A maioria dos clientes e usuários de SUVs sabe porque compra esse tipo de carro. Além da posição de dirigir mais elevada, os "jipinhos urbanos" também oferecem possibilidades alternativas, como a de mais facilidade em uma eventual aventura off-road. Quem compra um SUV tem, de certo modo, uma veia conectada a este universo com espírito fora-de-estrada.
E cada vez mais os SUVs investem em ângulos de carroceria maiores para encarar esses tipos de desafios. Seja uma estradinha de terra, uma trilha lameira ou apenas uma valeta mais sobressaliente na cidade, os utilitários nasceram - teoricamente - para isso. Agora, vamos listar quais os melhores SUVs compactos com ângulos de entrada, saída e altura do solo para encarar situações como estas.
Antes de elencar os dados de todos os SUVs compactos de nosso mercado, precisamos padronizar e explicar as três classificações que vamos utilizar nesse comparativo.
Vamos começar pelo ângulo de entrada, também chamado de ângulo de ataque. Ele é o grau máximo possível de um automóvel para transpor um obstáculo sem danificar qualquer parte mais baixa da dianteira do veículo. É, portanto, a medida entre o para-choques e a roda dianteira.
Já a altura livre do solo - também chamado de "vão livre" - é a distância entre o chão e a base do assoalho do automóvel. Quanto mais alta for essa medida, melhor será a capacidade do veículo de varar lombadas, valetas e/ou depressões sem raspar o "fundo" do automóvel.
Por fim, o ângulo de saída é exatamente o oposto do de entrada: fica na parte de trás do veículo e pode ser medido pela distância do limite do pneu até o início do para-choque traseiro. Na prática, quanto maior ele for, mais pronunciada poderá ser a saída do carro em uma descida - assim como quanto maior for o ângulo de ataque, mais alta poderá ser a entrada do veículo em uma subida.
Agora que sabemos o que são os principais ângulos de um automóvel, vamos aos números: quais são os 5 melhores SUVs compactos vendidos no Brasil capazes de vencer obstáculos e depressões graças às "capacidades" de suas carrocerias?
O utilitário esportivo compacto com os melhores números desse quesito é o Renault Duster, que em 2020 ganhou uma nova geração. O carro produzido em São José dos Pinhais (PR) tem 30º de ângulo de ataque, 23,7 cm de altura livre do solo e ótimos 34,5º de ângulo de saída.
O Duster foca no bom custo/benefício dentro desse segmento, mas para os adeptos ao uso no fora-de-estrada as notícias não são tão boas, já que a versão com tração 4x4 saiu de linha juntamente com o motor 2.0 - mas ainda há chances desta configuração retornar com o motor 1.3 turbo que vai estrear no modelo da Renault, e que já está no catálogo do Captur.
Um dos grandes favoritos dessa disputa, por ser o carro da marca, digamos... mais "lameira" entre todas as outras, acabou com a medalha de prata. O Jeep Renegade é o segundo melhor carro da categoria de SUVs compactos em termos de ângulos, com 28º de ataque, 31º de saída e 21,6 cm de altura livre do solo nas versões com motor flex.
Esses números ficam ainda melhores nas configurações com motor 2.0 a diesel: 30º de ângulo de entrada, 33º de saída e os mesmos 21,6 cm de vão livre - números que, ainda assim, não superam os do Renault Duster. Atualmente, em agosto de 2021, um Jeep Renegade custa de R$ 92.990 a R$ 176.990.
Olha só, o terceiro colocado dessa disputa, para muita gente, nem deveria ser classificado como SUV. Mas é dessa forma que a Citroën vende o C4 Cactus no Brasil. O modelo tem ângulo de ataque de 22º, 32º de saída e ótimos 22,5 cm de vão livre do solo.
O C4 Cactus custa atualmente de R$ 95.990 a R$ 131.590 - no Brasil, é o único carro de passeio oferecido pela empresa francesa, que planeja lançar um novo C3 ainda este ano - e pode ser equipado com motor 1.6 aspirado ou 1.6 THP (turbo), sempre com câmbio automático... E tração dianteira.
O Renault Captur tem ângulo de ataque de 23º, 31º na parte de trás e 21,2 cm de distância livre do solo. O modelo ficou atrás do C4 Cactus mesmo com ângulo de entrada maior, mas porque tem ângulos de saída e vão livre menores quando comparado ao rival da Citroën.
Posicionado acima de seu "irmão" de plataforma - o Duster, vencedor desse comparativo - em termos de preços e equipamentos, o Captur atualmente custa de R$ 124.490 a R$ 138.490. O motor a partir da linha 2022, lançada no mês de julho, passou a ser o 1.3 turboflex TCe de 170 cv e 27,5 kgf.m de torque e o câmbio é automático do tipo CVT. A tração? Nas três configurações, Zen, Intense e Iconic, é sempre dianteira.
O quinto colocado dessa disputa é o Honda HR-V, com 20,1º de ângulo de ataque, 29,7º de saída e 20,7 cm de vão livre do solo. Na sequência vêm Peugeot 2008 (23º, 29º e 20 cm); Nissan Kicks (20º, 28º e 20 cm); Hyundai Creta (21º, 28º e 19 cm) e só depois Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.
O HR-V é outro SUV compacto com tração dianteira. Atualmente, o único utilitário com possibilidade de tração nas quatro rodas, depois da atualização do Duster, é o Jeep Renegade - ao menos quando consideramos a lista dos modelos mais vendidos.
Pelo menos desde 2019 o HR-V oferece motor turbo, ainda limitado à configuração topo de linha, chamada Touring. Mas uma nova geração promete chegar ao país no ano que vem. Seus preços atualmente variam entre R$ 112.400 e R$ 157.100.