No mundo dos muscle cars uma das maiores discussões fica por conta da origem dessa categoria: afinal, qual foi a marca que criou esse segmento? Qual foi o 1º muscle car desenvolvido e apresentado de fato por um fabricante? Qual foi o que chegou às ruas antes? Decidimos então colocar a mão neste vespeiro.
Antes de falarmos sobre quem chegou primeiro, precisamos entender o conceito de muscle car. Se você não conhece a filosofia, recomendamos fazer uma breve pesquisa para entender, ainda que "por cima".
Muscle car [também chamado em alguns lugares de pony car] - "carro musculoso", na tradução direta do inglês - é um termo usado para definir uma categoria de carros esportivos com potência, tamanho e desempenho elevados, nascidos e fabricados originalmente entre os anos 1960 e 1970.
Normalmente, um muscle car é definido e representado por um modelo cupê (carroceria com três volumes e duas portas), com motor V8 - ou outro bloco que seja extremamente potente - tração traseira e desenvolvido para dois passageiros, embora existam muscles com espaço para quatro.
Pense em modelos como Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Dodge Challenger e Charger, Pontiac GTO etc. Agora que temos em mente o que é um muscle car, vamos ao embate.
A Ford alega, sem medo, ter sido a primeira fabricante a produzir e lançar um muscle car, com a estreia da primeira geração do Mustang, no dia 17 de abril de 1964, na feira mundial de Nova York, nos Estados Unidos.
A Chrysler e alguns historiadores discordam e lembram que o Barracuda, da Plymouth (uma das marcas do Grupo Chrysler), havia sido apresentado duas semanas antes. Devido a isso, alguns registros históricos dão ao "Cuda" (apelido do Barracuda) o título de primeiro muscle car da história.
É aí que a Ford contra-ataca. Também de acordo com especialistas e historiadores, o projeto Mustang da Ford existia desde 1961, quando até mesmo um primeiro protótipo do esportivo, ainda em fase de desenvolvimento, chegou a ser apresentado mundialmente em eventos automotivos.
Isso nos faz pensar o seguinte: se o Mustang apresentado oficialmente em 1964 chegou a aparecer em Salões de Automóveis em 1961, ainda que em formato conceitual, supomos que o Plymouth Barracuda mostrado naquele fatídico início de abril de 1964 também não começou a ser desenvolvido da noite para o dia, embora não tenha aparecido antes - nem em formato de protótipo.
Para apimentar ainda mais a discussão, outros especialistas no assunto também garantem que o Barracuda foi mostrado antes do Mustang naquele mês, mas só começou a ser vendido no fim do mesmo ano, enquanto que o Mustang teve início de vendas quase que imediato.
Afinal, foi artimanha estratégica da Plymouth ou o Barracuda de fato chegou antes? Como falamos no começo do texto, essa discussão acontece até hoje e, pelo visto, ainda não tem data para acabar.