Ao contrário do que acontecia há alguns anos, ou mesmo décadas, as fabricantes de veículos mais acessíveis à maioria dos consumidores estão arrojando nas cores de seus carros em busca de uma notoriedade e destaque. Ousadia que no passado era quase que exclusividade de marcas de superesportivos. Pensando nesta mudança de comportamento, levantamos quatro cores que não são exatamente as mesmas, porém muito parecidas, que estão ou estiveram em veículos ao alcance de boa parte dos brasileiros e em máquinas que beiram o impossível para aproximadamente 99,9% dos brasileiros - chutando por baixo.
Atenção: qualquer semelhança com os famosos memes 'expectativa versus realidade' é mera coincidência.
Em 2010, quando mudou de design, deixando de ter a cara da última geração do Chevrolet Corsa e adotando a mesma fisionomia do hoje aposentado Agile, a Montana ganhou uma versão chamada Sport 1.4 que era oferecida em uma cor chamada Verde Jasper. Muita gente torceu o nariz para a cor ‘diferentona’ da picape, achando um pouco extravagante demais para o modelo. Na realidade, justiça seja feita, o próprio visual da Montana na época não arrancou muitos elogios da imprensa especializada - não podemos culpar a cor!
Alguns anos depois, mais precisamente 2016, a AMG, divisão de altíssima performance de Mercedes-Benz, apresentou a versão R do superesportivo AMG GT, a mais cabeçuda até então. E a cor de lançamento escolhida foi o chamado Green Hell (verde inferno), em homenagem ao Inferno Verde, apelido dado pelo tricampeão mundial de Fórmula Jack Stewart ao circuito de Nurburgring, na Alemanha. A escolha deste verde, ao contrário do que ocorreu com a Montana, foi extremamente elogiado e hoje é objeto de desejo para muitos.
Lançado em agosto, o Renault Kwid 'chegou chegando'. Nesta terça-feira (3), após divulgação dos números de emplacamentos da Fenabrave (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o subcompacto da marca francesa se colocou como segundo carro mais vendido em setembro, atrás apenas do Chevrolet Onix, atual bicampeão entre os mais vendidos do País. Não sabemos, mas este Laranja Ocre, cor de lançamento, pode ter sido um dos motivos que alavancar as vendas deste que, marketeiramente, a Renault classificou como SUV! (#sqn)
O laranja é uma das cores favoritas dos superesportivos. E uma das marcas que mais explora este tom é a Lamborghini. A fabricante italiana de ‘sonhos’, digo, carros de alta rendimento, apresentou o Huracan Performante – até poucos dias atrás recordista de Nurburgring (foi superado pelo Porsche 911 GT2 RS) – em diversas cores, uma delas chamada de Arancio Antaeus, ou Laranja Antaeus. Olhando a foto, impossível não achar que esta cor caiu extremamente bem ao concorrente da Ferrari.
Definitivamente o melhor Fiat dos últimos tempos, o Argo foi lançado este ano com status de estrela. Matou Punto, Bravo e colocou o Palio na berlinda. E uma das versões do Argo que mais chamou a atenção foi a HGT Opening Edition Mopar. Não por ter todos os equipamentos e principal conjunto mecânico disponível para o hatch - estou falando de motor 1.8 EVO Flex e transmissão automática de seis marchas -, mas pela cor Azul Portofino, que, aliás, é o nome da nova Ferrari de entrada!
Recentemente, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, tivemos a oportunidade de encontrar a nova geração da Audi RS4 Avant. A perua esportiva chamou a atenção não apenas pelos seus números de desempenho – 456 cv de potência extraídos de um 2.9 V6 biturbo -, mas também pela cor, um belíssimo Nogaro Blue, que, aliás, é utilizado com certa frequência em versões RS dos modelos da Audi, como a RS6 Avant Performance, o RS7 e até mesmo o R8 V10 (este em 2016).
A Fiat também escolheu uma cor marcante para o lançamento da nova geração do Uno, em 2010. O tom escolhido para a versão de entrada Vivace 1.0 EVO (duas e quatro portas) foi o Amarelo Citrus, que automaticamente ganhou o apelido de ‘caneca marca-texto’ e em nada lembrava o belo amarelo utilizado nas opções esportivas 1.5R, 1.6R e, posteriormente, no Uno Sporting. Assim como no caso da Chevrolet Montana, as vendas, logo de cara, foram boas, mas a cor rapidamente deixou de ser apreciada pelos consumidores. E atualmente, como o Verde Jasper, o Amarelo Citrus foi abandonado pela Fiat.
Um ano depois, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, a Mercedes-Benz revelou ao mundo o protótipo SLS AMG E-Cell, superesportivo 100% elétrico derivado do SLS AMG equipado com motor V8 aspirado de 571 cv de potência – a famosa releitura do sexy 300 SL Gullwing (Asa de Gaivota). A cor escolhida pelo pessoal de Stuttgart foi um amarelo muito parecido com o Citrus do Fiat Uno, mas que recebeu um nome mais pomposo: Lumiletric Mango.