Quarto SUV mais vendido no Brasil entre janeiro e agosto, o Volkswagen T-Cross chegou à linha 2022 com novos equipamentos para aumentar a sua competitividade no segmento. Entre as novidades está a inclusão de itens que até então estavam presentes apenas no SUV médio Taos Comfortline 250 TSI.
Do SUV médio, as versões de entrada Sense 200 TSI e 200 TSI do T-Cross receberam o painel de instrumentos digital de 8 polegadas, enquanto a intermediária Comfortline 200 TSI e a topo de linha Highline 250 TSI passam a ser equipadas de série com carregador de celular por indução (sem fio).
Como é de praxe, essa atualização de conteúdo veio acompanhada de um reajuste nos preços. Com o aumento, o T-Cross Highline 250 TSI, quando equipado com todos os opcionais, acaba superando o preço do Taos Comfortline 250 TSI, que é de categoria superior.
Embora a diferença de preços seja pequena, será que vale mais a pena colocar na garagem um T-Cross completão ou o Taos de entrada é mais negócio? Confira a seguir.
O T-Cross é fabricado em São José dos Pinhais (PR) a partir da plataforma modular MQB A0, que também serve de base para o crossover Nivus, o hatch Polo e o sedã Virtus.
O SUV compacto mede 4,20 metros de comprimento, 1,57 m de altura, 1,75 m de largura e 2,65 m de distância entre-eixos. O porta-malas do T-Cross acomoda 373 litros de bagagem.
Já o Taos é feito na Argentina, utilizando a arquitetura MQB A, estrutura que também é aproveitada em outros modelos médios da Volkswagen, como o SUV de sete lugares Tiguan, o hatch Golf e o sedã Jetta.
O Taos ostenta 4,46 m de comprimento, 1,62 m de altura, 1,84 m de largura e 2,68 m de entre-eixos. O seu compartimento de bagagens possui 498 litros de capacidade.
Apesar da diferença de tamanho, T-Cross Highline 250 TSI e Taos Comfortline 250 TSI compartilham o conjunto mecânico formado pelo motor 1.4 turbo flex, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque, e o câmbio automático Tiptronic de seis marchas. A tração é dianteira em ambos.
De acordo com os dados de fábrica, o T-Cross Highline 250 TSI pesa 1.298 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 198 km/h.
O Taos Comfortline 250 TSI, dotado do mesmo propulsor e com 1,420 kg de peso em ordem de marcha, alcança os 100 km/h em 9,3 segundos e os 194 km/h de velocidade final.
Com preço inicial de R$ 144.790, o T-Cross Highline 250 TSI é equipado de série com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles eletrônicos de estabilidade e tração; repetidores de seta nos retrovisores; lanternas em LED; frenagem automática pós-colisão; central multimídia VW Play de 10,1”; ar-condicionado digital com saídas para os bancos traseiros; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; painel Active Info Display de 10,25”; faróis full LED com ajuste automático do facho alto; chave presencial e rodas de liga leve de 17”.
O SUV compacto pode receber os seguintes opcionais: pacote Bicolor I (teto e retrovisores pintados de preto) ou Bicolor II (teto e retrovisores cinza) por R$ 2.360, teto solar panorâmico (R$ 5.920) e o pacote Tech & Beats (R$ 7.460), que adiciona o sistema de som premium Beats com subwoofer, assistente de estacionamento (Park Assist) e regulagem automática do facho alto dos faróis full LED. Completo, o T-Cross Highline 250 TSI sai por R$ 160.530.
Já o Taos Comfortline 250 TSI parte de R$ 159.190. Nessa configuração, já traz todos os equipamentos presentes no T-Cross Highline 250 TSI sem opcionais, com exceção do painel Active Info Display. O SUV médio, por sua vez, conta com rodas de aro 18”.
Além das pinturas metálicas e perolizadas, os opcionais disponíveis para o Taos Comfortline 250 TSI são os bancos de couro com aquecimento e regulagem elétrica para os dianteiros (R$ 5.570) e o controle de cruzeiro adaptativo com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência (R$ 4.920). Porém, a inclusão desses itens já faz o Taos Comfortline 250 TSI se distanciar demais do T-Cross Highline 250 TSI em termos de preço.
Obviamente que a escolha de um carro novo também depende de fatores subjetivos, mas se analisarmos cada SUV tecnicamente, o Taos Comfortline 250 TSI custa R$ 1.340 a menos e se mostra uma compra mais vantajosa que o T-Cross Highline 250 TSI com todos os opcionais. A não ser que o comprador faça tanta questão de ter um carro menor com teto solar, sistema de som de grife e Park Assist em detrimento de um modelo mais recente e mais espaçoso.