Prepare a Kombi para viajar

Para muitos brasileiros, van da VW é opção mais barata (e lúdica) para transformar em motorhome

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Prepare a Kombi para viajar
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Verão, férias escolares, época de cair na estrada. Acompanhando os trend topics, aqueles assuntos mais buscados na internet em determinado período, encontramos um nome muito familiar para nós do WM1: Kombi. A velha senhora, apelido carinhoso da van da Volkswagen, nunca sai de moda e hoje é uma opção mais acessível para os que têm aquela veia nômade enrustida e querem se aventurar mundo afora de carro. Para esses, a preparação para as férias começa bem mais cedo. Encontramos alguns vídeos de brasileiros que montaram (eles mesmos) suas Kombosas. Em tom bem-humorado, eles ensinam como fazer e contam quanto gastaram com o projeto.

 stopmotion_tudo.jpg
stopmotion_tudo.jpg
Legenda: stopmotion_tudo.jpg
Crédito: stopmotion_tudo.jpg
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Sobre a Kombi

A Volkswagen Kombi foi fabricada no Brasil de 1957 até 2013 –para 2014, os carros vendidos no Brasil obrigatoriamente deveriam ser dotados de freios ABS e airbags frontais, e para a VW adaptá-los à Kombi estaria fora de cogitação.

Com construção robusta tipo monobloco, uma posição de dirigir muito legal (o motorista fica praticamente sentado sobre o eixo dianteiro e a coluna de direção é quase vertical, ou seja, o volante fica na posição de um volante de ônibus), e mecânica simples e robusta, é o veículo ideal para quem não tem cacife para bancar um motorhome.

Isso porque não falamos ainda sobre o que a Kombi representa. Ícone da liberdade, ela ganhou as páginas dos jornais na década de 1960 com pinturas psicodélicas no festival de Woodstock e foi a casa itinerante de músicos e artistas. Mais que um carro, a van é parte da família para muitos brasileiros e recebe até nome. Chica, Matilda, Guerrilheira, Peregrina, Kombosa, Diva, Chimbika, Maria Eugênia, Aurora, Janis, Rita Lee, são algumas Kombis que rodam pelo Brasil.

stopmotion_tudo.jpg
Crédito: stopmotion_tudo.jpg
toggle button

A criação da sua Kombi dos sonhos

Não é tão difícil assim, nem tão caro, adaptá-la para sua viagem. Primeiro, você precisa da Kombi. Aqui na Webmotors temos 496 Kombis anunciadas, que vão de R$ 5.400 até R$ 279.990. Ou seja, há modelos para todos os gostos e bolsos, das mais antigas, ano 1966, até as mais novas, Last Edition, fabricadas em 2013.

Escolha sua Kombi AQUI.

Depois de levar sua Kombi a um mecânico de confiança para checar como está o motor, suspensão, freios e pneus, aprenda como reformá-la. Alguns brasileiros adeptos da #vanlife (o estilo de vida de quem vive em uma van/kombi), resolveram mostrar o passo a passo da transformação de sua Kombi na internet. Nos vídeos, eles contam sobre suas experiências e perrengues a bordo do veículo e mostram tudo o que você precisa saber para fazer você mesmo a sua Kombosa, Isolamento térmico, forro no teto, sistema hidráulico, baterias extras, marcenaria, tudo explicadinho. Selecionamos penas cinco histórias, mas se você pesquisar, há muito mais por aí:

1 – Vivendo mundo afora - Um casal em uma volta ao mundo de carro, iniciando pelo Brasil, em busca de cultura, diversão e arte.

2 – This is from Matilda – Um casal do sul do Brasil transformou sua Kombi em uma camper van e caiu na estrada. A Matilda já todou pela Argentina, Uruguai e Chile.

4 - Aventura de férias – Duas doidas, um cachorro e uma Kombi

5 – Na rota de um sonho – Este casal não quer ir li, pertinho, eles querem conhecer o mundo.

 

Boa viagem! 

Comentários