Depois que a Caoa assumiu a operação da Chery no Brasil, há quase três anos, prometeu que incomodaria as grandes marcas. Agora, com o seu mais recente lançamento, o Tiggo 8, talvez alcance esse posto. A grande vantagem do SUV médio está no custo benefício.
A oferta de carros com sete lugares é relativamente baixa no Brasil, o que coloca o Chery em uma posição de destaque. Seu principal rival, ao menos por enquanto, é um modelo tradicional: o Volkswagen Tiguan Allspace. Mas qual dos dois sai em vantagem ao analisar dimensões e equipamentos? O WM1 te conta agora.
Logo de cara percebemos uma vantagem para o Tiggo 8. O SUV custa R$ 168.600. No entanto, pelo preço promocional de lançamento, que a Caoa não especifica quanto tempo vai durar, o modelo será vendido por R$ 156.900. O Tiguan mais próximo é o Comfortline, que custa R$ 171.690.
O valor não seria tão distante se o Tiggo não fosse muito mais equipado. Para equiparar alguns itens no Volkswagen, precisamos subir para a configuração R-Line, que troca o motor 1.4 TSI pelo 2.0 TSI, mas custa R$ 208.590. Sendo assim, ficaremos mesmo com a lista do Comfortline.
O Caoa Chery sai de fábrica em versão única com sensor de ponto cego, câmeras de visão 360°, carregador sem fio para smartphones, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3", freio de estacionamento eletrônico, ar automático com duas zonas, chave presencial, faróis full LED com ajustes elétricos de altura, teto solar panorâmico e rodas de 18".
Tem, ainda, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, central multimídia com Apple CarPlay, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e freios a disco nas quatro rodas.
O Tiguan Comfortline até faz jogo duro e oferece os mesmos seis airbags e os importantes controles de tração e estabilidade. Ainda tenta equiparar o jogo em comodidade ao ter painel digital, central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, três zonas no ar-condicionado e aquecimento do banco dianteiro.
No entanto, não tem chave presencial, partida por botão, sensor de ponto cego e câmera 360 graus. Além disso, o teto solar é um opcional de R$ 5.470.
Os dois modelos são bem parecidos. A novidade mede 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e tem 2,71 m de entre-eixos. O Volkswagen tem o mesmo comprimento, além de 1,83 m de largura e 1,65 m de altura. A vantagem fica na distância entre as rodas, que é de 2,79 m. O Tiggo 8 dá o troco no porta-malas: segundo a Chery são 889 litros, contra 686 litros do Tiguan.
Ambos usam uma receita que tem se tornado moda: motores pequenos dotados de turbo. No caso do Tiggo 8, o propulsor é o inédito 1.6 de 186 cv e 28 kgf.m de torque entre 2.000 e 4.000 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com sete marchas.
A receita do Tiguan é basicamente a mesma: o conhecido e competente motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque entre 1.400 e 3.500 rpm, com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e seis marchas.
Apesar das diferenças em potência e torque, o Tiguan consegue andar ligeiramente na frente do Tiggo 8. O Volkswagen faz o 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, enquanto o Caoa Chery cumpre o mesmo em 9,9 segundos.
O Tiguan, além de ser flex, consegue ser mais econômico na cidade, fazendo 10,1 km/l com gasolina contra 9,8 km/l do Tiggo 8, segundo dados do Inmetro. Na rodovia a situação se inverte: 12 km/l para o novato contra 11,7 km/l do Volkswagen.