O canal de notícias da Webmotors

Toyota SW4 x GM Trailblazer: justiça à sigla SUV

Ao contrário de muitos modelos vendidos como utilitários, ambos têm predicados dignos de veículos do segmento

por Marcus Celestino

SW4 e Trailblazer fazem jus à sigla SUV. Os modelos de Toyota e Chevrolet estão mais para "utility" do que para "sport", claro, mas não deixam de entregar conforto e tecnologia. A dirigibilidade dos dois, tudo bem, não é das mais suaves. No entanto, compensam na robustez. São veículos que flertam com a brutalidade, mas não abrem mão de certa civilidade.

No nosso comparativo virtual, colocamos frente à frente o Trailblazer 2.8 Premier 4x4 2021 e o SW4 2.8 SRX Diamond 2020. O modelo da Chevrolet tem preço sugerido de R$ 280.800. Já o SUV da Toyota, seminovo, é vendido na Webmotors por cifras um pouquinho acima: R$ 295.900. O valor médio da versão, vale frisar, é de R$ 290.590.
Quer ver o que Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer têm a oferecer para você que busca um SUV de estirpe? Vamos dar uma conferida juntos:

Dimensões e espaço interno

É de se imaginar que as dimensões dos dois SUVs, derivações de picapes, sejam generosas, não é mesmo? O SW4, por exemplo, tem 4,79 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,83 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. O espaço interno também é respeitável. O utilitário acomoda com tranquilidade cinco pessoas.

Já o Trailblazer mede 4,88 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,84 m de altura e 2,84 m de entre-eixos. Assim como o rival nipônico, tem espaço de sobra para cinco pessoas. Vale frisar que ambos os modelos podem ainda levar crianças pequenas na terceira fileira de bancos. Todavia, importante ressaltar que o acesso, como em praticamente todos os carros com esta configuração, é bem complicado.
O SW4 tem porta-malas com capacidade para 575 litros. O Trailblazer dá ao proprietário 554 litros na disposição cinco lugares e 205 litros de volume na configuração sete lugares.

Dinâmica

Tanto SW4 quanto Trailblazer são mais afeitos ao fora de estrada, mas não fazem feio em ambiente urbano. Tudo bem que não têm muita desenvoltura nas vias da cidade. Tudo bem que encontrar uma vaga para se estacionar uns jipões desses é uma tormenta, tarefa ingrata mesmo. No entanto, quebram o galho e, melhor de tudo, enfrentam os buracos com facilidade assustadora.

Na estrada, evidente, nenhum dos dois empolga. Feitos sobre longarinas, têm dirigibilidade um tanto quanto engessada. É notória, por exemplo, a rolagem da carroceria dos veículos em curvas. Por isso, o condutor tem de ter muito cuidado no asfalto. Ponto positivo, porém, fica para a suspensão traseira dos jipões. A multibraço segura bem o ímpeto de ambos.
As 2,13 toneladas do SW4 são empurradas por motor 2.8 turbodiesel de 177 cv a 3.400 rpm e 45,9 kgf.m de 1.600 a 2.400 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades. O Trailblazer e suas 2,16 t são "ajudados" por propulsor 2.8, também turbodiesel, de 200 cv a 3.600 rpm e 51 kgf.m de torque a 2.000 rpm. Assim como o modelo da Toyota, o câmbio é automático de seis marchas.

Itens de segurança e conforto

Ah, os brutos também amam, sabia? Maior indício disso é o número de itens de segurança e conforto que SW4 e Trailblazer oferecem ao condutor e aos passageiros. O modelo da Toyota tem sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de subida, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros ventilados, ar-condicionado, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7'', entre outros.

Já o jipão da Chevrolet dispõe de monitoramento de faixa, sensor de ponto cego, controles eletrônicos de estabilidade, tração, subidas e oscilação de reboque e sensores de estacionamento na frente e atrás. Além disso, tem central multimídia MyLink com wi-fi a bordo e conexão para até sete dispositivos e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Também oferece bancos revestidos em couro, seis airbags, partida remota por meio da chave e outros mimos.

Conclusão

Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer têm preços de carros de luxo. Se por um lado não têm o comportamento ideal na cidade e na estrada, se dão muito bem no off-road e ainda oferecem ao condutor bom pacote de itens de segurança e conforto.
O SW4 vende mais que o Trailblazer, é verdade. Contudo, tanto o SUV da Toyota quanto o da Chevrolet são utilitários com "U" maiúsculo. São funcionais, robustos, espaçosos, versáteis e boas compras para quem anseia por veículo dessa categoria.
Vale ressaltar que comparamos aqui o novo Trailblazer com um SW4 antes da reestilização. A linha 2021 do utilitário esportivo da Toyota é vendida em quatro versões e tem novos equipamentos. O jipão chega com preços iniciais de R$ 202.390 e opções a diesel e flex, e de cinco ou sete lugares.

Comentários

Carregar mais