Já mostramos aqui no WM1 que o recém-lançado Fiat Pulse terá em nosso mercado uma disputa um tanto acirrada contra adversários já consolidados no segmento de SUVs compactos e que foram atualizados recentemente. Caoa Chery Tiggo 3X, Honda WR-V e as versões de entrada do Hyundai Creta e do Nissan Kicks são alguns desses rivais.
No entanto, é quase impossível não pensar no Volkswagen Nivus como o concorrente direto do Pulse por conta de diversas categorias que são bastante parecidas nos dois modelos. Por isso, comparamos as versões topo de linha de ambos.
Tanto o Fiat Pulse Impetus (R$ 115.990) quanto o Volkswagen Nivus Highline (R$ 121.890) são equipados com motores 1.0 turbo flex e transmissão automática. Os pacotes de equipamentos de série também são bem parecidos. Confira a seguir qual deles é a melhor escolha.
Construído a partir da plataforma MLA, o Pulse utiliza diversos componentes do hatch Argo. Segundo a Fiat, a estrutura do SUV passou por diversas melhorias para aumentar a rigidez torcional e a resistência em impactos.
O novato mede 4,10 metros de comprimento (10 cm mais comprido que o Argo), 1,58 m de altura, 1,78 m de largura e 2,53 m de distância entre-eixos (ganho de 1 cm). Já o porta-malas tem 370 litros de capacidade (70 litros a mais que o do hatch).
A Fiat diz que, para atingir a altura livre do solo de 22,4 cm, o Pulse recebeu um conjunto de suspensões exclusivo (McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira).
Baseado na plataforma MQB A0 do Polo, o Nivus é ligeiramente maior que o Pulse em algumas medidas. O modelo da Volkswagen possui 4,26 m de comprimento, 1,49 m de altura, 1,75 m de largura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas tem 415 litros de capacidade.
A altura livre do solo, de 16,6 cm, por sua vez, é consideravelmente menor, o que caracteriza uma proposta mais parecida com a de um hatch que a de um SUV compacto. O conjunto de suspensões segue o mesmo esquema do Pulse: dianteira do tipo McPherson e traseira com eixo de torção.
O Pulse Impetus T200 é movido pelo motor Firefly 1.0 turbo flex de quatro cilindros com injeção direta e controle inteligente das válvulas de admissão. Sempre combinado ao câmbio automático CVT com simulação de sete marchas, esse propulsor gera 125 cv de potência com gasolina ou 130 cv quando abastecido com etanol. O torque máximo é de 20,4 kgf.m a 1.750 rpm, com qualquer um dos combustíveis.
Já o motor 1.0 turbo 200 TSI de três cilindros do Volkswagen Nivus Highline gera 115 cv com gasolina e 128 cv com etanol. O torque de 20,4 kgf.m com ambos os combustíveis é idêntico ao do propulsor do Pulse. A transmissão é a automática Tiptronic de conversor de torque com seis velocidades fornecida pela Aisin.
Com o motor 1.0 turbo, o Fiat Pulse Impetus acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h (números com etanol), de acordo com os dados de fábrica.
No caso do Nivus Highline, a Volkswagen informa aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade final também de 189 km/h (etanol).
As médias de consumo do Fiat Pulse Impetus informadas pelo Inmetro são as seguintes: 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina. Abastecido com etanol, o SUV faz 8,5 km/l em trecho urbano e 10,2 km/l em percurso rodoviário.
Para o Nivus Highline, a entidade divulga 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina. No etanol, as médias são de 7,7 km/l (cidade) e 9,4 km/l (estrada).
Ambos os SUVs são equipados de série com airbags frontais e laterais; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; direção elétrica; ar-condicionado automático digital (o Nivus conta com saídas para o banco traseiro); faróis e lanternas em LED com acendimento automático; faróis de neblina com função de iluminação em curvas; sensor de chuva; chave presencial; partida do motor por botão; bancos revestidos de couro; volante com regulagem de altura e profundidade e borboletas para trocas de marchas; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; câmera de ré; banco traseiro bipartido (60:40); carregador de celular por indução; rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros.
Na parte de segurança, os dois SUVs compactos são dotados de frenagem autônoma de emergência, mas apenas o Nivus Highline possui airbags de cortina e controle de cruzeiro adaptativo, que aciona os freios e acelera o carro automaticamente de acordo com a velocidade do veículo da frente.
O Pulse Impetus, por sua vez, traz alerta de saída de faixa e comutação automática do facho alto dos faróis, itens ausentes no rival.
Em termos de conectividade, Pulse e Nivus são dotados de centrais multimídia compatíveis com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay (com conexão sem fio no Fiat). Ambos os equipamentos podem ser interligados a aplicativos de navegação, entre outros serviços. No do Nivus é possível baixar o Waze, por exemplo. Já a central do Pulse pode ser integrada à assistente virtual Alexa para realizar uma série de tarefas, como o pagamento de pedágios e até drive-thrus de restaurantes.
Os SUVs também são equipados com painéis totalmente digitais: 7 polegadas no Pulse e 12 polegadas no Nivus.
O pacote de serviços Fiat////Connect Me (R$ 2.650) é o único item vendido à parte para o Pulse Impetus, além das pinturas combinadas ao teto preto: sólidas branco Banchisa e vermelho Montecarlo (R$ 1 mil cada), metálicas (R$ 2 mil) e perolizadas (R$ 2.350). A sólida cinza Strato com teto preto sai por R$ 1.500.
O Nivus Highline pode receber por mais R$ 1.780 o pacote que acrescenta pintura preta no teto, nos espelhos retrovisores, nos emblemas e nas rodas de liga leve. A pintura sólida branco Cristal tem preço sugerido de R$ 490, enquanto as metálicas e perolizadas variam entre R$ 1.230 e R$ 1.585.
O preço mais em conta (R$ 115.990) do Fiat Pulse Impetus certamente será um atrativo diante dos R$ 121.990 pedidos pelo Nivus Highline, afinal, não dá para desprezar uma diferença de R$ 6 mil na hora de fechar um negócio. No entanto, o modelo da Volkswagen "compensa" essa quantia ao ter mais itens de segurança, como os airbags de cortina e o controle de cruzeiro adaptativo.