimídia no console central. O sistema se conecta aos smartphones e permite que os usuários ativem recursos convenientes, como streaming de áudio por Bluetooth, reconhecimento de voz e navegação.

Já a Mitsubishi L200 Triton tem, na lista de equipamentos, destaque para o controle Ativo de Tração e Estabilidade; a caçamba com proteção X Liner; assistente de frenagem de emergência, multimídia de 7" JBL, banco com ajustes elétrico para o motorista, sistema de frenagem autônoma e sistema de monitoramento de pontos cegos.

A L200 também conta com sistema de prevenção de aceleração involuntária; assistente de descida em rampas; sistema de aviso de tráfego traseiro e controle ativo de tração estabilidade.

Mitsubishi L200 Triton x Nissan Frontier
Mitsubishi L200 Triton Sport também possui um bom pacote de equipamentos para a categoria
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Conclusão: Nissan Frontier x Mitsubishi L200

A Nissan Frontier na sua versão topo de linha tem como um dos atrativos o preço, R$ 4.619 mais barata que a concorrente. Além disso leva alguma vantagem na capacidade de carga, como destacamos acima. Já no espaço para os passageiros, a Mitsubishi L200 Triton leva alguma vantagem por ter entre-eixos maior, apesar de ter comprimento menor.

Em termos de desempenho, os dois modelos são bem parecidos: ambas geram 190 cv de potência, no entanto, a Frontier entrega um pouco de torque a mais: 2 kgf.m. O veículo da Mitsubishi é capaz de atingir uma velocidade máxima superior de 190 km/h, contra os 180 km/h da Frontier. Já o arranque de 0 a 100 km/h, os dados são basicamente os mesmos. E, no consumo, a L200 leva a melhor na cidade enquanto a Frontier se sobressai na estrada.

No fim das contas se mostram duas boas opções para quem procura uma picape média, com conjunto de equipamentos de conectividade e de segurança bastante similares e interessantes.

Tags:Picape
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