Honda City e Toyota Yaris foram atualizados recentemente para ficarem mais competitivos nas categorias de hatches e sedãs compactos, atualmente dominadas pelos Chevrolet Onix e Onix Plus. O City ganhou nova geração e a inédita variante dois-volumes, enquanto o Yaris Sedan sofreu retoques visuais e alguns equipamentos.
Como o novo City hatch ainda não foi lançado, vamos comparar o Honda com o Toyota somente nas configurações sedã com preços na faixa até R$ 120 mil. Confira!
Nesta disputa, confrontamos o intermediário Honda City EXL(R$ 118.900) com o topo de linha Toyota Yaris Sedan XLS (R$ 116.900), as versões mais parecidas em nível de equipamentos e preços.
Além do visual atualizado, o novo Honda City sedã ficou maior que o antecessor. Com 1,47 metro de altura e 4,55 metros de comprimento, o carro da marca japonesa é 9,4 centímetros mais comprido e 5,3 cm mais largo (1,75 m) que o modelo antigo.
A distância entre os eixos de 2,60 m, no entanto, foi mantida. Apesar do ganho de alguns centímetros na carroceria, o porta-malas teve a capacidade reduzida de 536 litros para ainda bons 519 litros.
O Toyota Yaris Sedan, por sua vez, mede 4,42 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O seu porta-malas de 473 litros perde em capacidade para o do City.
Diferentemente dos principais concorrentes, equipados motores turbinados, os novos Honda City e Toyota Yaris Sedan mantiveram as motorizações naturalmente aspiradas, combinadas a um câmbio automático de variação contínua (CVT) com simulação de sete marchas.
O novo Honda City estreou no Brasil o motor 1.5 16V flex de quatro cilindros, identificado pela nomenclatura DI DOHC I-VTEC. Esse propulsor entrega 126 cv de potência a 6.200 rpm e 15,8 kgf.m de torque a 4.600 rpm. O ganho de 10 cv em relação ao antigo 1.5 I-VTEC se deu com a adoção de injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas.
O Yaris Sedan leva sob o capô o motor 1.5 flex aspirado de quatro cilindros com injeção multiponto e duplo comando variável de válvulas. O propulsor entrega 105/110 cv de potência a 5.600 rpm e 14,3/14,9 kgf.m de torque a 4.000 rpm (gasolina/etanol).
De acordo com os dados de fábrica, o novo Honda City acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h.
O consumo declarado pelo Inmetro é de 9,2 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, o Honda faz 10,5 km/l com etanol e 15,2 km/l quando abastecido com gasolina. De posse desses números, o seu tanque de 44 litros tem autonomia de até 669 km.
Já o Yaris Sedan precisa de 12 segundos para atingir os 100 km/h, mas tem velocidade final maior: 186 km/h, de acordo com a Toyota.
Já o seu consumo é de 9 km/l (etanol) ou 13 km/l (gasolina) na cidade e 10,6 km/l (e) e 14,5 km/l (g) na estrada, segundo o Inmetro.
Os dois sedãs são equipados com pelo menos seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), mas o Yaris Sedan XLS ainda conta com a bolsa de proteção para os joelhos do motorista. O pacote de série ainda traz assistente de partida em rampa; controles de estabilidade e tração; Isofix; sensor de estacionamento traseiro; chave presencial; ar-condicionado digital; controle de cruzeiro; faróis de neblina; bancos de couro; rebatimento elétrico dos retrovisores; rodas de liga leve (16 polegadas no City e aro 15” no Yaris Sedan).
No entanto, apenas a versão topo de linha do Toyota conta com espelho interno antiofuscante, sensor de chuva, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, alerta de mudança de faixa, faróis principais em LED e teto solar elétrico.
Em contrapartida, o Honda City EXL oferece monitoramento de pressão dos pneus e sensor de estacionamento traseiro e alerta de ponto cego.
Mesmo em sua versão intermediária, o novo Honda City praticamente se iguala em equipamentos ao Toyota Yaris Sedan topo de linha. O Yaris oferece alguns itens de segurança a mais e teto solar. Já o modelo da Honda é um projeto mais recente, oferece maior espaço interno e possui um motor mais moderno e eficiente.