Lançada na semana passada, a Toyota Hilux 2021 tem novos preços. Sua versão topo de linha, chamada de SRX, está tabelada em R$ 241.990. Com motor a diesel, essa configuração tem valor semelhante ao de uma Dodge RAM 2500 2016.
Pensamos, então, em colocar esses modelos frente a frente neste duelo. O objetivo? Mostrar as qualidades de cada, para te ajudar na tarefa de estacionar uma nova picape na garagem. Confira!
Apesar de serem movidas a diesel, as picapes são bastante diferentes. Na Hilux, o propulsor é um 2.8 turbo, que rende 204 cv e 51 kgf.m de torque, sempre com transmissão automática de seis marchas e tração 4x4. Na RAM, o motor é mais bruto. Trata-se de um seis cilindros em linha, também turbinado, que rende 330 cv e impressionantes 104 kgf.m de torque. O câmbio é automático de seis marchas, também com tração 4x4.
Eis o quesito em que Hilux e RAM mais se distanciam, o tamanho. Ao lado da RAM, a Hilux parece pequena. A picape japonesa tem 5,32 m de comprimento e capacidade de carga de uma tonelada. Na RAM, as medidas são mais extensas. A picape tem 6,03 m e a capacidade de carga é um pouco maior, com 1.030 kg.
Quatro anos mais moderna, a Hilux tem equipamentos que ainda não estavam disponíveis na RAM. É o caso do alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo e alerta de mudança de faixa de rolagem. No interior, ambos são equipados com bancos de couro e central multimídia, mas a picape da Toyota tem leva vantagem por contar com um sistema mais moderno e atual.
Com preços iniciais bem semelhantes, Hilux e RAM se diferenciam pelos custos pós-venda. Por ser 0 km, a picape da Toyota, em teoria, fará apenas a manutenção básica por muito km. Já a RAM, com seus 83 mil km rodados ainda está nova, mas pode precisar de uma revisão mais extensa.