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SUVs médios: quais os maiores porta-malas?

Para quem tem família, a capacidade para bagagens é importante na hora de escolher um modelo. Confira nossa lista

por Lucas Cardoso

A capacidade do porta-malas é um dos critérios usados pelos clientes do segmento dos SUVs médios na hora de fechar a compra. Seja para necessidades do dia a dia ou para viagens em família, quanto maior o compartimento e menor a necessidade de fazer malabarismos para acomodar toda sorte de coisas, melhor.
O segmento dos utilitários médios ganhou concorrentes de peso no último ano e segue virou o "queridinho" dos consumidores brasileiros. Por isso, fizemos uma lista dos seis mais vendidos em 2022 organizada pela capacidade do porta-malas.
Para nivelar as coisas, fizemos a análise considerando apenas a capacidade dos modelos na configuração interna padrão para cinco passageiros. Isso porque dois deles podem levar até sete pessoas, o que naturalmente reduz o espaço no porta-malas. Dito isto, vamos para a lista.

Caoa Chery Tiggo 8

Dentro dessa regra, o modelo com o maior espaço para bagagens é o Caoa Chery Tiggo 8. O SUV da marca chinesa pode carregar impressionantes 889 litros de bagagens quando configurado para cinco pessoas.
A medida extra garantida pela terceira fileira rebatida de assentos é matadora e faz do SUV médio um verdadeiro latifúndio para quem precisa acomodar muitas coisas. É como se ele tivesse o porta-malas de dois utilitários compactos dentro do compartimento.
Quando configurado para levar sete pessoas, a medida, contudo, cai para pequenos 193 litros. Apesar da "ponta" no tamanho do compartimento de bagagens, o modelo só foi o quinto mais vendido do segmento. Ao todo, foram emplacadas 3.614 unidades até maio.

Jeep Commander

O segundo da nossa lista também pode acomodar sete pessoas, por isso se destaca no porta-malas: leva 661 litros. Estamos falando do Jeep Commander, que chegou ao nosso mercado em agosto de 2021 e já desponta no segmento. No acumulado, ele é o terceiro SUV médio mais vendido do ano, com 8.231 registros.
A capacidade citada do porta-malas é alcançada apenas na configuração de cinco lugares, seguindo o nosso critério de avaliação. Com a terceira fileira içada, a medida cai para 233 litros. Para fins de comparação, o tamanho é o mesmo de um Fiat Mobi.

Volkswagen Taos

O Volkswagen Taos entrou na nossa lista como o sexto SUV médio mais vendido do mercado no ano (3.064), mas no ranking dos porta-malas ele aparece em terceiro. O modelo tem 498 litros de capacidade e só perde para os concorrentes mencionados acima, cujas terceiras fileiras colaboram para o tamanho do compartimento.
Na prática, isso significa que, entre os modelos configurados apenas para cinco pessoas, o Taos é o mais espaçoso na hora de acomodar as bagagens e guardar todas aquelas coisas inerentes à maioria das famílias - em especial daquelas com crianças.

Jeep Compass

O Jeep Compass passou por uma atualização na linha 2021 que ampliou a capacidade de seu porta-malas de 410 litros para "teóricos" 476 litros. É que a medida "a mais" foi obtida por uma mudança no método de aferição da montadora, que adotou o padrão SAE que calcula o tamanho por litragem.
Por essa medida atualizada, o modelo aparece na quarta colocação da nossa lista. Já nas vendas, o irmão menor do Commander foi o mais vendido do segmento no mercado brasileiro até maio. Segundo o ranking de emplacamentos da Fenabrave, foram registradas 24.925 unidades do utilitário que é febre por aqui desde sua chegada, no final de 2016.

Caoa Tiggo 7 Pro

Segundo integrante da Chery na nossa lista, o Tiggo 7 Pro é o quinto SUV médio em espaço no porta-malas. São até 475 litros de capacidade para bagagens no compartimento. Já no ranking de vendas, o modelo foi o quarto: emplacou 3.736 novas unidades do início do ano até maio.

Toyota Corolla Cross

Atrás apenas do Jeep Compass entre os SUVs médios mais vendidos do país, o Toyota Corolla Cross ficou em último no nosso ranking. Segundo dados da montadora japonesa, o modelo tem capacidade para acomodar 440 litros no porta-malas com todos os cinco assentos levantados. Não fosse o "ajuste" feito pela Jeep no metodologia de cálculo do Compass, o modelo da Toyota não estaria na lanterna em nosso comparativo.

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