Se hoje em dia modelos de entrada superam facilmente a barreira dos R$ 70 mil, SUVs derivados de picapes já ultrapassam os R$ 400 mil. Um exemplo desses é o recém-lançado Toyota SW4 GR-S (R$ 415.790). A versão "esportivada" do utilitário esportivo baseado na Hilux custa praticamente o mesmo que um Porsche Macan de entrada (R$ 415 mil).
Obviamente que são veículos de concepções e propostas totalmente distintas, mas essa comparação é válida para mostrar que ambos podem deixar indeciso o consumidor que que tem condições de comprar um SUV na faixa dos R$ 415 mil.
Veja ofertas de Toyota SW4 novos e usados
Dimensões
Construído sobre um robusto chassi de longarinas, o Toyota SW4 GR-S é um grandalhão com capacidade para sete ocupantes. O SUV mede 4,80 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,83 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Quando os dois assentos extras não estão sendo usados, o seu porta-malas acomoda bons 500 litros de bagagem.
Já o Porsche Macan utiliza a consagrada estrutura monobloco de crossovers MLB do Grupo Volkswagen. O menor SUV da marca alemã tem 4,72 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,62 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O seu porta-malas tem 458 litros de capacidade.
Quer um Porsche? Faça negócio com a Webmotors!
Motorização
O SW4 GR-S é movido pelo motor 2.8 turbodiesel com injeção direta de quatro cilindros, que entrega 204 cv de potência e 51 kgf.m de torque. A transmissão automática de seis marchas distribui a força do propulsor por meio do sistema de tração 4x4 temporária, com acionamento eletrônico e reduzida.A versão mais em conta do Macan leva sob o capô o 2.0 turbo a gasolina com injeção direta, compartilhado com diversos modelos do Grupo Volkswagen. No SUV da Porsche, esse motor gera 265 cv e 40,8 kgf.m, combinado ao câmbio PDK automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. A tração é integral.
Desempenho e consumo
Com peso de 2.175 kg, o SW4 GR-S acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente).
De acordo com o Inmetro, o Toyota tem consumo médio de diesel de 9,7 km/l na cidade e de 10,9 km/l, na estrada. Com esses dados, o tanque de 80 litros fornece autonomia de até 872 km.
Mesmo em sua versão mais mansa, o Macan honra o DNA esportivo da Porsche. O SUV de 1.845 kg faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 232 km/h.
Os seus dados de consumo de gasolina informam médias de 7,2 km/l na cidade e 8,6 de km/l, na estrada, com uma autonomia de até 559 km com o tanque de 65 litros.
Equipamentos de série
O Toyota SW4 GR-S segue o mesmo nível de equipamentos da versão Diamond de sete lugares (R$ 406.790). A única exceção são os amortecedores monotubo com ajuste mais firmes, os apliques na cor preta nos para-choques, as rodas de 18 polegadas também pintadas de preto e os emblemas das divisão esportiva Gazoo Racing na grade dianteira, na tampa do porta-malas e nos encostos dos bancos. O interior conta com bancos revestidos de couro perfurado com costuras vermelhas.
O SUV ainda traz carregador de celular por indução, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis full-LED com acendimento automático, porta-malas com abertura elétrica e por sensor de movimentação dos pés (kick sensor). A central multimídia com tela de 8”, compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, traz GPS nativo e TV digital. O sistema de som é da marca JBL.
Na parte de segurança, o SW4 GR-S mantém os sete airbags (dois frontais, dois laterais e um para os joelhos do motorista), os controles de estabilidade e tração e o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, câmera 360°, alerta de tráfego cruzado traseiro e sensor de ponto cego.
Por sua vez, o Porsche Macan traz boa parte dos equipamentos do SW4 GR-S, com exceção das assistências de segurança, do airbag para o joelho do motorista, entre outros itens. No entanto, a sua multimídia traz tela de 12,3” e as rodas são de aro 19”. Entre a grande variedade de acessórios, o Macan pode receber a suspensão pneumática com ajuste eletrônico da altura do veículo.
Conclusão
Toyota SW4 GR-S e Porsche Macan são veículos bem diferentes. O primeiro, apesar de ostentar os emblemas da Gazoo Racing, está longe de ser um esportivo legitimo – mas é valente o suficiente para enfrentar terrenos onde o Porsche dificilmente chegaria.Já o Macan é praticamente um Porsche 911 feito para levar a família. Embora seja equipado com tração nas quatro rodas, a sua vocação é entregar esportividade no asfalto. A escolha de cada um vai depender das necessidades do comprador.
Comentários