Comparativo para quem pensa no bolso na hora de comprar um carro. Volkswagen Polo Track versus Chevrolet Onix: qual dos dois é a opção mais racional dentro do segmento de hatches compactos?
Convocamos o novo modelo de entrada da marca alemã, de R$ 80.580 (R$ 79.990 na época das gravações), que chegou para substituir o Gol, para encarar um dos carros mais vendidos e tradicionais da categoria, o Chevrolet Onix.
Mas acalmem-se. Infelizmente a Chevrolet não tinha na frota a versão mais básica de seu modelo, aquela sem sobrenome e que custa R$ 82.490.
A unidade escalada para o duelo, por conta disso, foi um Onix LT, de R$ 87.590. É R$ 7.010 mais cara que o Polo, é verdade, mas também traz alguns itens que não existem no modelo da Volks - e aqui falamos da central multimídia de oito polegadas; chave presencial; botão de partida; sistema de faróis automáticos e rodas de liga leve.
São essas as principais diferenças de equipamentos entre os dois carros nessas versões. O Polo Track vem com rádio AM/FM com conexão Bluetooth (com três entradas USB, sendo uma do tipo A e duas do tipo C); chave do tipo canivete e só. As rodas também têm aro de 15 polegadas, mas cobertas por calotas.
Pelo menos os dois vêm com o pacote que chamamos de "kit dignidade": ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos e alarme são de série.
Só que, no Polo, os vidros das portas traseiras não são elétricos. O Onix LT tem vidros elétricos para quem senta atrás, mas vale lembrar que os comandos também são manuais no Onix mais barato.
Nas duas cabines sabemos que estamos em carros que antigamente chamávamos de "populares". Sabemos que é difícil classificar carros de R$ 80 mil desse jeito, mas é impossível não notar o nível inferior de acabamento que a dupla apresenta - principalmente quando sabemos que suas versões mais caras conseguem ser muito melhores.
O Polo é mais espartano. Tem bancos em tecido sem costuras na parte central e nos encostos, plástico duro por toda a cabine e sequer vem com central multimídia, como já dissemos.
Há um detalhe na faixa central do painel, computador de bordo e volante multifuncional com conexão Bluetooth para o celular, mas é importante dizer que esse pacote extra de itens será ofertado só neste momento de pré-venda, de acordo com a Volks.
O Onix também é simplório, principalmente quando lembramos que a versão Premier, a mais cara, tem wi-fi, alerta de ponto cego, carregador de celular sem fio, sistema de estacionamento automático e até o OnStar, aquele ótimo sistema de telemática da Chevrolet que funciona como um conciérge.
A versão LT tem os equipamentos adicionais que já falamos, mas o Onix básico de quase R$ 83 mil é outro que vem recheado de plástico duro no painel e forrações simples nos bancos e no carpete. Pelo menos deu para reparar que o capô do carro da GM tem manta acústica, enquanto o da Volks...
Polo Track e Onix são extremamente próximos em relação ao espaço para quem senta atrás. Vamos comparar os dados de dimensões: o carro da Volks tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,57 m de entre-eixos.
Já o Onix tem 4,16 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Só que, apesar dos 9 cm a mais de comprimento, o GM tem porta-malas 15 litros menor - são 300 litros de volume no Polo contra 275 litros no carro da Chevrolet.
Nesse ponto, vantagem para o carro da Volks. A diferença de 2 cm a mais de entre-eixos não é tão sentida na prática, mas a capacidade ligeiramente maior de porta-malas é algo que pode fazer a diferença.
Conjuntos muito parecidos. Feito sobre a plataforma modular MQB, o Polo é acertado dinamicamente e usa um motor 1.0 aspirado de três cilindros capaz de render até 84 cv e 10,3 kgf.m de torque com etanol (são 77 cv e 9,6 kgf.m com gasolina). A transmissão é manual de cinco marchas.
Aqui, fica o recado: o câmbio da Volks é muito bom, como sempre foi e era de se esperar. Mas o Polo Track, vale sempre lembrar, é um carro que nasceu para substituir o Gol, então teve que passar por uma espécie de "dieta" de equipamentos para custar menos de R$ 80 mil.
Na comparação com as versões mais caras (MPI, TSI, Comfortline, Highline etc.), perdeu os freios a disco nas quatro rodas - agora é a tambor na traseira -, as luzes de LED e, como já dito, a central multimídia.
Mas o básico da segurança a Volks manteve, como os quatro airbags, o controle de estabilidade e de tração, o Isofix e o assistente de partida em rampa. Ponto positivo para os alemães!
Já o Onix, feito sobre a plataforma GEM (a mesma de Tracker e da nova Montana) também usa motor 1.0 de três cilindros naturalmente aspirado.
Nele, são 82 cv e 10,6 kgf.m de torque com etanol (78 cv e 9,6 kgf.m com gasolina). O câmbio é manual, mas tem seis marchas - e a sexta funciona como um "overdrive" para melhorar a economia de combustível na estrada. É uma ótima caixa de transmissão, mas a da Volks é melhor.
O carro da GM tem dois airbags a mais, totalizando seis bolsas, além do mesmo kit de segurança do Polo, como controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e Isofix.
Como dissemos no início, a versão das fotos que testamos tem rodas de liga aro 15, o que faz muita diferença em termos de dirigibilidade, mas também custam mais caro.
Bem, em nosso teste a percepção que tive é de que o Onix rodou mais solto. Mas temos de considerar que o carro da Chevrolet estava com quase 9 mil quilômetros rodados, enquanto o da Volks tinha acabado de passar dos 1.500 quilômetros.
Sim, o lance de amaciamento de motor precisa ser considerado. E lembramos também que há uma leve diferença de peso, já que o Polo pesa 1.054 kg, enquanto o Onix aponta 1.037 kg na balança.
O Onix foi mais ágil e recebeu melhor as pancadas no conjunto de suspensões - o mesmo para os dois, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Só que o peso do volante, a posição de dirigir e o câmbio do Polo são melhores. Em resumo, ambos têm suas vantagens para enfrentar a concorrência.
O que pode fazer a diferença é o consumo e a autonomia. Vamos aos dados oficiais:
Note que os dois são extremamente econômicos. E também foram em nossas mãos! Com gasolina, o Polo registrou algo próximo a 15 km/l durante meus dias de uso. O Onix, por sua vez, bateu na casa dos 20 km/l.
Mas em ambos o número caía bastante quando usávamos o ar-condicionado e mais pessoas estavam no carro, principalmente na cidade.
Com o modelo da Volks, o número caiu para algo perto de 9,5 km/l nessas condições; já o carro da Chevrolet beirou os 8 km/l.
Mas repare bem nos dados oficiais: os modelos conseguem cumprir de fato o que prometem. E para quem roda muito - ou precisa ir mais longe -, é importante levar em consideração a maior capacidade de volume do tanque do modelo da Volks.
Concluímos esse comparativo comprovando que os carros "populares" vendidos no Brasil evoluíram. Hoje, de fato, são muito melhores do que os automóveis de menos de R$ 30 mil que existiam cerca de 10 anos atrás.
São seguros, bons dinamicamente e extremamente econômicos.
No duelo entre o recém-chegado da Volks e o outrora líder Chevrolet Onix - hoje a liderança entre os hatches pertence ao também ótimo Hyundai HB20 -, o primeiro se destaca pelo melhor espaço e pela excelente pegada ao volante, enquanto o outro leva a melhor em tecnologia e segurança.
São duas excelentes escolhas para quem quer rodar na cidade ou levar a família para fazer breves viagens no fim de semana - mesmo que ambos sofram um pouquinho na hora de pegar a estrada.
Mas fica o recado: além dos dois e do próprio HB20, outro bom jogador dessa categoria que merece sua visita - seja no texto aqui do WM1 ou na concessionária - é o Peugeot 208 Style, que usa motor da Fiat e tem ótimo pacote de equipamentos. E aí, qual você levaria para casa?