Kwid Zoe

Renault Zoe e Kwid E-Tech podem coexistir?

Dupla tem muitas distinções, mas subcompacto se destaca por sua proposta de mobilidade elétrica mais barata do mercado


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O Kwid E-Tech foi anunciado pela Renault como um novo capítulo na história da mobilidade do Brasil. O lançamento aconteceu há duas semanas e colocou os holofotes sobre o subcompacto, que chega com preços competitivos em um mercado ainda escasso de alternativas. Importado da China, o modelo custa R$ 143 mil no período de pré-venda e oferece autonomia interessante para o uso urbano.

Mas a Renault já tinha um elétrico vendido por aqui, o Zoe. O hatch faz parte da gama de produtos da marca francesa desde 2018 e irá dividir espaço com o Kwid E-Tech. A pergunta que fica no ar é: a chegada do subcompacto eletrificado pode significar o fim do Zoe? Ou os dois podem dividir espaço no ainda reduzido mercado de elétricos do Brasil?

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Os irmãos elétricos da Renault: Kwid E-Tech e Zoe

Fizemos uma lista de diferenças entre os modelos que podem justificar ou não a permanência dos dois no portfólio de elétricos vendidos pela Renault no Brasil.

Kwid E-Tech é quase R$ 100 mil mais barato que o Zoe

A lista começa pelo item mais óbvio: o preço. O Zoe custa R$ 239.990, quase R$ 100 mil a mais em relação ao cobrado pelo Kwid E-Tech. O preço pode se justificar, além da proposta de cada um, pela origem dos dois, já que o hatch elétrico chega ao Brasil importado da Europa e o subcompacto virá da China.

Renault Kwid E-Tech foi lançado há duas semanas como o carro elétrico mais barato do Brasil
Crédito: Divulgação
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Renault Zoe supera Kwid E-Tech em potência e autonomia

A motorização da dupla também é diferente. O Zoe ganhou na linha 2022 um motor mais potente, capaz de gerar até 135 cv de potência, enquanto o Kwid elétrico virá para o nosso mercado equipado com um motor de apenas 65 cv.  A motorização faz o Zoe acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. Para o Kwid E-Tech chegar na mesma marca são necessários 14,6s.

No quesito autonomia de rodagem, o Kwid roda até 298 km em ciclo misto com apenas uma carga nas suas baterias de 26 kWh. Por outro lado, os números indicam que o Zoe é mais preparado para longas distâncias. Segundo a Renault, graças ao sistema Z.E. 50 com baterias de 52 kWh, o hatch pode rodar até 385 km nas mesmas condições.

Renault Zoe tem quase 90 km a mais de autonomia que o irmão Kwid E-Tech
Crédito: Divulgação
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As medidas dos elétricos da Renault

As medidas da dupla também servem para distanciar um modelo do outro em sua proposta. O Kwid elétrico segue com as mesmas dimensões da sua variante a combustão com 3,680 metros de comprimento, 1,58 m de largura, 1,47 m de altura e 2,42 m de entre-eixos. O suficiente apenas para quatro ocupantes.

No Zoe, as medidas são um pouco menos restritas. O hatch é maior em todas as dimensões: 4,09 metros de comprimento; 1,79 mm de largura; 1,56 m de altura; e 2,59 m de  entre-eixos. A capacidade do porta-malas também é maior no modelo mais antigo. Enquanto o Kwid tem 290 litros, o Zoe leva 338 l.

Zoe tem maior espaço interno e porta-malas comparado ao Kwid elétrico
Crédito: Divulgação
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A única medida vencida pelo Kwid é a de vão livre. O subcompacto, chamado pela própria Renault em suas peças publicitárias de "SUV dos compactos" tem 18 cm de distância entre a carroceria e o solo, contra 12 cm do Zoe.

Equipamentos da dupla

Em nível de equipamentos, os dois também se diferenciam. O Zoe tem lista mais completa, com assistente de frenagem de emergência, ar-condicionado automático, piloto automático, retrovisor fotocrômico, sensor crepuscular, alerta de ponto cego e de pressão de pneus; chave presencial e freio de mão elétrico, com função auto-hold. Além de painel digital de 10' em TFT e central multimídia Easy link de 7 polegadas com espelhamento sem fio.

No Kwid, contudo, o número de airbags é maior. São seis (dois frontais, dois de cortina e dois laterais), contra apenas quatro do Zoe. A lista de itens do subcompacto tem ainda ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade, retrovisores elétricos e central Media Evolution de 7'', que traz espelhamento via cabo.

Interior do Kwid E-Tech: subcompacto é equipado com central Media Evolution de 7
Crédito: Divulgação
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Conclusão

A lista de itens, a potência, o refinamento visual e de acabamento deixam claro que Kwid E-Tech e Zoe têm propostas distintas. A dupla se encontra na questão da mobilidade elétrica. Dito isto, se as diferenças citadas acima não forem decisivas para os proprietários, é sim possível que o Kwid elétrico, por ter valor bem menor, abocanhe vendas do irmão europeu. Diz aí, qual dos dois você escolheria?

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