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T-Cross Highline x Taos Comfortline: qual levar?

Versão topo de linha do SUV compacto com todos os opcionais custa apenas R$ 1.340 a mais que o SUV médio de entrada


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Guilherme Silva
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Quarto SUV mais vendido no Brasil entre janeiro e agosto, o Volkswagen T-Cross chegou à linha 2022 com novos equipamentos para aumentar a sua competitividade no segmento. Entre as novidades está a inclusão de itens que até então estavam presentes apenas no SUV médio Taos Comfortline 250 TSI.

Do SUV médio, as versões de entrada Sense 200 TSI e 200 TSI do T-Cross receberam o painel de instrumentos digital de 8 polegadas, enquanto a intermediária Comfortline 200 TSI e a topo de linha Highline 250 TSI passam a ser equipadas de série com carregador de celular por indução (sem fio).

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Como é de praxe, essa atualização de conteúdo veio acompanhada de um reajuste nos preços. Com o aumento, o T-Cross Highline 250 TSI, quando equipado com todos os opcionais, acaba superando o preço do Taos Comfortline 250 TSI, que é de categoria superior.

Embora a diferença de preços seja pequena, será que vale mais a pena colocar na garagem um T-Cross completão ou o Taos de entrada é mais negócio? Confira a seguir.

Volkswagen T-Cross ou Volkswagen Taos

Dimensões

Volkswagen T-Cross Highline 2022 parte de R$ 144.790
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O T-Cross é fabricado em São José dos Pinhais (PR) a partir da plataforma modular MQB A0, que também serve de base para o crossover Nivus, o hatch Polo e o sedã Virtus.

O SUV compacto mede 4,20 metros de comprimento, 1,57 m de altura, 1,75 m de largura e 2,65 m de distância entre-eixos. O porta-malas do T-Cross acomoda 373 litros de bagagem.

Volkswagen Taos Comfortline parte de R$ 159.190
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Já o Taos é feito na Argentina, utilizando a arquitetura MQB A, estrutura que também é aproveitada em outros modelos médios da Volkswagen, como o SUV de sete lugares Tiguan, o hatch Golf e o sedã Jetta.

O Taos ostenta 4,46 m de comprimento, 1,62 m de altura, 1,84 m de largura e 2,68 m de entre-eixos. O seu compartimento de bagagens possui 498 litros de capacidade.

Mesma motorização em T-Cross e Taos

Apesar da diferença de tamanho, T-Cross Highline 250 TSI e Taos Comfortline 250 TSI compartilham o conjunto mecânico formado pelo motor 1.4 turbo flex, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque, e o câmbio automático Tiptronic de seis marchas. A tração é dianteira em ambos.

Desempenho

De acordo com os dados de fábrica, o T-Cross Highline 250 TSI pesa 1.298 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 198 km/h.

O Taos Comfortline 250 TSI, dotado do mesmo propulsor e com 1,420 kg de peso em ordem de marcha, alcança os 100 km/h em 9,3 segundos e os 194 km/h de velocidade final.

Equipamentos T-Cross Highline 250 TSI

Com preço inicial de R$ 144.790, o T-Cross Highline 250 TSI é equipado de série com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles eletrônicos de estabilidade e tração; repetidores de seta nos retrovisores; lanternas em LED; frenagem automática pós-colisão; central multimídia VW Play de 10,1”; ar-condicionado digital com saídas para os bancos traseiros; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; painel Active Info Display de 10,25”; faróis full LED com ajuste automático do facho alto; chave presencial e rodas de liga leve de 17”.

Volkswagen T-Cross ganhou novo volante na linha 2022
Crédito: Divulgação
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O SUV compacto pode receber os seguintes opcionais: pacote Bicolor I (teto e retrovisores pintados de preto) ou Bicolor II (teto e retrovisores cinza) por R$ 2.360, teto solar panorâmico (R$ 5.920) e o pacote Tech & Beats (R$ 7.460), que adiciona o sistema de som premium Beats com subwoofer, assistente de estacionamento (Park Assist) e regulagem automática do facho alto dos faróis full LED. Completo, o T-Cross Highline 250 TSI sai por R$ 160.530.

Equipamentos Taos Comfortline 250 TSI

Já o Taos Comfortline 250 TSI parte de R$ 159.190. Nessa configuração, já traz todos os equipamentos presentes no T-Cross Highline 250 TSI sem opcionais, com exceção do painel Active Info Display. O SUV médio, por sua vez, conta com rodas de aro 18”.

Interior do Volkswagen Taos Comfortline
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Além das pinturas metálicas e perolizadas, os opcionais disponíveis para o Taos Comfortline 250 TSI são os bancos de couro com aquecimento e regulagem elétrica para os dianteiros (R$ 5.570) e o controle de cruzeiro adaptativo com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência (R$ 4.920). Porém, a inclusão desses itens já faz o Taos Comfortline 250 TSI se distanciar demais do T-Cross Highline 250 TSI em termos de preço.

Conclusão: T-Cross ou Taos

Volkswagen Taos Comfortline tem 4,46 m de comprimento e entre-eixos de 2,68 m
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Obviamente que a escolha de um carro novo também depende de fatores subjetivos, mas se analisarmos cada SUV tecnicamente, o Taos Comfortline 250 TSI custa R$ 1.340 a menos e se mostra uma compra mais vantajosa que o T-Cross Highline 250 TSI com todos os opcionais. A não ser que o comprador faça tanta questão de ter um carro menor com teto solar, sistema de som de grife e Park Assist em detrimento de um modelo mais recente e mais espaçoso.

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