Destaque comparativo Suzuki Jimny e Troller T4

Suzuki Jimny x Troller T4: para encarar o lamaçal

Modelos têm disposição para enfrentar trilhas que fariam um SUV engomadinho tremer; veja qual é a melhor opção para você


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Antes da pandemia do novo coronavírus, uma amiga, que curte aquela cachoeira de difícil acesso, me perguntou se era jogo comprar um Ford EcoSport ou um Renault Duster. Respondi logo que não, que os dois tinham jeitão de aventureiro, mas não conseguiriam enfrentar maiores apertos. Sugeri então que ela olhasse para dois carinhas que raramente fazem feio no off-road: Suzuki Jimny e Troller T4.

Os dois fazem a alegria de jipeiros espalhados pelos quatro cantos do país. Embora não travem duelo direto em termos de desempenho, dimensões e preço, a afeição à lama une Suzuki Jimny e Troller T4. Levamos em consideração essa facilidade que os dois modelos têm de se livrar dos atoleiros e os colocamos nessa disputa amistosa.

Troller T4 2017/18 tem tração 4x4 de fábrica, e força para vencer obstáculos
Crédito: Reprodução
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De um lado temos o Troller T4 ano/modelo 2017/2018. O vendedor pede R$ 129.900 pelo veículo. Do outro vamos com o Jimny Sierra 4YOU ano/modelo 2020. O valor anunciado do jipinho da Suzuki é R$ 119.900. Agora que já aproximamos os dois "adversários" no preço, mostraremos alguns de seus predicados.

Quer ver o que Suzuki Jimny e Troller T4 têm a oferecer para você que busca um veículo pra fazer aquela boa trilha de sábado? Vamos dar uma conferida juntos:

Desempenho

O Troller T4 tem motor 2.0 turbodiesel de 200 cv de potência e generosos 47,9 kgf.m de torque. O Jimny Sierra dispõe de propulsor 1.5, que entrega 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 kgf.m a 4.000 rpm. A transmissão do T4 é manual de seis marchas (de engates curtos) e a do Suzuki é automática de quatro marchas.

Suzuki Jimny Sierra pesa pouco, o que o ajuda quando tem de enfrentar atoleiros
Crédito: Reprodução
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Jimny e Troller T4 têm tração 4x4 de fábrica. No caso do primeiro, o acionamento é feito por meio de um botão. Já o segundo dispõe de seletor giratório para realizar a mesma operação. Os dois também oferecem ao condutor assistência da reduzida.

Na hora de enfrentar rampas, o Troller T4 tem desempenho irretocável. O Jimny, mesmo com menos torque, não fica para trás. A vida do jipinho da Suzuki é facilitada, nesse caso, justamente por conta do seu peso: "apenas" 1.135 kg. Por ser mais leve, o modelo também consegue sair de atoleiros com certa desenvoltura. O T4 também está longe de deixar a desejar, mas tem que abusar da força bruta para vencer o obstáculo.

A direção com assistência elétrica do Jimny é mais leve que a hidráulica do T4. No entanto, por ser do tipo esferas circulantes ainda exige braço do condutor nas curvas mais fechadas. Vale destacar que, para trilhas, a firme direção do Troller supera a do Suzuki.

Por cima dos obstáculos

O Troller T4 tem ângulos de ataque e saída de 51°. O ângulo de transposição de rampas é de 30°. Isso dá ao veículo capacidade de ultrapassar inúmeros obstáculos em trilhas sem raspar no solo. O Suzuki Jimny tem ângulo de ataque de 37° e 49° de saída. Apesar de não mandar tão bem quanto o T4, o modelo deixa um monte de SUV que paga de brutamontes no chão.

Troller T4 que participa desse duelo tem bancos de couro e ar-condicionado digital bizona
Crédito: Reprodução
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Dimensões

Suzuki Jimny e Troller T4 diferem bastante nesse quesito. O jipinho do fabricante japonês tem 3,64 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,72 m de altura e um entre-eixos de 2,25 m. O T4 já é mais encorpado, com 4,09 m de comprimento, 1,96 m de altura, 1,97 m de largura e 2,58 m de entre-eixos.

Equipamentos

Jipeiro que é jipeiro não necessita de uma lista de equipamentos extensa, não é não? Mesmo assim, Suzuki Jimny e Troller T4 oferecem bom número de itens de conforto.

O Troller tem ar-condicionado digital bizona, bancos de couro, rádio com Bluetooth, teto solar e computador de bordo. Em termos de segurança, porém, não tem os airbags. Por quê? O fabricante se aproveitou de brecha na lei, que exclui os off-road da obrigatoriedade das bolsas infláveis. No entanto, o modelo dispõe de ABS e EBD.

Suzuki Jimny do comparativo tem central multimídia, com tela de 7''
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O Suzuki Jimny, por sua vez, tem airbags dianteiros. Além disso, dispõe de controle de descida, ESP, piloto automático, ar-condicionado digital, faróis de LED, câmera de ré e central multimídia, com tela de 7'', compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Nada mal.

Conclusão

Como mencionamos anteriormente, apesar do gosto pela lama, as diferença entre Jimny e T4 são nítidas. O Suzuki certamente irá agradar aos que procuram por um jipinho mais leve, "ligeiro" e valente. Enquanto isso, o Troller certamente cairá bem para os que querem um veículo com uma pegada mais parruda.

Por todas as características elencadas, dá para dizer que jipeiros iniciantes serão muito bem atendidos por um Suzuki Jimny. Agora, quem já é mais cascudo pode ir sem erro no Troller T4 que vai ser só sucesso. Os dois são verdadeiros heróis do lamaçal. Deixam SUVs engomadinhos no chinelo. Sem dó nem piedade.

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